quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O verdadeiro avivamento

Por Leandro Louzada
"Faze agora,em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos" (Habacuque 3:2)
Vivemos em um mundo onde a cada dia surge coisas novas, computadores, carros, roupas, filmes, ruas, estradas, casas, prédios,etc...
Na igreja não é diferente, coisas novas aparecem de tempos em tempos. Desde o século primeiro tem surgido novos ondas dentro do cristianismo, o problema judaizante, até a famosa teologia da prosperidade.
Mas um novo movimento tem chamado atenção, ele chama o povo de Deus a um avivamento, a palavra de Deus nos chama para isso, o grande problema é o que eles chamam de avivamento.
Surgem a cada dia novos movimentos avivalistas, denominados de:
•Adoração extravagante;
•Unção de Toronto;
•Unção do dente de ouro;
•Unção do leão;
•Pregadores avivalistas;
•Cultos de avivamento.
Mas se todos esses movimentos para o avivamento de fato não são, o que é realmente o verdadeiro avivamento?
O povo de Judá que vivia no tempo de Habacuque, havia esquecido de todos os grandes feitos de Deus ao longo da história, esqueceram de guardar os ensinamentos dados por Deus a Moises, a lei do Senhor. Habacuque um profeta atuante em Jerusalém, intimo e zeloso a Deus, angustiado pela situação decadente de seu povo, ora a Deus e procura respostas para tudo aquilo que estava acontecendo.
A violência e a injustiça imperavam sobre o povo de Deus.
Habacuque então começa sua oração pedindo que Deus avive a sua obra.
O que é o verdadeiro avivamento? É a transformação de vidas
O povo de Israel estava completamente perdido, tinha esquecido do seu criador, estava adorando outros deuses e praticando a injustiça social.
Quantas pessoas do Israel de Cristo, precisam ser avivadas, já tiveram um encontro com Deus em um determinado momento de suas vidas, mas hoje o arder do Espírito Santo em suas vidas se perdeu. Mesmo dentro da igreja deixaram de ser a igreja. Não tem mais nenhuma experiência com Deus, não consegue distinguir mais o que é ou não pecado.
A Bíblia convoca as pessoas a um avivamento, em Romanos 12:1-2 nos diz que devemos renovar a nossa mente, metanóia, mudança de rumo e direção.
O avivamento verdadeiro é transformação de vidas, mas como conseguimos ter nossa vida transformada? Humilhando, clamando e confessando.
O profeta Habacuque na usa oração clama a Deus por misericórdia, se humilha diante de Deus.
Em crônicas diz: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)
Humilhar significa se curvar diante de alguma coisa ou pessoa, para ter nossas vidas avivadas por Deus, temos que nos humilhar, clamar a Deus pelo perdão dos nossos mais escondidos pecados, aquilo que é rotineiro na nossa vida, aqueles pensamentos constantes. Só assim Deus vai avivar as nossas vidas.
O avivamento inglês do século XVIII aconteceu depois de uma vigília de oração por sessenta jovens, em Oxford, na madrugada de 31 de dezembro de 1739, entre os quais estavam John Wesley e George Whitefield, que abalaram a nação com a pregação da Palavra no poder do Espírito Santo.
O avivamento verdadeiro é a transformação de vidas, através da confissão dos nossos pecados, mas de onde vem?
O avivamento não é fruto do merecimento da Igreja, mas favor misericordioso de Deus. A Igreja não pode agendar o avivamento, pois ele é concedido soberanamente por Deus, mas pode buscá-lo. Habacuque não marca a data do avivamento, mas, humildemente, clama por ele a Deus.
Tem muitas pessoas hoje na igreja que precisam de um avivamento. Não rolar pela igreja, saltar, gritar, chorar, mas arrepender-se de forma genuína, buscar Deus acima de tudo. Deus tem feito isso no nosso meio, vidas estão voltando para Cristo, novas pessoas estão chegando para família de Cristo, mas muitas coisas ainda precisam ser mudadas.
John Knox era um homem tão famoso pelo seu poder na oração que a Rainha Mary da Escócia dizia que temia mais suas orações do que todos os exércitos poderosos da Europa.
Ele freqüentemente passava por tanta agonia em favor da libertação da sua pátria que não conseguia dormir. `Senhor, dá-me Escócia, senão morro” era o brado que se ouvia constantemente dos lábios do Reformador.
Deus ouviu suas orações e respondeu tão poderosamente que a `Terra das Urzes´ (vegetação própria de terras infecundas, comum na Escócia) tornou-se a vinha mais frutífera do mundo inteiro.
Em Joel 2:12-13 diz: “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.” Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo muito paciente e cheio de amor, arrepende-se, e não envia a desgraça.”
Quando voltarmos para Deus, arrependermos dos nossos pecados, Deus avivará nossas vidas, nossa igreja, nossa comunidade, nossa cidade, nossa nação e nosso planeta.
Deus nos abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário