terça-feira, 17 de abril de 2012

Voltando ao fervor espiritual

Por Leandro Louzada

Texto Base: Apocalipse 3.14-22

De todas as cartas às igrejas da Ásia, esta é a mais severa. A cidade de Laodicéia era importante por sua localização, ficava no meio de grandes rotas comerciais. Era considerada o lar dos milionários, era uma cidade de banqueiros e de transações comerciais.
Ao invés da igreja transformar a cidade ela estava conformada com suas práticas. Os crentes de Laodicéia eram frouxos, sem entusiasmo, caráter e sempre prontos a comprometerem com o mundo. Eles pensavam que todos eles eram pessoas boas e por causa disso estavam conformados com sua vida espiritual.

A cidade de Laodicéia era:
•Um centro bancário e financeiro – A cidade era tão rica que não sentia a necessidade de Deus.
•Um centro de indústria de tecidos – Produzia uma lã especial e famosa no mundo inteiro. Se orgulhava da roupa que produzia.
•Um centro médico de importância – Havia uma escola de medicina famosíssima. A fabricação de colírio era o remédio mais importante fabricado por ela.
•Um centro de águas térmicas – A região era formada por três cidades: Colossos, Hierápolis e Laodicéia. Em Colossos havia uma fonte de água fria, Hierápolis quente e Laodicéia morna.
Diante deste contexto, Cristo faz um diagnóstico da Igreja de Laodicéia:

1.Falta de fervor espiritual da igreja (3.15)
O problema da igreja não era desviou teológico, nem moral, ninguém estava perseguinda a igreja. O grande problema da igreja era a apatia, a acomodação e frieza espiritual.

Na vida cristã existem três temperaturas espirituais:
I.Um coração ardente (Lucas 24.32)
II.Um coração frio (Mateus 24.12)
III.Um coração morno (3.16)

O braseiro do nosso coração deve ser cutucado, alimentado e soprado até incendiar

2.Um crente morno é pior do que um incrédulo frio (3.15-16).
Uma pessoa morna é aquela em que há um contraste entre o que diz e o que pensa ser, de um lado, e o que ela realmente é, de outro. Ser morno é ser cego à sua verdadeira condição.
“É mais honroso ser um ateu declarado do que ser um membro incrédulo de uma igreja evangélica – Arthur Blomfield.

A indiferença espiritual é pior do que a frieza.

3.A auto-confiança da igreja era falsa (3.17).
A igreja achava que era rica e era pobre. A igreja disse: “Não preciso de coisa alguma”. Por causa do seu amor ao dinheiro, tinham uma falsa segurança. A igreja não tinha consciência da sua condição.
Ela estava orgulhosa do seu ouro, roupas e colírio, mas era pobre, nua e cega. Eles achavam que estavam indo bem na sua vida religiosa, mas estavam afundados.
Eram mendigos porque não podiam comprar o perdão dos seus pecados, nus porque não tinham roupas adequadas para apresentarem diante de Deus e cegos porque não enxergavam suas condições espirituais.

4.Um crente morno produz náuseas (3.16)
Quando perdemos nossa paixão, entusiasmo e fervor, provocamos náuseas em nosso salvador. Jesus tinha mais esperança nos publicanos e pecadores do que nos fariseus.

Jesus aponta o estado que a igreja de Laodiceia estava, faz um diagnostico dela, mas agora ele fará um apelo a igreja.

1.Cristo se apresente como um camelô espiritual (3.18).
Ele não ordena, porém aconselha a igreja a “comprar dele...” E o melhor o seu preço é de graça, pois o preço já foi pago na cruz do calvário.
Há uma grande notícia para os cegos, mendigos e nus. Eles são pobres mas Cristo tem ouro, eles estão nus, mas Cristo tem roupas, estão cegos, mas Cristo tem colírios para seus olhos.

2.Cristo chama a igreja para uma mudança de vida (3.19).
Jesus disciplina e repreende pois os ama. Antes de revelar seu juízo ele demonstra misricordia. Ele nos ama, chama-nos ao arrependimento, nos perdoa e nos dá uma nova chance de recomeçar.
Devemos trocar a mornidão pelo fervor genuíno.

3.Cristo convida a igreja a cear com Ele (3.20).
Cristo estava do lado de fora da igreja, ela não tinha comunhão com Ele. De qual maneira Cristo bate a porta? Através das Escrituras, de um sermão, de um hino, de um acidente, uma doença. É preciso ouvir a voz de Jesus.

Cristo nos convoca para uma mudança de atitude, nós estamos cegos, pobres e nus, ele quer nós mudar, com o colírio espiritual, o ouro celeste e novas vestimentas. Ele diz que esta na porta batendo, igreja batista em industrial, Cristo bate agora na porta do coração de cada um de vocês, querendo produzir um relacionamento genuíno com cada um de vocês.

Fonte: Comentário Bíblico do livro de Apocalipse - Hernandes Dias Lopes

5 comentários:

  1. muito bom esse sermão, que Deus nos ajude a esquentar nossas vidas.E TE abençoe com muitos sermão com esse "obrigado",não pare Deus é contigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amém!!! Deus abençoe sua vida, obrigado por fazer parte do refúgio teológico!!

      Grande abraço, fique na paz de Jesus Cristo!!

      Excluir
  2. Varão estamos ai, gostei muito do seu texto.
    www.derlandavid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Derlan, saudade demais de você!!! Que Deus possa a cada dia nos dispertar para um avivamento genuíno!!! Abração...

      Excluir