sábado, 17 de setembro de 2011

A carta aos Hebreus em cinco minutos

Por Leandro Louzada

Introdução: O autor de Hebreus era perito nos estilos literários grego e helenistas, profundo conhecedor do AT, sensível à historia da redenção que culminou em Jesus. Ele interessava pastoralmente pelos seus leitores, conhecia-os pessoalmente (13.22-23) e cujos antecedentes ele conhecia (10.32-34), seus leitores conheceram Jesus através da pregação dos apóstolos (2.3-4). Além disso, tinha familiaridade com Timóteo (13.23). Mas quem era este autor? Nós não sabemos, temos somente especulações, por isso podemos dizer como Orígenes: “Só Deus sabe quem foi”.
O povo que a carta foi destinada estava vivendo terrível perseguição por causa da sua fé em Jesus, os cristãos estavam sendo pressionados a retornarem as antigas práticas do judaísmo. A carta é um encorajamento aos cristãos para permanecerem firmes na fé, mostrando quem era a pessoa de Jesus e o que sua morte e ressurreição significavam para a igreja.

Esboço do livro de Hebreus:

1.Jesus é superior aos anjos (Capítulos 1 e 2) – 1.3-4
2.Jesus é superior a Moisés – 3.1-6
3.Jesus é superior a Arão (4.14 a 7.28) – 7.26-27
4.Jesus é superior a velha aliança (8.1 a 10-18) – 9.15

Resumo aplicativo: Jesus Cristo é superior a todas as coisas. Seres celestiais, grandes homens, práticas religiosas e as religiões. Somente Ele pode nós purificar e perdoar todos os nossos pecados.

Conclusão: Diante de tudo isso não podemos desistir (12.1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário