domingo, 18 de dezembro de 2011

Duas grandes verdades para o meu relacionamento com Deus

Por Leandro Louzada

Texto Base: Romanos 12.1-2

Introdução: Dos capítulos 1 a 11 Paulo tratou sobre a doutrina, sobre o sacrifício que Cristo fez por nós na cruz, a partir do capitulo 12 Paulo trata da ética, ele passa da teologia para vida, do ensino para o dever. F.F.Bruce afirma que: “A Bíblia nunca ensina uma doutrina para torná-la simplesmente conhecida. Ela é ensinada para que seja transferida para prática”.
No capítulo 12 Paulo foca sua atenção nos relacionamentos, com Deus, nós, próximo e nossos inimigos.
Paulo observa que Cristo entregou seu corpo por nós na cruz, agora temos o dever de entregarmos os nossos corpos a Deus como sacrifício vivo a Deus como nosso culto racional.

Duas grandes verdades para o meu relacionamento com Deus:

1º Corpos consagrados (v.1)
2º Mentes transformadas (v.2)

I-Corpos consagrados (v.1)
1º O apóstolo usa o verbo parakaleo “rogar”, que mescla súplica e autoridade. Paulo roga os crentes judeus e gentios com esse tom de autoridade é porque Deus já lhes havia demonstrado sua misericórdia por eles.

2º O termo “apresentar”, neste versículo, significa “apresentar de uma vez por todas”. Paulo ordena uma entrega definitiva do corpo ao Senhor, como os noivos se entregam um ao outro na cerimônia de casamento.

3º O sacrifício é “vivo”, em contraste com os antigos sacrifícios cuja vida era tirada antes de ser apresentada sobre o altar. “Santo”, isto é separado, consagrado, reservado para o serviço de Deus, e “agradável a Deus” como o ascender em sua presença da oferta aromática antiga.

Conclusão:
Isso é o culto racional prestar culto ao Senhor com nosso corpo em todos os lugares.
“Glorificamos a Deus em nosso corpo quando contemplamos o que é santo, quando nossos ouvidos se deleitam no que é puro, quando nossas mãos praticam o que é reto, quando nossos pés caminham por veredas de justiça” (H.D.Lopes).
“Uma santificação que não se estenda ao corpo é essencialmente espúria” (Geoffrey Wilson).
A oferta do nosso corpo a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável é nosso culto racional. A palavra grega logikos, “racional”, carrega a idéia de razoável, lógico e sensato. Trata-se portanto, de um culto oferecido de mente e coração, culto espiritual em oposição a culto cerimonial.

Essa semana posto a segunda verdade: Mentes Transformadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário