terça-feira, 29 de novembro de 2011

A importância do discurso de Josué para minha família

Por Leandro Louzada

Texto Base: Josué 24:14-15

Josué cujo nome significa Javé, salvação, nasceu no Egito e possivelmente serviu ao exército de Faraó, serviu como atendente de Moisés quando estavam junto ao monte sinai (Ex 24.13).
Antes da morte de Moisés, Josué foi comissionado por ele para ser seu sucessor, e foi ele que comandou o povo na conquista de Canaã. Josué era um homem que tinha muitas qualidades marcantes, fé, coragem, obediência e devoção à lei de Deus.

O livro de Josué mostra como foi:

A entrada do povo na terra de Canaã do cap 1 ao 5-15;
A conquista da terra de Canaã no cap 6:1 ao 12.24 e;
Como foi a divisão da terra de Canaã no cap 13.1 ao 24.33.

Logo depois da divisão da terra, Josué perto do fim da sua vida fez um discurso emocionante de despedida, mostrando ao povo o que Deus fez pelo seu povo desde Abraão e a responsabilidade que eles tinham de escolher a quem servir: os deuses falsos do Egito, ou ao Senhor. Josué respondeu, vocês já sabem o que fazer, eu e minha família também e por isso vamos servir ao Senhor.

O que Eu e minha casa podemos aprender com Josué?

1)Lembre-se o que Deus fez por sua família (v.1-13)

Josué mostra o que Deus fez por seus antepassados. Lembre-se o que Deus já fez por sua família? Muitas vezes somos ingratos, esquecemos de tudo aquilo que Deus fez por nós, quando aparece um problema logo começamos a reclamar e muitas vezes chutamos o balde e viramos as costas para Deus.
O que Deus fez por sua família?

2)Ensine sua família a importância de servir a Deus (v.14-18)

Josué mostrou para o povo o caminho que deveriam seguir e qual ele escolheu seguir. Qual caminho você tem ensinado para sua família seguir, quais são os diálogos dentro do seu lar com sua esposa e filhos? Você tem ensinado sua família a seguir a Deus?
Qual atitude você tomará hoje, com relação a ensinar a servir a Deus e servi-lo?

3)Faça uma faxina no seu lar (v.19-28) – (v.22-23)

Josué disse ao povo para retirar todos os deuses estranhos do meio deles, porque servir a Deus exigia comprometimento e negação.
Que sujeira ainda se encontra no nosso lar que precisamos de tirar? Quais sãos os deuses que nos impedem de adorar exclusivamente à Deus em nosso lar?

Josué termina seu discurso e firma um compromisso com o povo, escreve todo o seu discurso no Livro da Lei e ergue uma grande pedra debaixo de um carvalho, em um lugar santo do Senhor e disse: LER VERSOs 27-28.
O que Deus fez por sua família? O que você tem ensinado para sua família? Que limpeza você precisa fazer no seu lar?
Lembre-se que Josué disse que ele e sua casa serviriam a Deus, mas o compromisso de servir a Deus e individual, ou seja, cada indivíduo do seu lar tem o compromisso de servir a Deus.
Sirva, ensine e peça a Deus para fazer uma faxina na sua família e no seu coração!!!

Um comentário:

  1. Assim como Josué temos que ter compromisso com Deus, o texto foi escrito com precisão, forma clara e objetivo. Muito bom.

    ResponderExcluir