quinta-feira, 11 de março de 2010

Salvos de quê? Para quê?

Por Leandro Louzada
Sermão pregado na Segunda Igreja Batista na Praia da Costa,dia 18 de Janeiro de 2010 no projeto louvor de verão, organizado pela Juventude Batista de Vila Velha
Texto Base:Efésios 2:8-9
Introdução: Quem aqui nesta noite que não conhece o seriado “Chapolin colorado”? Um herói cômico que veste uma roupa vermelha ridícula, usa uma marreta biônica e o seu super poder é a pílula de pirim pim pim, que o diminui. Mas o que mais caracteriza o seu personagem é a famosa frase usada pelas pessoas que buscavam socorro, e quando escutamos logo sabemos de quem se trata, que é “Oh e agora quem poderá me socorrer? E prontamente o grande herói entrava em cena.
Muitas vezes fazemos o mesmo apelo, quem poderá me socorrer?
Uma frase que me marca bastante na musica de abertura do seriado Smalville é “Alguém me salve”.
As pessoas estão gritando por socorro, clamando a salvação de sua vidas, hoje faço uma pergunta, que todos aqui, com toda certeza saberá a resposta, quem pode salvar o homem?
A Bíblia diz: Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou o céu e a terra.
Deus é o nosso socorro bem presente na hora da adversidade.
A resposta é Jesus, Ele salva e socorro o homem.
Mas o que significa ser salvo por Jesus? Como vou conseguir essa salvação? O que vou fazer depois de ser salvo?
LER E EXPOR EFÉSIO 2:8-10
"Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês,mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós"
Paulo escreve a carta aos Efésios da sua prisão em Roma, por volta do ano 62 d.C. Paulo ficou dois anos nesta cidade, criando um vinculo muito grande com está igreja, a cidade de Eféso era bastante conhecida na época, era uma província romana, possuía um porto, ou seja era uma cidade com fluxo muito grande de pessoas e financeiro, localizava-se uma das sete maravilhas do mundo antigo, a estatua da deusa Diana, conhecida como Diana dos Efésios.
O foco de Paulo ao escrever essa carta é mostrar o que é a igreja, como ela é composta,mostrar quem é o novo templo de Deus e a igreja como lugar de reconciliação.
Paulo brilhantemente mostra para o povo de Eféso e para nós Jovens e adolescentes de Vila Velha, a mensagem salvifica de Cristo.
1)De que Cristo nos salva (V.4)
1.1)“Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo”.
1.2)Cristo nos salva da morte eterna, a bíblia diz que “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”(Espiritual e moral). O pecado separa o homem de Deus. Deus disse no éden “Se comeres do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreras”. Quando Adão e Eva pecaram eles não morreram subitamente, mas perderam a comunhão plena com Deus. Cristo então veio reconciliar o homem com Deus, o castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele e pela suas pisaduras fomos sarados. Cristo então salva a nossa vida do inferno que nada mais é a ausência da presença de Deus. Como diz o cantor Lázaro “Ainda bem eu vou morar no céu” Cristo preparou um lugar no céu para cada um que for salvo por ele.
1.3)Nos dando uma nova vida terrena, a bíblia diz que “Cristo veio nos dá vida e vida em abundancia”, que Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.
Ele nos dá uma nova vida, quando somos salvo por Jesus, ele faz de nós uma nova criatura, nós tornamos cidadãos do céu, vivendo na terra, não somos Ets, Jesus disse em sua oração sacerdotal, não tire-os do mundo mas livre-os do mal. A salvação então significa total comunhão com Deus, quando temos comunhão com Deus, temos paz, alegria, consolo e conforto, teremos isso no céu e de forma obscura já vivemos isso na terra, até o dia em que veremos face a face.
1.4)A salvação engloba três pontos: A justificação, A regeneração e A santificação.
FT: Cristo nos salva da morte eterna,dá-nos uma nova vida na terra e prepara uma morada no céu. Mas como conseguimos essa salvação?
2)Vem de Deus (V.8-9)
2.1)“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”
2.2)A bíblia diz que não existe nem um justo se quer, ninguém que busque a Deus. O homem está alienado em seus pecados, seu coração só está inclinado para as coisas ruins, mentimos, colamos na prova, falamos mal uns dos outros, respondemos nossos pais. Por nós mesmos, nunca conquistaríamos a salvação. Mas Deus com sua infinita graça vem como uma pai amoroso até nós, chama-nos de filhos e nos contempla com a salvação.
2.3)Deus não nos ama por aquilo que fazemos, Ele simplesmente nos ama, não é porque eu ajudo alguém, deixo de falar mentira, de beber, fumar e fazer sexo antes do casamento que vou ser salvo, de deixar de ver revista ou site de mulher pelada, de trair minha mulher ou namorada, que vou ser salvo.
A salvação não vem de mim é dom de Deus. Então se sou salvo por Deus, não preciso fazer mais nada, estou isento de responsabilidades?
FT: Cristo nos salva da morte eterna e nos da uma nova vida, essa salvação vem somente D’Ele, para que então sou salvo?
3)Para praticar boas obras
3.1)“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
3.2)Não sou salvo pelas obras, mas para as boas obras. Nos fomos criados para fazer boas obras, somos o poema escrito por Deus. Deus está com a pluma, o papel e a tinta nas mãos, escrevendo nossa historia, as nossas atitudes e decisões definiram qual será o final do poema escrito por Deus.
Resumo prático: Oh e agora quem poderá nos salvar? Jesus Cristo, nós livra da morte eterna e nos da uma nova vida terra, Ele, somente Ele nos salva e por causa dessa salvação somos destinados para a pratica de boas obras.
Conclusão:
Quantos jovens precisam ser salvos nesta noite, talvez existe jovens que:
•Se sentem vazios, com uma tristeza que não parece ter fim; (Estatistica de suicídio no mundo e brasil)
•Está com a vida toda errada, a cada dia afunda mais na lama; (Fatalite)
•Nasceu na igreja, mas nunca experimentou a salvação de Deus; (Vem obrigado pelos pais)
Quanto jovens tem pensado que sua salvação está ligada a prática de boas obras, e vive com um peso sobre os seus ombros que não tem fim, sentindo medo de perder a salvação sempre que comete um pecado.
Quantos jovens que tem a concepção de salvação, mas que não estão produzindo nada pra Deus.
Hoje é a noite de Deus mudar a nossa história, de passar uma borracha no nosso poema e reecreve-lo com uma nova historia.
Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado?
Abrão era velho, Jacó era inseguro, Lia era sem atrativos, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Sansão era co-dependente, Raabe era imoral, Davi teve uma amante e todo tipo de problema familiar, Elias tinha tendências suicidas, Jeremias era depressivo, Jonas era relutante, Noemi era viúva, João Batista era excêntrico para dizer o mínimo, Pedro era impulsivo e temperamental, Marta se preocupava demais, Paulo tinha saúde frágil e Timóteo era jovem e tímido. Mas Deus usou todas essas pessoas, apesar de seus desajustes. Deus quer salvar e usar você!!!
Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. Que linda mensagem!...as palvras não são suficiente pra expressar como essas palavras vieram a me ajudar seguir ...........diante de uma grande tempestade.

    ResponderExcluir