quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A autenticidade do apostolado de Pedro e o real objetivo dos milagres


Por Leandro Louzada

Texto Base: Atos 9.32-43

A conversão de Saulo de Tarso sai de cena e agora Lucas passa narrar as três histórias de Pedro, onde o tema principal é a conversão do gentio Cornélio ao cristianismo, ponto fundamental para compreendermos o início da evangelização dos gentios (não-judeus).
As três histórias de Pedro selecionadas por Lucas, citados por John Stott são:

·    A história de um milagre (Como Enéias foi curado e Tabita ressuscitada).
·    A história de uma conversão (Como Cornélio abraçou a fé).
·   A história de uma fuga (Como Pedro foi liberto da prisão e das más intenções de Herodes).

Essas histórias podem ser vistas, como um forma de confrontação com a doença e morte, alienação gentílica e tirania política. Mas podemos notar que cada conflito se resultou em uma vitória, Enéias foi curando, Tabita reviveu, Cornélio converteu-se e Pedro foi liberto da prisão.
Nesse estudo, abordaremos a cura de Enéias e a ressurreição de Tabita, veremos quais implicações e aplicações estes dois eventos tem  para a igreja de Cristo no século XXI.

1)      Pedro anunciava o Evangelho, mas também visitava os irmãos na fé (v.31-32).

O objetivo de Pedro não era somente pregar o evangelho, mas visitar os santos.

Em uma de suas viagens, Pedro se depara com dois acontecimentos, quando estava em Lida, que ficava cerca de 20km de Jope, ficou sabendo que naquela cidade habitava um homem chamado Enéias, que estava paralítico e jazia na cama há 8 anos e em Jope, cidade que localizava o porto mais perto de Jerusalém, morava uma mulher chamada Tabita, também conhecida por Dorcas, cujo significado do seu nome é gazela. O autor de Atos, descreve Tabita como um discípula, está era uma costureira, provavelmente produzia roupas íntimas, túnicas e vestimentas (v.39), para as pessoas necessitadas. Mas inesperadamente ela adoeceu e morreu.
Esses são os dois acontecimentos, enfermidade de Enéias e óbito de Tabita, diante disso, passaremos a observar:

2)      A autenticidade do apostolado de Pedro e o real objetivo dos milagres:

Pedro seguiu o exemplo de Jesus

Em ambos os casos Pedro fez aquilo que Cristo havia feito, observe o que Jesus disse ao paralítico de Cafarnaum: “Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa (Marcos 2.11). E também o que ele disse a filha de Jairo: “Talita, levanta-te” (Marcos 5.41).
Comparando as duas falas de Jesus, diante destes dois milagres, podemos notar que Pedro com Enéias e Tabiba procede quase de forma idêntica a de Cristo.
Ser Cristão significa que devo imitar a Cristo, Paulo disse: “Seja meus imitadores como eu sou de Cristo”. Nosso dever não é agir da forma que acho ser a correta, porém da forma que a Palavra de Deus mostra que deve fazer. Pedro só fez aquilo que ele aprendeu, mas mais do que isso, Pedro fez aquilo que ele recebeu autoridade para fazer, quando Cristo chamou Pedro na beira do mar da galiléia (Mateus 5.1-11), ele disse que Pedro não pescaria mais peixe, porém homens, e na grande comissão Jesus entrega toda autoridade aos discípulos (Marcos 16.17).

Pedro agiu no poder de Jesus

Ambos os milagres foram operados pelo poder de Jesus Cristo. Pedro sabia que com suas palavras não venceria a enfermidade e a morte, por isso ele disse ao paralítico (v.34), Jesus Cristo te cura! E antes de dirigir-se a Tabita, ajoelhou e orou (v.40) e o próprio Pedro relatou, pois não havia ninguém no quarto de Tabita, pois o mesmo pediu que todos se retirassem.
Acho que isso tem faltado nas nossas igrejas e em nossa vivencia como Cristão, agir no poder de Jesus e colocar-se de joelhos em oração. A igreja de Cristo não é guiada pelo CNPJ de uma instituição, porém, pelos joelhos. Muitas coisas não acontecem em nosso meio por falta de oração, muitas coisas que acontecem e não deveria acontecer são resultados da ação humana e não divina.
Até quando vamos insistir em acharmos que temos o controle de tudo e podemos fazer tudo que quisermos?
Pedro agiu no poder de Jesus e se humilhou em oração aos pés de Jesus, para que o impossível acontecesse.

Pedro mostrou que os milagres são sinais da salvação de Jesus.

Por confiar no poder de Jesus, Pedro foi ousado e em ambos os milagres ele usou a expressão “Anastheti”, que significa: Levanta-te! Essa expressão é usada para demonstrar a ação de Deus na ressurreição de Jesus. Não que o fato foi o mesmo, pois ambos foram curados da enfermidade e morte, mas em determinado momento de suas existências eles morreram, porém Jesus está vivo. Mas essa expressão nos ensina que nós pecadores somos levantados dentre os mortos pelo poder da ressurreição.
Da mesma forma que Pedro disse para Tabita e Enéias, Anastheti, levanta-te e diz para nós pecadores, levanta-te da cama do pecado, da morte eterna e fique sarado, receba uma nova vida em Cristo Jesus.

Pedro mostra que os milagres resultam na glória de Deus.

Ambos os milagres resultaram na glória de Deus. Quando Enéias foi curado, “todos” os habitantes de Lida e Sarona se converteram ao Senhor (v.35). Todos como diz o reformador Calvino, não quer dizer todas as pessoas, porém todas as vezes que aparece essa palavra na Bíblia se refere a grandes multidões, muitas pessoas e a maioria.
Semelhantemente, quando Tabita foi ressuscitada, toda cidade de Jope ficou sabendo e isso resultou na conversão de muitas pessoas (v.42).
Os milagres devem redundar na glória de Deus. Hoje parece que é o inverso, os milagres são realizados para glória do homem, da igreja, da pessoa que recebe o milagre, muitas vezes até usam a expressão “para glória de Deus”, “o nome do Senhor seja glorificada”, mas em suas ações mostram o oposto. Quando isso acontece, como podemos observar no relato de Simão o mágico em Atos 8, os milagres não vem de Deus, por isso precisamos sempre lembrar nem todos os milagres vem de Deus.

Lucas mostra a autoridade de Pedro para operar milagres, mas faz algumas ressalvas:
·         Os milagres devem ser realizados no poder de Deus, sempre em continua oração;
·         Os milagres são sinais da salvação de Jesus;
·         Os milagres devem resultar na glória de Deus.
Agindo desta maneira seremos tremendamente usados por Deus e cumpriremos a sua vontade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Pr. Leandro
    Oro para que Deus continue a te usar em bons estudos das escrituras

    ResponderExcluir