Por Leandro Louzada
Texto
Base: Atos 9.32-43
A conversão de Saulo de Tarso sai de cena e agora Lucas passa narrar as três
histórias de Pedro, onde o tema principal é a conversão do gentio Cornélio ao
cristianismo, ponto fundamental para compreendermos o início da evangelização
dos gentios (não-judeus).
As
três histórias de Pedro selecionadas por Lucas, citados por John Stott são:
· A história de um milagre (Como Enéias foi
curado e Tabita ressuscitada).
· A história de uma conversão (Como Cornélio
abraçou a fé).
· A história de uma fuga (Como Pedro foi
liberto da prisão e das más intenções de Herodes).
Essas
histórias podem ser vistas, como um forma de confrontação com a doença e morte,
alienação gentílica e tirania política. Mas podemos notar que cada conflito se
resultou em uma vitória, Enéias foi curando, Tabita reviveu, Cornélio
converteu-se e Pedro foi liberto da prisão.
Nesse estudo, abordaremos a cura de Enéias e a ressurreição de Tabita,
veremos quais implicações e aplicações estes dois eventos tem para a igreja de Cristo no século XXI.
1)
Pedro anunciava o Evangelho, mas também
visitava os irmãos na fé (v.31-32).
O
objetivo de Pedro não era somente pregar o evangelho, mas visitar os santos.
Em uma de suas viagens, Pedro se depara com dois acontecimentos, quando estava
em Lida, que ficava cerca de 20km de Jope, ficou sabendo que naquela cidade
habitava um homem chamado Enéias, que estava paralítico e jazia na cama há 8
anos e em Jope, cidade que localizava o porto mais perto de Jerusalém, morava
uma mulher chamada Tabita, também conhecida por Dorcas, cujo significado do seu
nome é gazela. O autor de Atos, descreve Tabita como um discípula, está era uma
costureira, provavelmente produzia roupas íntimas, túnicas e vestimentas
(v.39), para as pessoas necessitadas. Mas inesperadamente ela adoeceu e morreu.
Esses
são os dois acontecimentos, enfermidade de Enéias e óbito de Tabita, diante
disso, passaremos a observar:
2)
A autenticidade do apostolado de Pedro e o
real objetivo dos milagres:
Pedro seguiu o exemplo de Jesus
Em
ambos os casos Pedro fez aquilo que Cristo havia feito, observe o que Jesus
disse ao paralítico de Cafarnaum: “Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa
(Marcos 2.11). E também o que ele disse a filha de Jairo: “Talita, levanta-te”
(Marcos 5.41).
Comparando
as duas falas de Jesus, diante destes dois milagres, podemos notar que Pedro
com Enéias e Tabiba procede quase de forma idêntica a de Cristo.
Ser
Cristão significa que devo imitar a Cristo, Paulo disse: “Seja meus imitadores
como eu sou de Cristo”. Nosso dever não é agir da forma que acho ser a correta,
porém da forma que a Palavra de Deus mostra que deve fazer. Pedro só fez aquilo
que ele aprendeu, mas mais do que isso, Pedro fez aquilo que ele recebeu
autoridade para fazer, quando Cristo chamou Pedro na beira do mar da galiléia
(Mateus 5.1-11), ele disse que Pedro não pescaria mais peixe, porém homens, e
na grande comissão Jesus entrega toda autoridade aos discípulos (Marcos 16.17).
Pedro agiu no poder de Jesus
Ambos
os milagres foram operados pelo poder de Jesus Cristo. Pedro sabia que com suas
palavras não venceria a enfermidade e a morte, por isso ele disse ao paralítico
(v.34), Jesus Cristo te cura! E antes de dirigir-se a Tabita, ajoelhou e orou
(v.40) e o próprio Pedro relatou, pois não havia ninguém no quarto de Tabita,
pois o mesmo pediu que todos se retirassem.
Acho
que isso tem faltado nas nossas igrejas e em nossa vivencia como Cristão, agir
no poder de Jesus e colocar-se de joelhos em oração. A igreja de Cristo não é
guiada pelo CNPJ de uma instituição, porém, pelos joelhos. Muitas coisas não
acontecem em nosso meio por falta de oração, muitas coisas que acontecem e não
deveria acontecer são resultados da ação humana e não divina.
Até
quando vamos insistir em acharmos que temos o controle de tudo e podemos fazer
tudo que quisermos?
Pedro
agiu no poder de Jesus e se humilhou em oração aos pés de Jesus, para que o
impossível acontecesse.
Pedro mostrou que os milagres são sinais da
salvação de Jesus.
Por
confiar no poder de Jesus, Pedro foi ousado e em ambos os milagres ele usou a
expressão “Anastheti”, que significa: Levanta-te! Essa expressão é usada para
demonstrar a ação de Deus na ressurreição de Jesus. Não que o fato foi o mesmo,
pois ambos foram curados da enfermidade e morte, mas em determinado momento de
suas existências eles morreram, porém Jesus está vivo. Mas essa expressão nos
ensina que nós pecadores somos levantados dentre os mortos pelo poder da
ressurreição.
Da
mesma forma que Pedro disse para Tabita e Enéias, Anastheti, levanta-te e diz
para nós pecadores, levanta-te da cama do pecado, da morte eterna e fique
sarado, receba uma nova vida em Cristo Jesus.
Pedro mostra que os milagres resultam na
glória de Deus.
Ambos
os milagres resultaram na glória de Deus. Quando Enéias foi curado, “todos” os
habitantes de Lida e Sarona se converteram ao Senhor (v.35). Todos como diz o
reformador Calvino, não quer dizer todas as pessoas, porém todas as vezes que
aparece essa palavra na Bíblia se refere a grandes multidões, muitas pessoas e
a maioria.
Semelhantemente,
quando Tabita foi ressuscitada, toda cidade de Jope ficou sabendo e isso
resultou na conversão de muitas pessoas (v.42).
Os
milagres devem redundar na glória de Deus. Hoje parece que é o inverso, os
milagres são realizados para glória do homem, da igreja, da pessoa que recebe o
milagre, muitas vezes até usam a expressão “para glória de Deus”, “o nome do
Senhor seja glorificada”, mas em suas ações mostram o oposto. Quando isso acontece,
como podemos observar no relato de Simão o mágico em Atos 8, os milagres não
vem de Deus, por isso precisamos sempre lembrar nem todos os milagres vem de
Deus.
Lucas mostra a autoridade de Pedro para operar milagres, mas faz algumas ressalvas:
·
Os milagres devem ser realizados no poder de
Deus, sempre em continua oração;
·
Os milagres são sinais da salvação de Jesus;
·
Os milagres devem resultar na glória de Deus.
Agindo
desta maneira seremos tremendamente usados por Deus e cumpriremos a sua
vontade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom, Pr. Leandro
ResponderExcluirOro para que Deus continue a te usar em bons estudos das escrituras