quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A conversão de Cornélio e a mudança de mentalidade de Pedro – Parte I


Por Leandro Louzada

Texto base: Atos 10.1-8

Pedro acabará de resolver com ousadia aos desafios da doença e da morte, e agora, como responderá e resolverá os problemas da discriminação racial e religiosa?
Em Atos 9.43, Lucas relata que após a cura de Enéias e a ressurreição de Tabita, Pedro ficou por um grande tempo na casa de um curtidor chamado Simão.
Ser um curtidor significava trabalhar com animais mortos, transformando suas peles em couro. Para os judeus, essa pratica era imprópria para fé judia e todos que praticassem esse ofício seriam considerados cerimonialmente impuros.
Mas Pedro não importa com isso, ele se hospeda na casa deste homem, Deus já estava começando a trabalhar no coração de Pedro, esse era o ponto de partida para o apóstolo entender que a fé em Cristo ultrapassa os muros religiosos e raciais.
A seguir veremos o chamado de Pedro para pregar aos gentios, precisamente a Cornélio.
Jesus deu “as chaves do reino” para Pedro, e o mesmo as usou para abrir o reino de Deus para os judeus, depois aos samaritanos e agora as usará novamente para abrir o reino aos gentios, através da conversão e batismo de Cornélio o primeiro gentio a se converter ao cristianismo.
Mas você me pergunta quem foi Cornélio?
Cornélio era um centurião que estava servindo na cidade de Cesaréia, nesta cidade ficava uma guarnição romana. Este homem era um centurião da coorte, chamada italiana. A coorte consistia em seis centúrias, dez coortes formavam uma legião, então ser um centurião significava ser líder de cem homens, ou seja, Cornélio tinha um cargo que corresponderia a um capitão.
Cornélio também era um homem exemplar um bom pai de família, todos da sua casa eram piedosos, era generoso, ajudava os necessitados, era um homem de oração e temente a Deus. Porém Cornélio não era judeu, talvez fosse um “quase judeu”, tinha aceitado o monoteísmo e os padrões éticos dos judeus, mas não era circuncidado, embora tivesse um bom testemunho de toda a nação judia, era um gentio, um estranho excluído da aliança de Deus.
Entretanto, o propósito de Deus era abençoar todas as famílias da terra (Gn 12.1-4). Os salmistas e profetas predisseram isso:

Salmo 22.27-28: “Lembrar-se-ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações”.
Isaías 42.6: “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios”.
Joel 2.28: “E acontecerá, depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne...”

O grande problema foi que o povo de Israel distorceu a doutrina da eleição, transformando-a em doutrina do favoritismo, assim consideraram os gentios como “cães”, criaram um preconceito racial e religioso, ao ponto de um judeu não poder entrar na casa de um gentio e  ter qualquer tipo de relacionamento com eles era proibido. Nenhum judeu sentava para comer com um gentio.
Havia grande preconceito por parte dos judeus aos gentios e isso precisaria mudar, em atos 10 veremos como se iniciou essa mudança:

1)      Pedro foi o instrumento usado por Deus

Cornélio é instruído por um anjo para mandar buscar Pedro. Interessante é que o anjo diz que as esmolas e orações de Cornélio haviam subido até Deus, mas isso não bastava. O centurião era um homem zeloso de boas obras e oração, mas ainda não havia recebido o Espírito Santo, ou seja, ainda não tinha tido um encontro com Jesus Cristo.
Mas como ele encontraria Cristo? Através da vida e testemunho de Pedro, Deus poderia muito bem usar o anjo para explicar o evangelho do Reino para o centurião, porém Deus preferiu usar Pedro.

2)      Cornélio um homem que estava acostumado a dar ordens agora estava recebendo ordens

Um anjo apareceu a Cornélio e deu a seguinte ordem, mandar mensageiros a Jope, que ficava cerca de 51 quilômetros seguindo pelo litoral sul, da sua residência, para buscar Pedro que estava hospedado na casa de Simão o curtidor.

Podemos aprender algumas coisas neste texto:

1)      Deus salva quem ele quer;
2)      A piedade e prática da oração não podem me salvar;
3)      Você é instrumento nas mãos de Deus;
4)      Todos os homens devem se dobrar diante de Deus.

Todos esses acontecimentos preparam o cenário para o que se segue, as perguntas que ficam no ar são: Como Deus lidaria agora com Pedro? Como ele conseguiria se livrar do preconceito racial e religioso? Veremos a conversão de Cornélio, mas precisamente a transformação da mentalidade de Pedro.
Fique atento aos próximos estudos.

17 comentários:

  1. Oi amado fiquei feliz em ler seu artigo, foi boa sua observação da obra que Deus estava fazendo na vida de Pedro quando ele aceita hospedar na casa de Simão, não havia atentado para o detalhe do que ele fazia. Que Deus o abençoe grandemente juntamente com sua igreja em Flor do Campo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como é totalmente viável um militar servir a Deus na Pessoa de Jesus Cristo , ambiente h
    ostil mas o coração temente a Deus

    ResponderExcluir
  3. Como é totalmente viável um militar servir a Deus na Pessoa de Jesus Cristo , ambiente h
    ostil mas o coração temente a Deus

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Deus o abençoe cada vez mais

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Deus o abençoe cada vez mais

    ResponderExcluir
  7. Amei seu estudo, abriu de mais a minha mente, jesus te abençoe e te acrescente a cada dia sabedoria ❤

    ResponderExcluir
  8. Muito bom , explicou direitinho. Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Por meio, de seus estudos se percebe com qual cuidado soube avaliar muito bem o que essa passagem representa, na vida de um cristão. A forma peculiar com que descreve a pessoa de Cornélio permite nos conhecer um pouco mais desse notável personagem.

    ResponderExcluir
  10. VC É UM ESTRUMENTO IMPORTANTE NAS MÃOS DE DEUS! SEUS ESTUDOS TEM ME AJUDADO MUITO EM MINHAS AULAS NA EBD! SOU PROFESSOR DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TERESINA PI.
    (SEU TEMA FICOU BEM CLARO QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS)

    ResponderExcluir
  11. Deus não quis usar o anjo. Mas usou um homem como nos. Assim e para nossos dias . Ele quer que sejamos o seu instrumento. Parabéns pelo estudo. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Amém que linda as mensagens contida neste estudo; Deus abençoe o idelisador desse lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Deus seja louvado...Muito bom estudo.que Deus continue lhe usando assim como usou Pedro.

    ResponderExcluir
  14. A bíblia diz que tudo é possível ao que crê,e Cornélio tinha essa fé,a bíblia diz que todo aquele que vai á ele dimaneira nenhuma ele lançará fora,e á fé vem pelo ouvir,e o ouvir a palavra de Deus, então Cornélio era um homem que jejuava e orava a Deus e Deus enviou o anjo pra Cornélio pra pra receber através do anjo que Deus se agradava da oração e jejum e sua generosidade, Deus usou Pedro pra Cornélio pra mostrar que Deus não faz asscepicao de pessoas, e tudo isso era para o plano de salvação na vida de Cornélio e na sua casa, para que o nome do senhor Jesus Cristo fosse glorificado, assim é na vida de todos os que crê em Jesus, aquilo que é impossível aos nossos olhos é possível para Deus, operando ele quem impedirar o agir de Deus, na vida de todos os que ele escolheu, fica na paz do senhor Jesus Cristo, e a graça do nosso senhor Jesus Cristo e as misericórdia são as causas de nós não sermos consumidos, elas se renova a cada manhã.

    ResponderExcluir