segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A paixão de Deus por sua glória global

Por John Piper - Primeiro sermão pregado na conferência fiel 2011 - Evangelização e Missões: Proclamando o Evangelho para alegria das nações.
Editado por Leandro Louzada

Quatros objetivos tenho para você:

1)Quão apaixonado Deus é por sua glória
2)Que você venha compartilhar a paixão que Deus tem por si próprio
3)Que você descubra que esta paixão te faz amar o próximo
4)Que esse amor leve você a fazer missões pelas nações

O Brasil não deve pensar em uma nação que recebe, vocês estão com o poder de ir as nações como nenhuma nação no mundo tem.
A minha teologia não mudou, meu desejo por minha vida e sua vida não mudou, mas muitas coisas mudaram. Estas mudanças têm moldado minhas mensagens, por exemplo, o surgimento do hemisfério sul, chamado hemisfério global. Hoje posso dizer verdades que antes não dizia. Outro é a proeminência da teologia da prosperidade. E o crescimento do islã.
O 11 de setembro me deixou mais cristocêntrico e menos teocêntrico. Nesta nova opção preciso exaltar a Cristo com mais força. Essa mensagem é sobre a paixão de Deus sobre a sua própria gloria. Precisamos destacar duas coisas:

1)O crescimento do evangelho no hemisfério sul
2)Maneira diferente de olhar a primeira petição na oração do Senhor

O que nós queremos dizer quando falamos do hemisfério sul é sobre o crescimento do evangelho na África, America latina e Ásia. E também o esfriamento do evangelho na Europa e America. 20% dos cristãos estão na Europa, 40% estão na áfrica, 100 anos atrás tinha 100 mil cristãos na áfrica, hoje tem mais da metade da população. Esta é a maior mudança de afiliação religiosa que aconteceu na historia. O numero de cristãos praticantes na china está se aproximando dos cristãos praticantes no EUA, mais trabalhadores saem do Brasil para missões do que Grã-Bretanha e Canadá. No ultimo domingo mais cristãos adoraram a Deus na China do que em toda Europa. No ultimo domingo mais presbiterianos estavam na igreja em gana do que na escócia. Pelo menos 15 mil cristãos missionários estavam trabalhando na Grã-Bretanha, do que missionárias na áfrica e na Ásia.
Resumindo a igreja mundial recebeu uma retribuição nos últimos 50 anos do que a qualquer 50 anos de toda a historia. Quando clamo por ter zelo pela glória, Deus não espera você fazer, Ele já está fazendo e você deve participar.
Um ano atrás tirei um período sabático e gastei muito tempo na oração que o Senhor fez, consegui enxergar na primeira petição algo muito maravilhoso. Vamos recitar a oração do Pai nosso juntos...
Quando Jesus pedi algo, Ele quer que eu deseje isso, seja apaixonado por isso. Quando ele diz peça algo, você deve ansiar por isso. O que a oração do pai nosso mostra que devemos desejar:

Santificado seja o teu nome. Pai cause em mim o que precisar algo que santifique o seu nome, produz a minha igreja, família e cidade santificar o teu nome e que isso aconteça por todo o mundo em todas as nações.
Cresci achando que a primeira parte da oração do pai nosso era louvor, tipo, te louvo por o senhor é santo, mas agora sei que é uma petição, senhor deixe que seu nome seja santificado. Existe uma forma no grego que é a 3º pessoa do predicativo, em atos Pedro termina o seu sermão e diz que todos vós sejam batizados está é a mesma forma que vemos aqui, ele não está louvando a Deus com um nome santo, ele está clamando a Deus, senhor faça acontecer, que sua vontade seja feita sobre toda a terra e teu nome seja santificado.
Aqui é uma pergunta que algo poderá levantar? Porque não focar na segunda petição, venha o teu reino, já que estamos em uma conferencia de missões, que o teu reino seja espalhado.
Fiz um sabático para fazer um check-up da alma, ministério e família e o texto que mais meditei foi este a luz destas 6 petições, gostaria de saber se estava vivendo como Jesus queria.
Deus me mostrou algo que me reprovava e me encorajava. A primeira petição é singular. No ano passado eu via três petições que eram dirigidas para fora, e as outras três era por minha comida, perdão e proteção e estas três pareciam que consertava coisas em mim. As três de baixo apoiavam as três de cima. Ele me da comida para fazer a sua vontade, ele tira a culpa de mim para santificar seu nome, ele me protege do pecado para avançar o seu reino.
Mas eu nunca tinha notado que não era três e três, é mais ou menos assim cinco e um. A primeira petição é servida por todas as cinco demais.
A primeira petição é para algo acontecer em meu coração com relação ao Seu Nome, que eu valorize o Seu Nome. As demais petições não dão nome à resposta do coração, quando você ora venha o teu reino e claro que viria uma resposta, mas Ele não dá nome a está resposta, fazer sua vontade viria uma resposta do coração, mas Ele não dá nome para ela. Só na primeira petição Ele dá nome à resposta humana que ele espera.
Vou falar o que significa santificado seja o teu nome. Significa separar como santo, colocar Deus em uma classe sozinho com alguém distinto do demais que não há ninguém como Deus infinito em valor. Para Deus ser santo significa ele ser infinitamente Deus. A santidade é infinitamente mais valiosa que sua criação. Senhor que teu nome seja feito santo. Para mim isso significa eu ter que orar todas as manhãs é dizer: “pai faça o teu nome ser tão glorioso assim pra mim, porque dia após dias outras coisas estão me tirando daquilo que te satisfaz”. Somente a primeira petição dá nome a está resposta. Quero fazer duas reflexões:

1)O objetivo de todas as petições
2)A palavra NOME é mais próximo da pessoa de Deus do que seu reino e vontade.

O objetivo último de Deus é que Ele quer o seu reino se espalhando por toda a terra, para o seu caráter ser amado e honrado.
No meu ano sabático estava fazendo um check-up e me senti muito encorajado, vou citar duas declarações que fiz no meu diário: “Minha grande é maior paixão, nada é mais claro e sem erro pra mim, o propósito do universo é a santificação de Deus, seu reino vem pra isso, sua vontade é feita pra isso, humanos são sustentado pra isso, pecados são perdoados pra isso, tentação é vencida pra isso. Senhor permita que eu em todas as minhas fraquezas e limitações permaneça próximo ao longo e claro tema da minha vida a sua magnificação”.
O principal objetivo do universo é santificar o nome de Deus. Você tem que acreditar qual é o fim Maximo para sua vida. Santificar o nome de Deus não é um meio para qualquer outra coisa, na eternidade faremos isso para sempre. Na nova era quando não existir mais pecados, todo mal será lançado no inferno. Todos que estarão reunidos glorificarão o nome de Deus. Todas as atividades são meios para santificar o nome de Deus. O Deus rei, naquele dia dará aos seus filhos 10 milhares de dádivas, aquelas dádivas honraram a Deus, simplesmente quando elas dadas por aqueles que recebem mais a Deus do que as dádivas serão recebidas.
Minha oração é que você faça o nome de Deus santificar acima de tudo na sua vida, tenha amor no nome de Deus, curta em seu nome, como santo, como supremo em tudo na sua vida, esse é o fim principal de Deus para sua vida. Espero que isso encante você. Quero fechar com dois lembretes

1)Deus diz para você orar desta maneira
Deus diz peça a mim para ajudar você a santificar a mim. Deus diz, peça para eu santificar o meu nome em sua vida. Deus está totalmente comprometido em santificar o seu nome, mas ele diz pra eu santificá-lo e é desta maneira que nós podemos fazer missões. Peça o senhor da seara para enviar trabalhadores. Ele sabe que precisa, mas você precisa pedir, Ele quer que suas orações o leve a fazer isso, Ele responde as orações ele mesmo causa todas as orações. Da mesma forma santificar o Seu Nome, Ele produz a causa de santificar o Seu Nome.

2)Essa oração é global
Seja feito a sua vontade no céu e na terra, os anjos estão fazendo sua vontade, santificando o nome de Deus todos os dias. Que essa oração esta pedindo é que eu faça o mesmo em todos os lugares do mundo. O que eu peço é que Deus produz esse entendimento de pedir para ele santificar o seu nome em todas as nações. Deus é zeloso por isso.

Ezequiel 39.7 – “Eu nuca mais deixarei profanar o meu santo nome e as nações saberão que eu sou o senhor, o santo de Israel”

Nenhum comentário:

Postar um comentário