quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A nossa alegria para glória de Deus

Por John Piper - Segundo sermão pregado na conferência fiel 2011 - Evangelização e Missões: Proclamando o Evangelho para alegria das nações.
Editado por Leandro Louzada

A tarefa das missões é fazer as nações felizes em Deus, se vamos entregar as nações temos que nos alegrarmos em Deus.
Deus é apaixonado pela sua própria glória. Na oração do pai nossa essa é a petição principal, Deus pede que oremos para o seu nome ser santificado.
Salmo 89 diz que nós temos que exaltar o nome de Deus todos os dias, Deus nos convoca para apaixonar por sua grandeza.
O que vamos falar é, como a paixão de Deus se relaciona com nossa alegria. Algumas pessoas dizem que Deus é um egomaníaco, sempre magnificando sua glória. Aqueles que não têm seus corações voltados para Deus não entendem que a razão da gloria de Deus é a satisfação da sua alma, quando ele sustenta e proclama sua glória ele fará você feliz, ele ama você.
Você foi feito para ser alegre na grandeza de Deus, quando ele magnífica sua grandeza ele faz o que precisa para fazer você feliz e isso é amor, Deus é o único ser do universo o qual a alta exaltação é o termo mais lindo possível. Se você se auto-exaltar você não será amoroso, você desviará as pessoas da felicidade.
Será que a grandeza de Deus que faz você feliz? O gozo que levamos para as nações é o gozo da glória de Deus, só podemos levar se tivermos.
Você se sente mais amado por Deus porque ele valoriza você ou porque ele capacita você a exaltá-lo? Essa é uma pergunta ambígua, pois muitos acham que Deus não nos valoriza e exalta e se não sentirmos felizes pela primeira razão não exaltaremos a Deus. Se você está em Cristo, Deus faz mais que você possa imaginar. Essa pergunta não é negar a benção de Deus sobre você, mas o que está na raiz da sua alegria. Existe o ser exaltado e o exaltar a Deus. Não nego nenhum dos dois, apenas qual está como prioridade na sua alegria.
Quando pergunto quando você sente mais amado, quando Deus te abençoe ou quando Ele capacita você para exaltá-lo, não nego nenhuma das duas, mas qual está no alicerce?
Você sente mais alegria quando o seu valor supremo é valorizado ou Deus? Existem milhões de cristãos professos que se sentem amados por Deus e não são nascidos de novo, a diferença entre o nascido de novo e o não nascido é o que está no seu alicerce, para muitos conversão é se voltar para cristo para conseguir aquilo que queriam antes de serem regenerados, por exemplo você quer riqueza, você começa orar para Deus te dar riquezas, você quer saúde você pede Jesus para te fazer bem e não vai aos doutores, você quer escapar do inferno e volta-se para Jesus. Eu acho que existem muitos cristãos que acham que isso é nascer de novo, todos os desejos permanecem o mesmo, só muda o servo que trará o seu desejo, no fundo nada mudou. Você vai à mesma loja para comprar as mesmas coisas, só o vendedor que mudou, isso não é novo nascimento. O novo nascimento muda o que está no alicerce, no alicerce daquilo que te faz feliz. Quero ajudá-lo curtir a idéia que Deus te valoriza em uma maneira que ele exalta muito mais a Deus. Gostaria que você tivesse alegria em Deus que confirmasse seu novo nascimento.

Três passos têm esta mensagem:
1)Deus nos ama para glória dele.
2)Deus nos valoriza e exalta.
3)Porque Deus nos valoriza e constantemente faz isso e exalta Ele próprio.

Primeiro passo:

1)Seu amor por nós sempre é para sua glória
Deus mostra seu amor por nós ao nos predestinar para sua própria gloria (Ef 1.5-6). Veja isso é amor espetacular por nós, Deus está falando, vou levar pecadores para minha família. Isso é tudo para a graça de Deus ser louvada. Uma pessoa não regenerada é incomodada por isso.
Deus mostra o seu amor por nós ao enviar um salvador. O salvador é enviado a vocês e as pessoas dizem: Deus é grande. Ele enviou o salvador a mim, porque as pessoas estão glorificando a Deus?
Deus mostra o seu amor por nós quando o salvador morreu por nós (2Co 5.14-15). Deus diz: eu estou morrendo por você para que você me exalte. Tudo isso para Ele ser adorado. Uma pessoa não regenerada não pensa assim.
Deus mostra o seu amor para conosco na maneira como Jesus ora por nós (Jo 17.24). Jesus ama você quando faz esta oração, Ele ora para os discípulos um dia o ver.
Deus realiza todos os seus atos de amor para conosco de tal forma que a glória fica toda para Ele. Ele nós ama de tal forma para valorizá-lo e exaltá-lo. Ele se coloca no alicerce da nossa alegria.

Segundo passo:

2)Ele realmente nos exalta, Ele faz mais por você do que você poderia imaginar.
Deus nos valoriza louvando a nossa própria vida. O peso de glória é ouvir as palavras: Bem feito servo bom e fiel. Muitos de nós sentimos um desapontamento para Deus, mas um dia Ele falará palavras de afirmação para nós.
Deus nos valoriza ao nos fazer co-herdeiros com Jesus. A afirmação para Abraão é que ele seria herdeiro do mundo. Nós somos herdeiros do mundo, nós já temos tudo, não precisamos da teologia da prosperidade. (Rm 4.13) (1Co 3.21-22)
Deus nos valoriza ao nos fazer sentar com Ele na mesa, servindo-nos e não sendo servido (Lc 12.37). A minha imagem da segunda vinda é Jesus vindo no cavalo branco com uma espada, mas quando a batalha acabar você estará em uma mesa e Jesus servirá você.
Deus nos exalta para julgar os anjos (1Co 6.3). Anjos não são bebês com asas, quando os anjos falam as bases do céu tremem. Nós iremos julgar os anjos, não sei o que isso significa, mas isso é fantástico.
Deus nos valoriza ao nos conceder um tesouro (Mt 10 ) (Sf 3.17). Pense bem Deus cantará, Ele vai cantar com alegria sobre o seu povo. Você pensa em cantar com Deus para sempre, você fará isso. Mas Deus levantará suas mãos e a trindade cantará sobre nós. Deus nos valoriza.
Deus nos valoriza ao nos dar um corpo glorioso (Fp 3.21) (Mt 13.43). Cada pessoa neste lugar que está em Cristo Jesus, não brilha, mas irá brilhar, haverá um dia que vou olhar para você e se não tivesse novos olhos você me cegaria ao olhar para você.
Deus nos valoriza ao nos conceder sentar com Cristo no seu trono (Ap 3.21). Eu estou sentando com Cristo no seu trono, e Jesus com o seu Pai, isso é quase blasfêmia, será que isso significa que sou Deus? O que você entende por isso? Acho que significa isso (Ef 1.22), o domínio de Deus no novo céu e terra será exercido pela igreja, nós seremos co-governadores do universo.

Terceiro passo:

3)Porque Deus no lembra sempre que Ele nos exalta e valoriza, em uma maneira que é destinada para no fim de tudo exaltá-lo, porque continua a nos lembrar
Não importa quão glorificado somos, Deus fez o nosso coração para se alegrar de forma máxima nele, nada em mim pode satisfazer a enorme vontade de ser alegre.
Ele não deixara a sua gloria tomar lugar da dele. Queria falar a todos os cristãos do Brasil, vocês são preciosos para Deus e Ele não vai deixar sua preciosidade fazer você se transformar em seu próprio Deus. Ele será o seu Deus e será seu alicerce e com esse tipo de profundo fundamento nós vamos ter uma alegria para levar as nações, ninguém poderá parar um povo que tem o alicerce da alegria.
Onde está o seu alicerce, aquilo que está lá no fundo do seu ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário