segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O testemunho de Pedro acerca de Jesus

Por Leandro Louzada

Atos 2.22-41

Quando Pedro pede atenção dos varões israelitas, suas primeiras palavras são: “Jesus, o Nazareno” e depois desta afirmação, ele conta a história de Jesus em 5 estágios:

1) Sua vida e ministério (v.22).

Jesus era o varão aprovado por Deus, com obras sobrenaturais. Pedro usa três palavras para comprovar sua argumentação, milagres, prodígios e sinais. Os milagres foram realizados por Jesus para demonstrar o poder de Deus, os prodígios para provocar perplexidade e sinais para ilustrar uma verdade espiritual, todos estes feitos foram realizados por Jesus publicamente e todos culminavam para glória de Deus.

2)  Sua morte (v.23).

Jesus morreu através das mãos dos soldados, mas também para cumprir a vontade de Deus. Para salvar os pecadores era necessário a sua morte.

3) Sua ressurreição (v.24-32).

Pedro cita o Salmo 16.8-11 para mostrar que Jesus Cristo morreu, mas Deus o ressuscitou.

4)  Sua exaltação (v.33-36).

Pedro mais uma vez usa o Antigo Testamento para reforçar sua argumentação. Ele cita o Salmo 110, para provar a ascensão de Jesus. Pedro quer mostrar para o povo, que o mesmo Jesus que eles crucificaram, Deus o ressuscitou e exaltou como Senhor e Cristo.

5)  Sua salvação (v.37-39).

Ao ouvir esta mensagem o povo o coração do povo foi “compungido”, isto é, convictos de seus pecados e com a consciência pesada, os ouvintes de Pedro perguntaram ansiosamente o que deveriam fazer. Pedro prontamente lhes respondeu que deveriam arrepender-se de seus pecados e serem batizados. Naquele dia, cerca de três mil pessoas compreenderam e foram convencidas por aquela palavra, sendo assim, passaram a seguir o ensino dos apóstolos, a vida em comunidade, a refeição comunitária e a prática da oração.


Jesus era um homem, mas sua divindade era reconhecida por seus milagres, foi morto por mãos iníquas, mas segundo o propósito de Deus, ressurgiu dos mortos como previa os profetas e testemunharam os apóstolos, foi elevado a destra de Deus, e de lá derramou o seu Espírito Santo e dá o perdão e o Espírito Santo a todos que se arrependem e crêem.
Os que compreenderam esta mensagem receberam dois presentes:” O perdão de Deus e a Dádiva do Espírito Santo”.
Se você compreendeu isso, feche os seus olhos e ore ao Senhor, pedindo perdão dos seus pecados, assim Ele invadirá seu coração e mudará o seu ser por completo.
Deus nos abençoe sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário