quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Não julgue antes de saber a veracidade dos fatos


Por Leandro Louzada

Texto base: Atos 11.1-18

Cornélio e todos que estavam em sua casa, receberam a mensagem do Evangelho, foram selados pelo Espírito Santo e batizados nas águas.
A mensagem do Reino ultrapassou os judeus chegando aos gentios.
Mas como essa notícia chegou aos ouvidos dos judeus? Lembrando que era proibido um judeu ter contato com um gentio, mas agora um judeu não só teve um contato, como pregou o Evangelho que até então era só dos Judeus e ainda ficou hospedado na casa do gentio Cornélio. Imagine como essa notícia chegou aos líderes da igreja de Jerusalém.
Vejamos como chegou e de que forma Pedro explicou seu contato com os gentios:

1)      A notícia chegou através do boca a boca (v.1-2).

As pessoas ficaram sabendo do ocorrido e começaram a espalhar a notícia, o verdadeiro telefone sem fio.
Os cristãos de Jerusalém, ficaram sabendo que alguns estrangeiros que não eram judeus agora eram parte da comunidade cristã.
Quantas vezes escutamos uma conversa sobre alguém, ou algum fato que certa pessoa estava no meio e logo começamos a repassar tal fato, sem saber ao certo o que aconteceu.
Quando a notícia chega baseada em boatos e disse me disse, acaba resultando:

2)      Alteração dos fatos e julgamento precipitado (v.3)

Logo que Pedro voltou para Jerusalém, os líderes vieram pra cima dele, pois sabiam de tudo que aconteceu na casa de Cornélio. Mas eles sabiam tudo não através de Pedro ou de seus amigos residentes em Jope que o acompanhou até a casa do centurião, e sim de terceiros que não presenciaram os fatos.
Os líderes de Jerusalém, cheios de razão, respaldados por conversinhas de terceiros falaram para Pedro: “O que você pensa que está fazendo, envolvendo-se com essa gente, comendo o que é proibido e arruinando nossa reputação?
Estavam fazendo um julgamento precipitado, ao invés de dialogar e perguntar a Pedro sobre as conversas que chegaram aos seus ouvidos, julgaram o mesmo de forma precipitada.
Muitas vezes caímos neste erro, julgamos as pessoas de forma precipitada, ao invés de chamá-las para esclarecer os fatos, as condenamos. Procure saber o que aconteceu antes de fazer juízo sobre alguém.
Diante disso, Pedro respondeu os líderes de Jerusalém, mas como será que foi sua resposta?

3)      Pedro respondeu com mansidão, humildade e sabedoria (v.4.17).

Pedro não discutiu, não brigou, não ficou com raivinha, não ficou se fazendo de vítima, porém teve mansidão, humildade e sabedoria, ele sabia que tudo que estava acontecendo era novo, pois ele mesmo ficou surpreso com aquele acontecimento, também sabia que tudo poderia se perder, Pedro mais uma vez é quebrado por Deus, pois o mesmo era muito temperamental, agia por impulso, agora se controla e responde explicando o que de fato havia acontecido:

·         Recebeu uma visão de Deus (v.4-10);
·         Recebeu uma ordem de Deus (v.11-12);
·         Recebeu uma preparação de Deus (v.13-14);
·         Tudo que aconteceu foi mediante a ação de Deus (v.15-17).

Precisamos aprender com Pedro, quando você for caluniado, quando levantarem boatos sobre sua conduta moral, quando falarem inverdades acerca de algum fato que presenciou de longe ou pegou o bonde andando. Não vingue, brigue, xingue, porém tenha mansidão, humildade e sabedoria, assim Deus abençoará a sua vida e da (as) pessoa (as), que falou aquilo que não tinha certeza, conversas frutos de fofoca.
Conclusão: Devido a conversas de terceiros, Pedro foi julgado precipitadamente pelos líderes de Jerusalém, mas com mansidão, humildade e sabedoria o mesmo explicou tudo que havia acontecido e o resultado da sua explicação está no verso 18: “Ao ouvir o relato, eles ficaram quietos e, em seguida, começaram a louvar a Deus: “Então aconteceu! Deus se manifestou a outras nações, abrindo para elas o caminho”. F.F Bruce diz: “... pararam de criticar e começaram a louvar”.
Os líderes descobriram que os fatos não era bem aquilo que ouviram de terceiros. Imagina se Pedro não explica, como ficaria a evangelização dos gentios sem o apoio de Jerusalém, cidade do berço da fé?
Muitas vezes somos faladores, como as pessoas que contaram aos líderes de Jerusalém, outras vezes somos como os líderes que recebem como verdade aquilo que pessoas ouviram falar e ainda outros são como Pedro, são julgadas, condenadas e injustiçadas, mas mesmo assim agem com mansidão, humildade e sabedoria.
Como estamos agindo diante dos fatos narrados e explicados acima? O que precisamos mudar para sermos mais parecidos com Cristo?
Não julgue antes de saber a veracidade dos fatos! 
Deus abençoe nossas vidas e nos ajude a sermos pessoas melhores a cada dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário