sábado, 10 de setembro de 2011

O Livro de Êxodo e a Igreja

Por Leandro Louzada

Autoria do Livro: A tradição diz que o autor do livro foi Moisés, no Novo Testamento Jesus chama o Êxodo de “o livro de Moisés” (Mc 12.26).

Significado do nome “Êxodo”: Deriva-se da palavra grega exodos (Lc 9.31), que significa saída ou partida. O livro recebeu este nome a partir do evento central do livro que foi a saída do povo de Israel do Egito.

Data que foi escrito: O livro foi escrito aproximadamente em 1406 a.C, provavelmente pouco antes da morte de Moisés.

Conteúdo do Livro:

1.Deus liberta o seu povo da opressão do Egito: a saída (1.1 a 15.21).
2.Deus guia o seu povo: a provação no deserto (15.22 a 18.27).
3.Deus e Israel fazem aliança (Capítulos 19 a 24).
4.Deus revela o modelo do tabernáculo e seu ministério (Capítulo 25 a 31).
5.Rebelião, julgamento e restauração de Israel (32.1 a 34.35).

Alguns acontecimentos:

1.Dez pragas do Egito (7.14 a 12.36).
2.A páscoa (12.12-14, 26-27).
3.Travessia do mar vermelho (14.15-31).
4.Dez mandamentos (20.1-17).
5.O bezerro de ouro (32.1-10).

O Êxodo e a Igreja:

1.A páscoa
•Êxodo = Passagem da escravidão para liberdade. O sangue de um cordeiro sem defeito foi passado na porta de todos os israelitas, impedindo a morte de todos os primogênitos (12.12-13).
•Igreja = Passagem de Cristo da morte para a vida. O sangue de Cristo foi derramado na cruz dando vida eterna e perdão a todo aquele que N’ele crê (Lucas 24.6-7).

2.O Batismo
•Êxodo = Os israelitas foram salvos através da vida do seu líder Moisés (13.21-22 – 14.21-22,29). Os israelitas passaram pelo mar vermelho, assim foram libertos por Deus da escravidão e morte.
•Igreja = Todos os membros da Igreja foram salvos por Jesus Cristo (1 Coríntios 10.2). Os cristãos passaram pelo batismo, mostrando de forma pública aquilo que aconteceu em suas vidas, a libertação do pecado e da morte (Romanos 6.3-4).

3.Os dez mandamentos
•Êxodo = Leis dadas por Deus ao povo, ensinando-os a relacionarem com Ele e com o próximo. Deus fez uma aliança com Moisés e o povo. (20.1-17).
•Igreja = Jesus é a nova aliança (Hebreus 8.6-13), e resume todos os mandamentos em dois, amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo (Mateus 5.43-48).

4.O Maná
•Êxodo = O maná foi enviado por Deus para alimentação do povo de Israel. Era o pão do céu, foi enviado todos os dias sendo assim não poderia ser armazenado, exceto no sábado que era o dia do descanso (16.1-10)
•Igreja = Jesus chamou a si mesmo de verdadeiro maná, “pão da vida” (João 6.30-35).

5.O Tabernáculo
•Êxodo = Deus mandou Moisés arrecadar do povo vários matérias para construção do tabernáculo, pois neste lugar seria a morada de Deus (25-1.9).
•Igreja = Deus enviou o Espírito Santo para morar dentro de todos aqueles que N’ele crê (1 Coríntios 6.19). Deus não mora mais dentro de santuários feitos por mãos humanas, porém dentro dos crentes em Jesus (Atos 7.44-48).

6.O Sacerdote
•Êxodo O sacerdote era o responsável pela intermediação do povo com Deus, sacrificando ofertas para perdão dos pecados dele e do povo. Tinha a obrigação também de zelar pelo tabernáculo, atuar como juiz e ensinar a lei divina ao povo
(28.1-2).
•Igreja = Jesus é o nosso sumo sacerdote que entregou a sua vida como oferta definitiva por nossos pecados (Hebreus 7.20-28).

Moisés foi um grande homem de Deus, usado para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito. A Bíblia vai dizer que Jesus é superior a Moisés, não porque Ele foi maior que todos os homens, mas simplesmente porque Ele é Deus (Hebreus 3.1-6).

Um comentário:

  1. Jesus veio então para sanar outros meios que anteriormente eram utilizados como regras e rituais entre os homens e Deus!!!Glória à Deus por isso!!!

    ResponderExcluir