sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que acontece quando encontramos com Jesus? Parte II

Por Leandro Louzada

Mas quem era este homem chamado Saulo?
Saulo, cujo nome em grego é Paulo (a partir de agora usarei este nome, pois foi com este que o apóstolo ficou conhecido), nasceu em uma cidade chamada Tarso, situada na região da Cicília, no tempo de Paulo era uma província romana. Tarso era uma cidade universitária, conhecida por seus filósofos da escola estóica. Paulo, assim como seu pai, possuía cidadania romana, tinha uma simpatia pelo pensamento helênico. Era um fabricante de tendas, costume aprendido em sua cidade natal. Sua educação foi judaica, recebia seus ensinos de um grupo chamado de fariseus. Quando tinha 14 anos foi enviado para estudar com um grande rabi (mestre) da época, chamado Gamaliel, neto de Hilel. Paulo não era apenas fariseu, mas filho de fariseu (Gl 1.14). Paulo era extremamente contra o cristianismo, porque era um grande devoto do judaísmo e conseqüentemente um devoto das suas leis. O grande problema que Paulo viu no cristianismo foi que, o cristianismo retirava o poder de salvação da lei e atribuía este poder a Cristo. Isso era o absurdo para Paulo, como um grupo de pessoas poderiam atribuir a salvação a um impostor que foi morto na cruz? Mas na estrada de Damasco Paulo descobre o engano que estava cometendo.
O que acontece quando encontramos com Cristo?
1)Convertemos a Ele de forma súbita e inesperada
Paulo estava a caminho de Damasco com uma carta de autorização para prender cristãos, mas inesperadamente Cristo vem ao seu encontro. Cristo não marca o horário nem o lugar que vai salvar alguém, conheço pessoas que se converteram de maneiras inusitadas, olhando a lua e escutando o barulho dos fogos de artifício na virada do ano, no meio de uma rodovia socorrendo uma pessoa acidentada, ouvindo um cd de pregação deitado no sofá, subitamente e inesperadamente, estas pessoas tiveram um encontro com Jesus. Paulo sabia muito bem que se fosse por vontade dele nunca converteria a Cristo, ele odiava Cristo, por isso quando escreve a sua carta aos Efésios diz que somos salvos pela graça mediante a fé e isso NÃO VEM DE NÓS é dom de Deus (Ef 2.8). Ele sabia que não tinha nenhum mérito na sua conversão, pois foi algo súbito e inesperado. Existe muita gente que marca o dia para encontrar com Jesus, pobres pecadores, nunca cumprirão o prometido, só Cristo sabe o dia, horário e local do seu encontro com os pecadores.
O que acontece quando convertemos a Cristo?
2)Nossas vidas mudam radicalmente
Paulo era judeu, circuncidado ao oitavo dia, cidadão romano, instruído aos pés de Gamaliel, zeloso da lei e perseguidor da igreja (Fp 3.4-5). Quando encontra com Cristo de forma súbita e inesperada na estrada de Damasco, sua vida muda radicalmente. Ele fica cego por três dias, Deus manda um homem chamado Ananias para ir até a casa de Judas e impor-lhe as mãos, Ananias fica com medo, pois sabia quem era Paulo, porém não sabia que Paulo havia tido um encontro com Jesus. Ananias faz o que Deus lhe havia mandado, Paulo é cheio do Espírito Santo, algo como escamas caem dos seus olhos, é batizado em seguida fica por alguns dias com os discípulos em Damasco. Podemos aprender três coisas que temos as nossas vidas mudadas radicalmente. Primeiro, muitas pessoas não vão acreditar que realmente Cristo mudou nossas vidas, isso que Ananias fez, um bom exemplo é do Rodolfo Abrantes ex-vocalista da banda Raimundos, ele teve um encontro súbito e inesperado com Jesus, sua vida foi mudada radicalmente, mas até hoje algumas pessoas não acreditam que Jesus mudou a vida dele. Conversando com o guitarrista da sua banda cristã, ele me disse que uma gravadora procurou o Rodolfo para fazer somente alguns shows pelo Raimundos e pagaria muito por isso, na mesma hora rejeitou o dinheiro e a fama, porque um dia Cristo transformou a vida dele. Muitas pessoas não vão acreditar na mudança que Cristo operou em nós, mas isso não mudará o que já foi realizado. Segundo, Paulo recebe o Espírito Santo, Deus passa morar dentro dele, logo é batizado, um simbolismo da sua morte para a velha vida e ressurreição para a nova vida com Cristo. Mudamos radicalmente de vida, quando verdadeiramente recebemos o Espírito Santo em nossas vidas, assim as escamas da velha vida caem e começamos a enxergar uma nova vida. Não existe na face da terra alguém que encontrou com Jesus, teve a sua vida radicalmente transformada e não recebeu o Espírito Santo. O Espírito Santo que mostrará quão pecadores e carentes somos da glória de Deus, Ele que faz uma faxina no nosso coração, sem Ele não existe conversão e mudança de vida. Paulo fica cheio do Espírito Santo. Terceiro, Paulo é batizado, porque passa a entender o que aconteceu depois que se encontrou com Jesus. Paulo antes estava indo para Damasco com o desejo de prender Cristãos, depois que encontra com Jesus, vai para Damasco para viver com os cristãos e como os cristãos. O Batismo é realizado com aqueles que compreendem o que é a fé cristã, não pode haver batismo sem compreeder o porque daquele ato. O batismo nada mais é que um ato público daquilo que já aconteceu em secreto no nosso interior (Jo 3.1-21).
Quando encontramos com Jesus, a conversão é súbita e inesperada, nossas vidas mudam radicalmente, as pessoas a principio não acreditam na nossa mudança, o que importa é que recebemos o Espírito Santo, somos perdoados e selados e em seguida, depois da compreensão da fé cristã somos batizados, simbolizando a transformação que aconteceu dentro de nós.
Paulo tinha vários títulos, credibilidade no meio do seu povo, zeloso, obediente a sua religião e seguia os costumes da sua família. Quando Jesus encontra com Paulo, sua vida muda radicalmente e por causa disso ele diz que tudo aquilo que tinha e era são para ele como esterco, se resumem a nada,olha o que Paulo disse em Filipenses 3.5-12: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus”.
Não existe conversão sem abandono dos pecados e mudança de vida, nossa vida precisa estar divida em a.C e d.C, se não sabemos o dia que tivemos um encontro com Jesus e nossas vidas foram radicalmente mudadas, tem alguma coisa errada, problema na memória ou uma falsa conversão.
Faça uma reflexão é pense se realmente você teve este encontro com Deus, quem sabe hoje Jesus quer encontrar com você, talvez lendo este texto, foi o encontro súbito e inesperado que Jesus está tendo com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário