sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A Igreja Pródiga: " E sua necessidade de Avivamento"

Por Jeff Fromholz
Num dia em que a igreja é muita parecida com o mundo, até o ponto em que você mal pode ver a diferença e aonde o filho pródigo nunca saiu de casa, nós temos a necessidade muito grande de avivamento. Muitas vezes "achamos" que alguém é crente só para descobrir mais tarde que ele não é. O que é esse negócio de "achar"? Para onde foram os dias em que nós sabíamos quem era crente e quem não era? O problema está numa igreja que professa o seu amor por Jesus, enquanto possui muitos outros amados. A igreja está, de muitas maneiras, namorando com o mundo. Ela é o filho pródigo que nunca saiu de casa. É como Jesus falou em Mateus 15:8, "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." Esse povo fala todas as palavras certas, mas é só papo furado. Eles amam os seus pecados mais do que a mim.Isso não descreve como é a igreja de hoje em dia, filhos e filhas pródigos que nunca saíram de casa? Filhos e filhas pródigos que honram Deus porque é a "coisa certa" a se fazer, mas seus corações estão longe. Filhos que de dia fazem tudo o que lhes é requisitado, mas de noite saem pela janela do seu quarto para curtir o que os seus corações desejam.O que é pior: o caso do filho que saiu de casa e mais tarde voltou arrependido ou o do filho que nunca saiu de corpo, mas o seu coração nunca voltou? Como Deus odeia religião. E isso nada mais é do que aquele espírito morto de religião. Você pode perceber o cheiro de carne apodrecendo dos numerosos crentes de quem Ele falou, "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." E por esta razão, eu declaro que precisamos de avivamento desesperadamente. As moscas estão se congregando na porta da casa de Deus.E assim nós embarcamos numa jornada de muita contenção. Avivamento, por uma razão ou outra, é a fonte de muitas discussões hoje em dia. Muitos estão hesitantes de até usar a palavra avivamento pelo medo de serem vistos como fanáticos ou, pior ainda, heréticos. Então eu ponho a questão, "Deus ainda faz avivamento?" Podemos esperar ou até ter uma expectativa de grandes avivamentos? Você pode imaginar centenas... não, milhares de pessoas se ajuntando em nenhum lugar particular simplesmente para buscar a face de Deus? Você pode imaginá-los saindo renovados, desafiados, mais apaixonados, e com uma realização maior de sua responsabilidade de ganhar os perdidos?2 Crônicas 7:14 fala, "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."Se este versículo não está falando de avivamento, então eu não sei do que está. Essa é uma clara e simples receita para o melhor bolo de presença de Deus que eu já vi. E, imagine, achamos na Bíblia.Mas, a pergunta ainda existe, "O que é avivamento?" Muitos erram em pensar que o avivamento é a salvação de muitos incrédulos. Não posso negar que isso é, sem questão, o trabalho do Espírito Santo - e é bem possível que seja um resultado de um avivamento - mas em si não é avivamento. Avivamento tem a ver com crentes, aqueles que já confessam Jesus como Senhor e Salvador. Por isso, "a"vivar. Quer dizer, "dar vida de novo." Para avivar uma pessoa morta, ele tinha que estar viva antes. Você não pode avivar uma coisa que nunca foi viva. Por esta razão 2 Cr 7:14 fala do povo de Deus, "se o meu povo," os crentes.Avivamento é um despertamento do espírito para verdadeiramente entender aonde ele está, de verdadeiramente ver o pecado em que ele está rapidamente se afundando e de reconhecer a grande necessidade do toque da renovação de Deus; uma maior convicção do pecado. Por tanto tempo a igreja tem caminhado de mãos dadas com o mundo que eu não tenho certeza se nós ainda entendemos a convicção verdadeira ou o que é arrependimento mesmo. E por isso, nós precisamos de avivamento. Nós precisamos de uma maior percepção do nosso próprio pecado e da necessidade de perdão. Precisamos ser quebrantados diante do Deus Santo.Avivamento faz uma pessoa ser desesperada, desesperada por vida, e ter uma percepção que tudo o que não é bom no seu mundo. É a hora em que abrimos os nossos olhos e nos achamos no chiqueiro desejando uma espiga de milho. É quando nos perguntamos como viemos parar ali e compreendemos que a morte está batendo à nossa porta. É a compreensão da distância em que nos desviamos longe de casa e de um desejo consumidor de voltar. E isso é o que nos pressiona a se ajoelhar e buscar a misericórdia do Deus - que não tem nenhuma obrigação de nos dar.É disso que precisamos desesperadamente. É o que o mundo precisa ver. O mundo precisa ver uma igreja quebrantada diante do seu Deus. A igreja que não é mais achada naquele estado confuso de ser parecida com aqueles que está tentando ganhar, mas, uma noiva pura e sem mancha. Isso é o que Jesus deseja ver. E por isso precisamos de avivamento.Seu coração clama por avivamento? Seu coração está quebrantado por todas as almas perdidas que estão simplesmente ocupando espaço em nossas igrejas? A necessidade por avivamento é óbvia e a maneira de conseguí-lo também é.Deus está esperando por homens e mulheres. 2 Cr 7:14 é uma promessa dada a nós. "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."Se - somente "se" - os filhos e filhas de Deus clamarem ao nome do Senhor e se humilharem e se arrependerem, então... então Ele agirá. Ele sarará a nossa terra. E o avivamento vem. Deus está esperando para a sua igreja se arrepender e voltar a Ele. E quando isso acontecer, também acontecerá o avivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário