segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cartas paulinas e Hebreus

Por Leandro Louzada
Este trabalho foi feito, quando estudava no STEB, Seminário Teológico Evangélico do Brasil. É um pequeno estudo de cada carta escrita pelo Apóstolo Paulo, incluindo a epístola aos hebreus, que não sabemos quem foi o autor. Creio que será de bom proveito para você! Deus te abençõe.
Epístola aos Gálatas:
Numa saudação concisa, Paulo insiste em sua condição de apóstolo enviado por um Deus e lembra seus leitores da que Cristo se entregou para nos livrar “deste mundo perverso” (1:1-5). Ele se mostra atônico pelo fato de os gálatas estarem abandonando o evangelho, um passo a que ele se opõe com veemência (1:6-10). Ele insiste em que seu evangelho lhe foi revelado por Cristo e conta que tinha sido perseguidor e que seu evangelho não poderia ter tido sua origem na mera repetição do que eles diziam(1:11-2:5). Ele indica uma divisão de trabalho, com Pedro atuando como apóstolo aos judeus, enquanto Paulo era o apóstolo aos gentios, aparentemente com implicação de que não exigiria que os gentios guardassem a lei mosaica (2:6-10). Quando, mais tarde, Pedro se retirou da comunhão á com gentios cristãos, Paulo polemizou com ele e lembrou que nem sequer os judeus eram salvos por obras da lei mas mediante a fé em Cristo(2:11-16). Pecadores que são justificados em Cristo morreram para a lei e vivem “pela fé no filho de Deus” (2:17-21).Num apelo emotivo, Paulo lembra aos gálatas que o Espírito lhes foi dado não por observarem a lei, mas com base na fé que tinham em Cristo(3:1-5). Abraão foi um exemplo de fé(3:6-9), ao passo que a lei traz sobre os pecadores uma maldição que Cristo carregou em lugar deles(3:10-14). A lei é incapaz de substituir a aliança que Deus fez com Abraão 430 anos antes; a lei foi dada até a vinda de Cristo (3:15-25). A obra de Cristo na redenção colocou os crentes na condição de filhos, e não de escravos, nessa família(4:1-7)Em sua observância da lei os gálatas estavam retrocedendo ao tipo de escravidão da qual haviam sido resgatados, e Paulo suplica uma vez mais que insistam em rejeitar o seu ensino (4:8-20). Lembra-lhes, com base nas antigas escrituras que Abraão teve um filho com Hagar (uma escrava) e um com Sara (que era livre). Isso, insiste Paulo, representa duas linhas. Ao se submeterem as exigências da lei, os gálatas estão retrocedendo á antiga aliança, embora na verdade sejam filhos da livre (4:21-31). Eles deviam viver na liberdade que Cristo conquistou para eles e não se submeter a circuncisão, que significa escravidão (5:1-12). Paulo contrasta a vida no espírito com a vida na carne(5:13-26), e então passa a instrução sobre viver correto(6:1-10).Paulo escreve de próprio punho um pungente lembrete de que nem a circuncisão nem a incircuncisão tem algum valor – mas somente a nova criação de Deus (6:11-18).
Epístola aos Tessalonicenses 1
Paulo vincula Silas e Timóteo consigo na saudação (1:1) e agradece a fé, o amor e a esperança dos cristãos da Tessalônica (1:2-3), assinalando que a maneira como haviam posto em prática a fé cristã havia feito deles um modelo para outros (1:4-10). Ele os lembra do exemplo do que ele e seus companheiros haviam dado aos tessalonicenses quando evangelizaram a cidade (2:1-12) e dá graças pela sua receptividade, mesmo quando sofreram a oposição dos judeus (2:13-16)Paulo fala de seu anseio por vê-los (2:17-20) e lembra-os de que havia enviado Timóteo até eles e de que Timóteo havia relatado que eles permaneciam firmes no senhor(3:1-10). Paulo faz uma breve oração (3:11-13, exortando seus leitores a continuarem progredindo na vereda cristã(4:1-2). Ele menciona a pureza sexual(4:3-8), o amor fraternal (4:9-10) e o ganhar o próprio sustento (4:11-12)Evidentemente alguns desses novos cristãos tinham problemas com a parúsia.Paulo lhes diz que não precisam ficar desesperançados com relação aos crentes que tinham morrido.Quando o senhor voltar, primeiro os crentes falecidos serão ressuscitados, e depois os crentes remanescentes serão arrebatados para se encontrarem com o senhor (4:13-18). Não se sabe quando tudo isso vai acontecer (5:1-3), mas eles devem viver de tal maneira que esse dia não os pegue desprevenidos (5:4-11). A carta termina com algumas exortações genéricas (5:12-27) e com a benção (5:28).Epístola 2 TessalonicensesAssim como na primeira carta, Silas e Timóteo aparecem junto com Paulo na saudação ( 1:1-2), após o que Paulo dá graças pelos tessalonicenses a permanecerem firmes (1:13-5),l fala do juízo divino sobre aqueles que os perturbam (1:6-10) e ora por eles (1:11-12). O apostolo insta-os a não se deixarem alvoroçar por pessoas que dizem que “o dia do senhor já chegou” ( 2:1-2) e, num trecho notável e difícil, trata do “homem da iniqüidade” e daqueles que o seguem (2:3-12). Ele insta os tessalonicenses a permanecerem firmes (2:13-15) e faz uma curta oração em favor deles (2:16-17). Ele pede que orem por ele e por seus colegas (3:6-13) e a desobediência (3:14-15) e com a benção (3:18)Epístola aos Corintios
1 Coríntios:
Paulo começa esta carta abordando o problema das divisões internas, ameaça que caía sobre a comunidade cristã como um sinal da incompreensão e esquecimento de determinadas afirmações básicas da fé: que a Igreja é convocada à unidade de pensamento e de parecer (1:10-17); que a única verdadeira sabedoria é a que “ Deus preordenou... para nossa gloria” (1:18-3:4) e que somente Cristo é o fundamento da nossa salvação(3:5-4:5).Em seguida, trata de orientar os seus leitores sobre outros males que já estavam presentes na igreja, mas cujo progresso devia ser impedido sem perda de tempo: uma situação incestuosa consentida pela congregação (5:1-13), questões judiciais surgidas entre os crentes e promovidas perante juízes pagãos (6:1-11), comportamentos sexuais condenáveis (6:12-20) e atitudes indignas entre os participantes do culto, especialmente na Ceia do senhor (11:17-22,27-34).Junto com todas essas instruções, a carta contem as respostas do apostolo as perguntas dos coríntios relacionadas com matrimonio cristão e o celibato(7:1-40), com o consumo de alimentos que antes de sua venda publica haviam sido consagrados aos ídolos(8:1-13;10:25-31) ou com o a diversidade e o exercício dos dons outorgados pelo Espírito Santo(12:1-14:40).Outros textos, relacionamentos com questões doutrinas e de testemunho cristão, incluem admoestações contra a idolatria(10:1-11:10) e considerações sobre os enfeites das mulheres no culto(11:2-16) e sobre a instituição da Ceia do senhor(11:23-26). Notáveis pela sua beleza e a sua profundidade de pensamento são o poema de exaltação ao amor ao próximo(12:31b-13:130 e a extensa declaração sobre a ressurreição dos mortos(15:1-58).O corpo central de 1 coríntios, que tem como prólogo uma saudação e uma apresentação temática de caráter geral(1:1-9), conclui com um epílogo que contem breves indicações acerca da oferta para a igreja de Jerusalém, mais as saudações de costumes e notas pessoais(16:1-24)
2 Coríntios:
A carta começa com uma introdução (1:1-11) que conduz ao corpo principal, dividindo em três seções (1:12-7:16;8:1-9:15;10:1-13:10), e conclui com algumas palavras de despedida e uma doxologia (13:11-14).Na primeira seção (1:12-7:16), Paulo reflete sobre o estado do seu relacionamento com a igreja de Corinto e expõe as razoes que teve para desistir do seu desejo de visitá-la (1:12-2:17). Defende apaixonadamente o seu ministério apostólico, que ele chama de “ministério do espírito” (3:8) e “da reconciliação”(5.18-20), porquanto também Deus “nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo”(5.11-6.10), e exorta os crentes a viverem limpos” de toda impureza tanto da carne como do espírito” (7.1).A segunda seção (8.1-9.15) consiste em um chamado a solidariedade para com os cristãos de Jerusalém, que estavam atravessando uma etapa difícil de necessidades materiais. É evidente, além do mais, que o apostolo confiava pouco na generosidade dos coríntios, os quais, entusiasmados a princípio com a idéia de auxiliar os crentes da Judéia, logo, chegado o momento de arrecadar a oferta, pareciam mostrar-se menos favoravelmente dispostos(8.1-15).A terceira seção da carta (10.1-13.10) surpreende pela veemência do tom empregado. O autor, voltando ao tema do ministério, defende o seu direito de ser considerado como apóstolo e de ser respeitado como o tal. Refere-se as suas muitas tribulações, afirmando que apraz por amor a Cristo, pois, como disse, “quando sou fraco, então, é que sou forte”(12.10). E, diante dos que ele chama de “tais apóstolos”(11.5;12.11),manifesta que os títulos do seu próprio apostolado são uma vida consagrada inteiramente ao serviço de Jesus Cristo.
Epístola aos Romanos
Romanos é a maior, mais rica e mais abrangente declaração da parte de Paulo sobre o evangelho. Suas declarações condensadas sobre verdades imensas soa como molas retraídas. Paulo na epístola aos Romanos une todos os grandes temas da Bíblia – pecado, lei, julgamento, destino humano, fé, obras, graça, justificação, eleição, o plano de salvação, a obra de Cristo e do Espírito, a esperança cristã, a natureza e a vida da igreja, o lugar do judeu e do não – judeu nos propósitos de Deus, a filosofia da igreja e a historia do mundo, o significado e a mensagem do antigo testamento, os deveres da cidadania cristã e os princípios de retidão e moralidade pessoal. Romanos nos abre uma perspectiva através da qual a paisagem completa da Bíblia pode ser vista e a revelação de como as partes se encaixam no todo se torna clara. O estudo de romanos é vitalmente necessário para a saúde e entendimento espiritual do cristão.
Epistola aos Filipenses
Esta epístola atesta amplamente o laço especial de amor que havia entre Paulo e os filipenses. A igreja de Filipos havia apoiado o ministério de Paulo fielmente, e a sua disposição em sofrer com ele por Cristo era uma fonte de encorajamento para Paulo. Ainda que estivesse na cadeia, a carta de Paulo ressoa com o tema “alegria”. A alegria de Paulo está fundamentada na paz de Deus, o antídoto a toda a ansiedade. Paulo afirma nessa carta que Deus e Cristo são os mesmos, a teologia de Paulo é trinitariana, confessando um Deus em três pessoas.Paulo fala do exemplo da humildade cristã, Cristo era verdadeiramente Deus, mas ele se esvaziou totalmente, abandonando seus privilégios divinos e assumindo a forma humana, ainda assim ele não deixou de ser Deus, ao contrario Cristo manifestou seu caráter divino tornando – se um ser humano. Paulo fala contra aqueles que queriam ser salvos obedecendo a lei, ele ressalta que a salvação é um dom aceitando sua própria justiça e não tentando lutar para estabelecer sua própria. Paulo vê suas glorias passadas como repulsa e agora deposita a sua confiança somente em Cristo. A carta está repleta de instruções sobre o cristianismo pratico. Somente um servo de Cristo esta livre para amar e servir aos outros. Ele ressalta que por enquanto, é no meio de lutas que o cristão experimenta alegria e poder. Certo do chamado de Deus Paulo segue para o prêmio celestial. Ele encerra dizendo que o esforço humano é exatamente a área onde o poder de Deus é manifestado.
Epístola aos Colossenses
Os cristãos a quem Paulo se dirige nesta carta estavam lutando contra uma forma de filosofia judaica de influencia grega que considerava os cristãos ainda vulneráveis às forças espirituais. Pensava – se que estas forças precisavam ser aplacadas através de veneração, através de algum tipo de ascetismo em relação a comida e bebida, e pela observação de certos déias prescritos na lei cerimonial do Antigo testamento. A epistola tem o propósito de ajudar os cristãos a entender que, para ganharem aceitação perante deus, eles precisam somente de Cristo. Deus já os aceitou em virtude de sua união com Cristo na sua morte e ressurreição. Embora exista uma maturidade ou perfeição que ainda se apresenta perante eles como alvo(1.22-23,28), em Cristo eles já estavam aperfeiçoados (2.10).
Epístola a Filemon
Filemon mostra – nos o apóstolo usando toda força pessoal para produzir uma solução cristã a um problema muito serio. O julgamento de Paulo parece ser que Filemon deveria libertar o escravo que cometeu o delito, motivado pelo amor cristão e em favor de um companheiro da mesma fé. A carta de Paulo é apaixonada, mas cuidadosamente composta para conseguir o fim desejado. O documento foi escrito por sua própria mão, e é muito mais que um exemplo de retórica. Traz – nos para perto do ministério de Paulo, tal maneira que podemos praticamente sentir seu profundo desejo de fazer com que o amor cristão seja a primeira regra da ação humana.
Epístola a Tito
Esta epístola é digna de nota por sua informação da igreja. Fornece uma longa lista de qualificações para o oficio de bispo e presbítero (1.6-9), bem como importante evidência de que os termos “ bispo” e “ presbítero” refere – se a um mesmo oficio, e não a dois distintos. A epístola mostra uma grande preocupação pela sã doutrina (1.9,13;2.1-2) e contem duas meditações teológicas maravilhosas sobre a graça que Deus oferece através de Jesus Cristo (22.11-14;3.4-7). Estas incluem afirmações sobre a segunda vinda de Cristo (2.13), sobre a expiação vicária de Cristo (2.14), sobre a regeneração pelo Espírito santo (3.5) e sobre a justificação pela graça (3.5,7). Paulo afirma a divindade de Cristo de uma forma contundente. Paulo mostra nesta carta que a conduta cristã caminha junto com a sã doutrina.
Epístola aos Efésios
A epístola aos Efésios nos mostra uma visão privilegiada do pensamento de Paulo, já que ele podia abordar uma questão sem a distração de ter de resolver uma controvérsia local. O foco de Efésios é o mistério da igreja.A igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o senhor da historia estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana (1.10-14). A igreja é uma comunidade onde o poder de Deus de reconciliar as pessoas a si próprio é experimentado o compartilhado através de relacionamentos transformados (2.1-10). É um novo templo, uma construção feita de pessoas, fundada na revelação segura do que Deus tem feito na historia (2.19-22). A igreja é um organismo onde o poder e a autoridade são exercidos segundo o padrão de Cristo.(1.22;5.25-27), e a sua mordomia é uma maneira de servi-lo (4.11-16). A igreja é um posto avançado num mundo tenebroso(5.3-17), buscando o dia da redenção final. Acima de tudo, a igreja é a noiva que se prepara para a chegada do seu amado esposo(5.22-32)Epístola a Timóteo 1 e 2
1 Timóteo
A carta é digna de nota pelo seu interesse na organização da igreja. Provê a mais longa descrição sobre as qualificações dos “bispos” ou anciãos no Novo Testamento(3.2-7), juntamente com evidência para dois tipos de anciãos: os que governam e os que ensinam(5.17). É a única descrição aos diáconos explicita no novo testamento. Na carta também contem muitos conselhos práticos sobre como um líder da igreja deve atuar. Esta carta é também digna de nota por sua ênfase na sã doutrina(1.10) e contem duas meditações teológicas a respeito da salvação que Deus oferece em Jesus Cristo(!.13-16). 1 Timóteo também inclui uma meditação poética sobre a obra de Cristo que afirma sua encarnação, ressurreição e ascensão (3.16); um prenuncio da vinda de Cristo; uma maravilhosa doxologia; e testemunho da expançao do conceito de “ escritura” além do Antigo Testamento, para incluir elementos da revelação do Novo Testamento. Na carta também contem comentários acerca das mulheres(2.9-15), que incluem uma grande seção sobre o devido cuidado com as viúvas na igreja(5.3-16), e a informação contextual que o livro provê sobre Timóteo, incluindo prováveis referencias tanto ao seu batismo quanto à sua ordenação.
2 Timóteo
Esta segunda carta cita sua mãe (Eunice) e sua avó (Lóide), identificando ambas como cristãs (1.5). Fala dom treinamento de Timóteo, desde cedo, nas Escrituras(3.15) inclui uma provável referencia a sua ordenação(1.6).Como na carta anterior Paulo mostra sua preocupação com a sã doutrina, e contem meditações maravilhosas sobre a graça de Deus, a fidelidade de Cristo (2.11-13) e a natureza e função das Escrituras(3.15-17). Há afirmações sobre salvação pela graça(1.9), eleição e sobre a inspiração divina das Escrituras(3.16). Também reafirma a ressurreiçao e a segunda vinda de Cristo. Como sendo a ultima das cartas de Paulo fornece um importante retrato sobre os últimos momentos do seu ministério de apóstolo. Sua situação era desoladora, não podia mais ansiar por um ministério frutífero e a maioria de seus amigos o havia deixado (4.10-11). Ainda assim Paulo permanecia confiante, não estava envergonhado de sofrer pelo Evangelho(1.12) e estava disposto a suportar tudo por causa dos eleitos (2.10) sabia que tinha sido fiel a Cristo e Cristo era fiel, Paulo tinha confiança naquele que no passado o havia livrado da morte(3.11) o resgataria através da morte para vida eterna (4.8,18).
Epístola aos Hebreus
O estilo literário de Hebreus e o enfoque especial no sumo sacerdócio de Cristo colocam – no a parte de outros livros do Novo testamento. Sua contribuição particular à revelação de Jesus Cristo do santuário, sacrifícios e sacerdócio estabelecidos na lei de Moisés.O autor refere – se à sua obra como uma “ palavra de exortação”(13.22). O autor repetidamente chama seus leitores a uma ativa e corajosa resposta (4.11,14,16). A exortação a perseverar na peregrinação da fé é baseada na prova do autor de que o próprio Antigo Testamento testifica a respoeito da imperfeição da aliança do Sinai e de seu sistema sacrificial, apontando, desse modo, para um novo sumo sacerdote – Jesus cristo, ele é digno de maior gloria que Moises. Os argumentos de menor ao maior(em 2.2-3;9.13-14;10.28-29;12.25) marcam uma maior graça e gloria e uma maior responsabilidade, que agora chegaram na nova aliança mediada por Jesus. Diferente dos santuários do Antigo Testamento, Jesus nos santifica pela verdadeira adoração a Deus. Ele é garantia deste melhor vínculo de aliança, porque nos liga inseparavelmente com o Deus da graça.

5 comentários:

  1. DEUS te abençoe fica com deus

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! Espero que tenha ajudado você de alguma forma. Obrigado por participar do Refúgio Teológico.
    Um forte abraço, Deus abençoe sua vida,

    Leandro Louzada

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, O estudo é muito interessante, parabéns! No entanto se você puder indicar a fonte para aprofundar a pesquisa ficarei grato.

    Carlos
    carlosprotasio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe tremendamente obrigada por compartilhar o que vc aprendeu, isso é demontrar dicipulado Cristão

    ResponderExcluir
  5. Ótimos ESTUDOS, Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir