terça-feira, 3 de junho de 2008

Pensadores Modernos IX

Fazer e Gerar
Por C.S.Lewis
Muita gente me aconselhou a não dizer o que vou lhe dizer neste último livro. Todos me diziam: "O leitor comum não quer saber de Teologia; apresente-lhe uma religião simples e prática". Rejeitei este conselho. Não subestimo o leitor. Teologia significa "ciência de Deus", e penso que quem se dispõe a refletir seriamente acerca de Deus gostaria de ter em mãos as idéias mais claras e precisas sobre Deus. O leitor não é uma criança, por que deveria ser tratado como tal.
De certo modo, entendo muito bem por que algumas pessoas não querem saber de Teologia. Lembro-me de uma vez, quando fazia uma palestra na Força Aérea, que um velho e experiente oficial levantou-se e disse: "Não sei para que serve todo esse palavreado. Mas saiba que também sou um homem religioso. Sei que existe Deus. Eu o senti quando estava sozinho, no deserto, à noite. Senti o grande mistério. E essa é a razão por que não acredito em todos esses seus pequenos dogmas e fórmulas sobre Deus. Para quem se encontrou com o ser verdadeiro, tais coisas se parecem tão mesquinhas, pedantes e irreais!"
Ora, num certo sentido concordo inteiramente com essa pessoa. Creio que provavelmente ele tenha tido uma experiência real com Deus no deserto. E ao se voltar dessa experiência para as crenças cristãs, penso que ele sse voltava de algo real para menos real. Assim, também, quem estiver na praia, olhando para o oceano Atlântico, e depois ir em busca de um mapa do Atlântico, também estará se voltando de algo real para algo menos real: das ondas do mar para um pedaço de papel colorido. Mas aí que está. O mapa é reconhecidamente só papel colorido, mas há duas coisas que devemos lembrar a este respeito. Em primeiro lugar, ele baseia-se no que centenas e milhares de pessoas descobriram navegando o Atlântico de verdade. Neste sentido, possui atrás de si milhares de experiências tão reais como a da praia; apenas que, enquanto a da praia é apenas uma vista rápida, individual e isolada, o mapa reúne todas aquelas experiências. Em segundo lugar, para quem quer ir a alguma parte, o mapa é totalmente necessário. Para quem esteja interessado em apenas dar passeios na praia, a visão de todo o cenário, com os próprios olhos, é muito mais agradável do que ver um mapa. Mas este será de muito valia do que os passeios na praia para quem queira ir a outro continente.
A Teologia é como o mapa. Só estudar e refletir sobre as doutrinas cristãs, e ficar nisso, é menos real e menos emocionante do que o que aconteceu com o meu amigo no deserto. As doutrinas não são Deus; são apenas uma espécie de mapa. Mas baseia-se na experiência de um grande número de pessoas que estavam realmente em contato com Deus; experiêmcias que, comparadas com quaisquer emoções ou sentimentos devotos que nós mesmos possamos ter, tornam tais emoções e sentimentos muito elementares e até mesmo confusos. Em segundo lugar, quem deseja ir mais longe, precisa fazer uso do mapa. Como se vê, o que aconteceu aquele homem no deserto pode ter sido real e, sem dúvida, empolgante; mas, é daí? Essa experiência não o levou a nada. Esta é a razão pela qual uma vaga religião, esse negócio de sentir Deus na natureza, e assim por diante, é tão atrativa. É só emoção, sem nenhuma ação; é como olhar ondas, na praia. Mas não chegaremos a outro continente estudando o oceano Atlântico dessa forma, assim como não obteremos a vida eterna se ficarmos simplesmente sentindo a presença de Deus nas flores ou música. Nem iremos a parte alguma só olhando os mapas, sem irmos para o mar. Tampouco estaremos muito a salvo se entrarmos no mar sem um mapa.
Em outras palavras, a Teologia é algo bem prático: principalmente agora. Antigamente, quando o nível de educação era bem baixo, quando não se discutiam tais assuntos, talvez fosse possível viver com poucas simples idéias sobre Deus. Mas agora não é assim. Todo o mundo lê; todo o mundo participa de debates. Consequentemente, não dar atenção para Teologia não significa não ter idéias a respeito de Deus. Significa ter muitas idéias erradas, más, confusas, superadas. Com efeito, um grande número de idéias erradas acerca de Deus que passam por novidades são simples idéias que os verdadeiros teólogos consideraram séculos atrás, e rejeitaram. Crer na religião popular moderna é um retrocesso; é como pensar qua a terra é plana.
Fim!
Todos os estudos foram retirados do livro:
LEWIS.c.s.Cristianismo puro e simples.São paulo:Abu,1997.
Palavra do editor
Caros leitores do refúgio teológico, a série "Pensadores Modernos", chega ao fim. Foram dias de profundo aprendizado e unção. Deus usou estes homens para falar aos nossos corações. Mas posteriormente, outras séries virão, com outros grandes pensadores. Um conselho que faço para vocês: Leiam livros dos pensadores que estudamos, são obras maravilhosas, que com toda certeza irá abençoar a vida de vocês.
Um abraço Leandro Louzada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário