quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lanterna verde, o pecado e Jesus

Por Leandro Louzada

Os lanternas Verdes são super-heróis integrantes da liga da justiça, sua força esta ligada ao anel que possuem, este é capaz de controlar todo o mundo físico.
Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu Hal um piloto de testes, devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Lanterna Verde. Atuando como um agente da polícia galáctica, seu trabalho era servir e proteger toda a vida no Setor 2814.
Quando sua cidade é destruída, Hal coloca a prova a sua importância, pois sua obrigação era protegê-la,assim acaba deixando-se ser influenciado por Parallax, tentando fazer o certo usando meios errados.
Parallax influência Hal no seu momento de fraqueza, fragilidade e frustração, que foi a destruição da sua cidade e o impedimento de reconstruí-la. A Bíblia diz que o diabo é o nosso adversário e fica bramando como um leão, buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Ele usa os nossos momentos de fragilidade para tentar nos destruir. Hal não suportou tamanha pressão porque os seus olhos estavam direcionados para a reconstrução de Coast City. Estava usando o poder do anel em questões pessoais. Saindo totalmente do propósito pela qual foi escolhido, que era buscar os interesses dos outros. Muitas pessoas que provaram do poder do Espírito Santo de Deus começaram sua jornada de santificação e proclamação do Evangelho, se perderam no caminho, porque começaram a buscar na religião cristã formulas mágicas para resolver todos os seus problemas. Como um jovem que conheço, parou de ir à igreja e trabalhar para Jesus porque segundo ele Jesus não lhe deu uma namorada. Outra pessoa que conheço vai na igreja só quando precisa de um novo emprego, depois que consegui volta para a mesma vidinha fútil de sempre.
O erro de Hal foi procurar os seus interesses e não os da tropa dos lanternas verdes, que era fazer o bem para as pessoas, buscando o interesses delas. Quando achamos que Jesus é um gênio da lâmpada, nossa fé fica abalada porque nem tudo que queremos é de fato o que Deus quer para nós. E em algumas vezes não receberemos o que pedimos e corremos o risco de decepcionarmos com Jesus, assim seremos presas fáceis para satanás. A Bíblia diz que devemos buscar os interesses dos outros, isso é o amor verdadeiro (1 Co 13.5).
Hal é influenciado pelo poder de Parallax, começa a lutar contra os seus companheiros, e só depois da morte que percebe que estava cheio de impurezas, e esta foi a causa das barbaridades que cometeu. Quando somos influenciados por satanás, o pecado toma conta da nossa vida e começamos a fazer o mal para aquelas pessoas que estão em nossa volta. Conheço um irmão que trabalhava incansavelmente para obra de Deus, mas em determinado momento da sua vida deixou-se ser influenciado por satanás, o pecado invadiu sua vida, então começou a fazer o mal para as pessoas que estavam a sua volta,para seus pastores e líderes, seus amigos, e sua família. Um homem que era cheio do Espírito Santo de Deus, se tornou um homem cheio de ódio e rancor. Hal caiu em si depois da morte, mas a Bíblia diz que depois da morte vem o juízo (Hb 9.27), ou seja, se não mudarmos de direção agora, nesta vida, estamos “lascados”.
Lembre-se, Hal era um lanterna verde que foi influenciado por Parallax quando passava por um momento de fragilidade, imagina a situação que estava, havia recebido a função de cuidar da sua cidade, mas acabou deixando-a ser destruída, por causa da sua falha, tentou fazer a coisa certa por meios errados. Se você esta assim, frágil, decepcionado com a igreja, com seu líder ou pastor, com alguém da sua família, algum amigo, lembre-se, você é um lanterna verde. Muitas vezes somos injustiçados, mas não podemos fazer justiça com nossas próprias mãos, a justiça não é nossa, vem de Deus. Nem tão pouco abandonar Jesus e sua obra por causa das frustrações. As frustrações nos mostrarão quão incapazes somos e carecemos de Deus.
O lanterna verde tinha um anel, este era a fonte da sua força, todas as suas ações eram movidas por este anel. Todos que aceitaram Jesus como seu único senhor e salvador, foram selados com o Espírito Santo, o penhor, a garantia da sua Salvação. Jesus disse que o Espírito Santo é o nosso consolador e não nos abandonaria, mas moraria conosco, dentro de nós até o fim desta vida. Não deixe satanás e o pecado destruir sua vida, seja um lanterna verde até o fim, o anel não esta somente em seus dedos, mas cravado dentro do seu coração. Todas as nossas ações devem ser movidas por meio do Espírito Santo, Ele move o poder de Deus em nós e através de nós (At 1.8).
Lute contra o pecado e não deixe suas frustrações, fragilidades e fraquezas atrapalharem suas missões nesta terra.

4 comentários:

  1. Ei Pastor Leandro, boa analogia. Abraços, Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Meu Filho!
    Estou orgulhoso, como em muitas outras ocasioes!. Parabens, excelente reflexão!!

    ResponderExcluir
  3. Voce faz falta em!! Saudades do seu senso de justiça e amor pelo próximo. Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir