quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os benefícios do perdão para minha família

Por Leandro Louzada
Carnegie Simpson disse: “O perdão, para o homem, é o mais claro dos deveres; para Deus é o mais profundo dos problemas”. Por isso, antes de analisarmos o poder do perdão, precisamos analisar a gravidade do pecado, pois se existe perdão é porque existe o pecado. John Stott no seu livro “A cruz de Cristo” diz que: Na Bíblia existem quatro princípios básicos que mostram a seriedade do pecado, são eles:

1)A gravidade do pecado;
2)A responsabilidade moral do homem;
3)A culpa verdadeira e falsa;
4)A ira de Deus.

 O pecado é a transgressão da lei de Deus, mesmo o homem tendo uma natureza pecaminosa ocasionada pela herança de Adão, somos moralmente culpados por nossos atos, com isso Deus sendo santo e puro não pode se relacionar conosco, a sujeira dos nossos pecados nos separam de Deus, por causa disso Deus não pode tolerar os nossos pecados, sua santidade não permite isso, e por causa disso Ele se ira contra todo tipo de atitude pecaminosa, não uma ira como a nossa, de raiva e descontrole, porém uma ira de repulsão a tudo aquilo que o ofende e transgride suas leis. Diante desta situação gravíssima que se encontrava o ser humano, Deus envia o seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz por nós, para expressar seu eterno amor e justiça, Cristo morre por amor a todos nós e para levar sobre si de uma vez por todas a ira de Deus por nossos pecados. Através de Cristo temos o perdão dos nossos pecados, um justo morreu pelos injustos, somos justificados, nos tornamos santos e irrepreensíveis diante de Deus, através da morte de Jesus Cristo, temos livre acesso a Deus, podemos orar e ter a certeza de ser ouvido, através também da morte de Cristo, temos a garantia da vida eterna, por causa do sacrifício de Cristo. “O castigo que nos trás a paz estava sobre ele e sobre suas pisaduras somos sarados” (Isaias 53). Deus nos perdoou e por causa disso temos o dever de perdoar nossos irmãos. Nosso perdão diante do perdão e sacrifício de Jesus e imensurável. Assim como Cristo deu a vida por nós, devemos dar as nossas vidas aos nossos semelhantes (1 João 3.16). Muitas famílias não vivem diariamente o poder do perdão porque ainda não compreenderam o sacrifico de Jesus Cristo na cruz. Mas hoje todos nós e todas as famílias presentes poderemos viver o perdão de Deus e liberar o perdão uns aos outros. Na oração do pai nosso Jesus diz que somos perdoados por Deus se perdoarmos uns as outros, na parábola do servo incompassível expressa a mesma linha de raciocínio.

 Vejamos então quais são os benefícios do perdão para nossa família:

1)O perdão resgata o diálogo no lar (Lucas 17.3) Jesus logo após exortar seus discípulos sobre a gravidade dos escândalos os orienta a como praticar o ato de perdoar.

1.1)Os problemas virão Jesus sabia que os problemas de relacionamento viriam, e por causa disso ele oriente seus discípulos a repreender aquele que cometesse algum erro contra um deles. Sempre haverá problemas de relacionamento nas famílias. Não é praga, porém uma realidade, assim como Jesus disse que era inevitável o escândalo. O segredo é como nós enfrentaremos os problemas. Quando vem os problemas muitas vezes:

•Gritamos e xingamos uns aos outros;
•Agimos com a síndrome da Adão e Eva;
•Ficamos calados e engolimos tudo até explodir;
•Jogamos tudo para o alto, agimos pela emoção do momento;
•Saímos contando pra todo mundo o que aconteceu, principalmente para meus parentes;
•Falta de humildade, o orgulho e a arrogância.

 1.2)Como estamos agindo diante dos problemas que enfrentamos em nossos lares? Jesus orientou seus discípulos a repreenderem (censurar com intensidade), ou seja, procurar resolver os problemas com quem sofreu e causou a falta. Repreender não é sinônimo de xingar ou brigar, mas de esclarecer onde foi que originou o problema cometido pelo outro, dialogar para chegar no fator comum. O primeiro beneficio do perdão é que ele resgata o dialogo no meu lar, mas também:

2)Restaura os laços desfeitos (Lucas 17.3b) O perdão resgata o diálogo no lar, sendo assim, com o resultado da conversa, branda que desviará o furor, os laços serão restabelecidos.

2.1) O pecado confessado e perdoado, restaura os laços desfeitos Jesus orienta seus discípulos a repreenderem, usar o dialogo para resolver os problemas, o resultado positivo desta conversa, gerará arrependimento e perdão. Colocando os pingos nos “is”, resolvendo as questões, o culpado confessando ser culpado, o lesado perdoando suas dívidas, os laços familiares são refeitos, as mágoas são jogadas para o lago do esquecimento, o ódio, a ira e rancor, são substituídos, pela paz, alegria, amor e perdão.

2.2) Porque muitos laços familiares estão desfeitos? Mesmo usando o dialogo, muitas vezes não é resolvido as pendências, o culpado não confessa ser culpado e o inocente não libera o perdão. Uma família com laços desfeitos será uma presa fácil para o diabo destruí-la por completa. Perdão significa perder e muitas vezes nosso orgulho não deixa isso acontecer, batemos o pé e queremos vingar, pagar na mesma moeda, ao invés de dialogar e perdoar. Quais são os laços familiares que estão desfeitos que hoje você tem a consciência que precisam ser refeitos? Qual familiar seu que você precisa liberar o perdão pra ele ou que você precisa confessar que falhou com ele? Qual atitude você vai tomar, dialogar e confessar ou distanciar e desprezar? Quais são os benefícios que o perdão trás para nosso lar? O resgate do dialogo nos nossos lares e a restauração dos laços desfeitos e por fim.

3)Quando confesso meus pecados, tenho minha vida curada (Tiago 5.16). Tiago afirma na sua carta que a confissão dos pecados gera cura para o meu corpo e para minha alma.

3.1) O poder terapêutico do perdão Quando confessamos nossos pecados uns aos outros, retiramos um fardo sobre nós. Isso que Tiago quis dizer, muitas pessoas estão doentes da alma e do corpo, porque estão presas nas marcas do passado.
Talvez nesta noite existam:
•Esposas ou maridos que foram traídos;
•Filhos que foram abandonados;
•Avós que foram esquecidos;
•Irmãos que se odeiam;
•Cunhados que não se olham.

 E isso tem causado sérios problemas, gastrites emocionais, problema de depressão, insônia, taque, cardíaco, caspa, sonolência, falta de atenção, incapacidade de memorização, suor nas mãos e pés, crise de identidade, baixa auto-estima, vicio em drogas e bebida, vicio na pornografia, desejo por sexo compulsivo, falta de confiança nas pessoas, e por fim, falta de comunhão com Jesus e a igreja. “Quando não perdoamos, é como beber um copo de veneno e quiser que o outro morra”.

3.2) Qual atitude vou tomar? Ficar sofrendo pela dureza do meu coração, ou perdoar os meus devedores assim como Deus me perdoou? Volto agora ao inicio do meu sermão, vimos que o sacrifício de Jesus na cruz, foi para nos perdoar de todas as dividas que tínhamos com Deus. Agora te pergunto, será que as dividas dos meus familiares são maiores do que as minhas contra Deus? Porque Deus me perdoa e não posso perdoar meus familiares? Você pode responder, porque ele é Deus e eu não! Mas a Bíblia diz que assim como Deus me amou e perdoou, devo amar e perdoar os meus irmãos! Os benefícios do perdão são o resgate do dialogo no meu lar, a restauração dos laços desfeitos e a cura do meu corpo e minha alma.

Existem pessoas que precisam lutar por suas famílias, restabelecer os laços o diálogo no seu lar, restaurar os laços desfeitos, assim receberão de Deus a cura para suas almas e corpo, seus lares então serão abençoados por Deus. Como vocês conseguiram isso, confessando seus pecados a Deus e uns aos outros, perdoando o pecado uns dos outros e sendo perdoados, (Veja em LUCAS 17.4), lembrando que esse processo deverá ser diário porque certamente nos lares sempre haverão problemas de relacionamento, mas se vocês perdoarem uns aos outros vocês viverão todos os dias o poder do perdão de Deus em seus lares. Amém, Deus nós abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário