quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Deus que nos toma pelo colo

Por Leandro Louzada

Isaías 46.3-4

O profeta Isaías, apresenta duas divindades da Babilônia, Bel (Também chamado de Marduk) e Nebo (Filho de Bel). Isaías descreve nos versos 6 e 7 de que maneira estes ídolos eram fabricados pelas mãos dos ourives. Depois de prontos, estes eram carregados por seus adoradores e colocados no lugar que seriam adorados. Eles precisavam ser carregados porque não podiam se mover e nem tão pouco falar. A Babilônia é tomada por Ciro, rei da Pérsia, e seus soldados passam a saquear os templos da cidade. Os deuses são carregados como de ponta-cabeça, como cadáveres, pelas ruas. Os deuses que eram carregados orgulhosamente pelos ombros, nas procisões, agora são carregados como lixo inútil, tornando-se fardo para seus adoradores.
 Deus então diz: “Eu não sou como Bel e Nebo. Não preciso ser carregado, Sou o Deus vivo e exaltado. Eu tenho carregado vocês desde que foram concebidos, e mesmo depois de velhos eu ainda os carregarei” (v.3-4). Deus carrega os nossos fardos, mas como?

 1)Guiando as nossas vidas
 Quando pegamos alguém no colo e andamos com ele, temos o poder de guiar e levar aquela pessoa para onde quisermos. Assim Deus faz conosco, quando estamos no colo de Deus, ele nos guia e conduz as nossas vidas da melhor forma possível. (Sl 68.19) O problema é que muitas vezes não deixamos Deus carregar os nossos fardos. Comentemos uma grande tragédia:

 2)Tentamos carregar Deus ao invés de sermos carregados.
 Você me pergunta, como carrego Deus? Quando você tenta manipular Deus e forçá-lo a fazer sua vontade, quando você pensa que pode andar com Deus em apenas alguns lugares...
 Os babilônicos foram humilhados, porque preferiram carregar seus deuses. E você qual será sua opção? (Leia Mateus 11.30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário