quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quinze períodos do Antigo Testamento

Por Leandro Louzada

A Eternidade passada
Deus é eterno e ele não está sujeito ao espaço e ao tempo porque estas dimensões são de ordem criada. Deus que criou e planejou todas às coisa. E ele nos revelou a sua criação passada em Êxodo 3.14, Salmos 133.6.

A Criação
Em Gênesis 1 nos mostra tudo sendo criado por Deus, ao fim dessa criação Deus viu que tudo era bom, tudo criado por Deus era originalmente perfeito, pois o criador é perfeito, e a criação não poderia ser menos do que perfeita.

A Queda do Homem
No capitulo 3 de Gênesis vemos a queda do homem, ele escolhe desobedecer à ordem de Deus e cai em condenação que é o pecado e isso acarretou na separação de Deus e o homem.
Deus expulsa o homem do Éden, mas lhe da uma nova chance mostrando o tamanho do seu amor, que infinito ( Gn 3.21-24)

O Dilúvio
Deus mandou o dilúvio como uma forma de julgar o pecado do povo que vivia uma vida devasta.O objetivo do dilúvio era purificar a terra, e destruir todos homens, a não ser Noé e sua família, para que fosse preservada a raça humana. ( Gn 6.9 ).

Os Patriarcas
Deus escolhe Abraão para se revelar de uma forma especial a ele, isto esta dentro da nova fase do plano de Deus. Ele chama Abraão para ser pai de muitos, o chama para ele ser uma grande nação, de acordo com os propósitos de Deus. ( Gn 12. 1-3 )

Israel no Egito
Jacó e sua parentela mudaram para o Egito devido à fome que eles estavam passando em Canaã, Deus que lhes enviou.Tudo que aconteceu estava dentro dos propósitos de Deus, para salvar Israel da fome e preparar o seu povo para a promessa que ele fez a Abraão se cumprir. ( Gn 15.13 ).

Israel no Deserto
O povo de Deus é chamado para marchar no deserto a caminho da terra prometida, depois do povo de Israel ter crescido em força e em numero no Egito.
Deus usou Moises para guiar o povo, Deus proveu para o seu povo tudo o que eles precisavam, abriu até o mar para a passagem do seu povo( Ex 20.2 ).

Conquista de Canaã
A terra prometida seria entregue através de Josué aos seus pais, Josué venceu muitas batalhas naquela terra contra seus moradores e Jose tomou posse e entregou por herança aos filhos de Israel (Josué 11.23 ).

Juizes
O povo se corrompeu desobedecendo a aliança feita, cometendo pecados e vivendo na ignorância.Naqueles dias não havia rei e cada um fazia o que era correto aos seus olhos( Jz 21.25 ).

Monarquia
A monarquia surgiu devido o pedido de um rei para Samuel, ele apresentou a Deus o pedido daquele povo e Deus chamou Saul para ser rei, e ele foi ungido por Samuel( 1 Sm 10 ).
Depois do reinado de Saul, Davi assume o trono, depois de sua morte o seu filho Salomão e quem fica com o reinado.Logo após a morte de Salomão o reino é dividido em reino do sul e do norte.

Reino Dividido
Ocorreu a divisão porque Salomão se desviou dos caminhos de Deus e se rendeu a outros deuses.O sucessor de Davi foi Jeroboão que reinou sobre o reino do norte, e sobre o reino do sul ou Judá foi Roboão.

Cativeiro Assírio
Nesse período foi levantado por Deus profetas para exortar o povo ao arrependimento, mas as advertências feitas pelos profetas são ignoradas, e Israel então é destruída pela Assíria.Samaria foi tomada e Israel foi transportada para a Assíria, pelo rei da Assíria Salmoneser( 2 Rs 17.3-6 ).

Reino Solitário
Alguns de Judá ou Reino Sul andaram corretos diante de Deus e isso acarretou em glorias para Judá, mas houve um rei mal chamado Jeroão que levou o povo a pecar, assim por causa de seus pecados o reino de Judá acabou sem glórias.Devido as promessas de Deus Judá não foi completamente destruída.

Exílio Babilônico
Através de um decreto do rei Ciro o povo Judeu foi liberado para retornar a terra da promessa.O período que o povo ficou no cativeiro foi de estrema importância espiritual, foi um tratamento de Deus, foi abolido do meio do povo Judeu a idolatria e ganhou importância na vida dos Judeus as Escrituras.

Reconstrução do Jerusalém
O povo foi enviado a reconstrução de Jerusalém através do rei Ciro que foi usado por Deus.O Senhor se propôs a edificar a cidade, que se tornou santa em todos os aspectos( Nm 11.1 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário