sexta-feira, 24 de junho de 2011

A liberdade anunciada por Paulo - exegese de 1 Corintios 8.7-13 - 1 Corintios 9 e 10

Por Leandro Louzada

1 Corintios 8

V.7-13 - Paulo fala que aqueles que não tem a mesma base dos fortes participam dos banquetes sem consciência.
A ligação temática entre 1 Co 8,9 e 10 é o tema da liberdade anunciada por Paulo no capítulo 8. O princípio da liberdade começa no 8, volta no 9, mas agora mos versos de 7 à 13, vai discutir acerca do seu ministério. A liberdade aqui nestes versos, está no sentido de não ter que dar satisfação aos outros. Paulo não se sentia preso a nada, somente em realizar a sua tarefa missionária.
Em Corintios existia um ataque contra o apostolado de Paulo, ele sempre teve opositores em sua caminhada, muitos não concordavam com sua visão acerca dos gentios, alguns queriam que Paulo ficasse mais próximo do judaísmo, o maior problema de Paulo com os judeus era a acusação de não mais valorizar a lei. Não que ele deixou de valorizá-la, para ele a lei não era o caminho da salvação.

1 Coríntios 9

V.1-12 - Paulo comaça falando das coisas que tem direito mas abre mão, inclusive do sustento. Em Corinto Paulo não aceitou dinheiro, na sua segunda carta aos corintios até pediu dinheiro, mas era para levar aos pobres da judeia, o apostolo não queria ficar escravizado pelo povo. Os filosofos de Corinto eram financiados pelo povo e falava o que o povo queria ouvir, Paulo achava que se recebesse ajuda financeira o seu discurso ficaria preso não podendo falar o que pensava e julgava ser o certo.
Talvez ele não se enquadrou no modelo que eles queriam, de alguma forma entrou em conflito com as pessoas de Corinto. Como um pastor que recebe 51% de votos da sua igreja para se mater nela, sabendo que 49% não aprovavam a sua permanência. Paulo estava mais ou menos assim em Corinto.
Paulo começa o capítulo com algumas perguntas retóricas. Faz uma comparação com fatos da vida diária, depois cita a lei, usando a imagem do boi para ilustar os missionários. Mostra o direito de ganhar o seu sustento, pois estava pregando e gastando o seu tempo com o povo de Corinto, mas diz que abriu mão de tudo que merecia receber.
V.13-18 - Paulo não era contra o obreiro receber o sustento. Não estava falando sobre o dízimo, lembrando que o dízimo não era comum na igreja primitiva, mas no NT existe a idéia de que todos aqueles que participam da comunidade tem a obrigação de contribuirem com a mesma. No texto grego (original do NT), a palavra oferta não existe, mas não anula a diaconia dos santos e o serviço. Paulo recebeu donativos dos filipenses, ele disse que recebeu como oferta e sacrifício ao Senhor, o sentido da entrega das ofertas é ajudar o próximo. A contribuição é um princípio bíblico, em Hebreus, o dízimo de Abraão entregue a Melquisedeque quer mostrar que o maior deve servir o menor. Por isso a contribuição deve ser entendida como a igreja contribuindo para o suprimento dos necessitados. Nenhum momento Paulo nega a contribuição merecida do obreiro.
Paulo agora vai mostrar sua contextualização, com diferentes classes, visando à pregação do evangelho.
No final do capítulo 9, Paulo diz que tem direitos, mas abre mão destes direitos para manter-se livre para anunciar o evangelho. Para concluir este capítulo auto biográfico que ao mesmo tempo é a defesa do seu ministério, Paulo vai usar a figura de um atleta.
Neste contexto, que Paulo discute o seu ministério, qual é a importância da figura do atleta? O que essa imagem do atleta passa? O que podemos associar?
Paulo usa a ideia da disciplina, não existe atleta sem disciplina, mas também não existe atleta sem uma meta, Paulo tinha disciplina e metas. Mas a imagem que mais define um atleta é sua motivação de seguir a disciplina para alcançar a sua meta. Sempre que Paulo usa a figura de atleta usa em momentos de conflitos.

1 Corìntios 10

V.1-5 - Paulo vai falar dos privilégios que Israel tinha, a palavra "todos" aparece cinco vezes)
V.6-11 - Paulo mostra os cinco erros que Israel teve que foram cobiça, imoralidade, idolatria, colocar Deus a prova e murmuração.
V.12-13 - Paulo aproxima este texto a situação dos Corintios. Fala que o excesso de confiança pode levar o homem a queda. Eles tinham uma boa teologia, mas nem tosos pensavam igual, eram fracos, eles deviam ter o respeito, por exemplo não comendo carne com aqueles que sacrificavam carnes aos ídolos.
Paulo faz uma crítica pesada, alguns não estavam distinguindo o que era ou não corpo de Cristo. A comunidade cristã deveria incluir as pessoas e não excluí-las, pois nas reuniões (cultos) somente alguns participavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário