segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Teologia da prosperidade e o budismo

Por Leandro Louzada

São duas propostas distintas, mas em um ponto elas se identificam na busca por resposta do sagrado.
Na teologia da prosperidade é oferecido aquilo que todas as pessoas anseiam: dinheiro, saúde e felicidade. Pessoas humildes que estão oprimidas pelos percalços da vida, são desafiadas a acreditarem no deus mercadológico que pode mudar ou resolver todos os problemas cotidianos.
Pessoas convertem-se a Jesus, muitas vezes a um outro Jesus, que não é apresentado na Bíblia, são ensinadas ou melhor, manipuladas a viverem intensamente para a igreja entregando todos os seus bens para Deus, pois Ele multiplicará tudo que entregarem.
O resultado desta teologia é semelhante o que acontece na mega-sena, milhões de pessoas fazem suas apostas, entregam suas finanças para tentarem melhorarem de vida, mas apenas uma ou algumas levam a “bolada”. Pessoas entregam seu “dízimo e oferta” esperando serem contempladas pela mega-sena de Deus, mas pouquíssimas conseguem. As que são contempladas só servem de objeto de divulgação e as que perdem são desprezadas, ficam mais pobres e oprimidas ainda levam a culpa por segundo os manipuladores, não tiveram fé.
O Budismo oriental é uma expressão religiosa que visa o bem estar do ser humano. Uma luta desesperada pelo encontro do verdadeiro eu, a contemplação da natureza, fluindo uma meditação genuína, capaz de encontrar respostas a todos os questionamentos da vida.
Baseado no que acredito este pensamento é limitado, pois enfatiza o conhecimento e reconhecimento da humanidade ou indivíduo. Essa busca ficará sem respostas até a morte. Não podemos encontrar respostas e sabermos quem de fato somos se não reconhecermos quem é Deus.
Quando reconhecemos que Deus é o criador e governador de toda criação inclusive dos humanos conseguiremos enxergar que somos nada além de pó, como diz o salmista Davi, no salmo 90.
Depois de compreender quem é Deus, que nos leva a compreender quem somos nós, poderemos meditar e contemplar as belezas da criação, glorificando o criador com nossas atitudes, saindo do estado de isolamento, para vivermos em comunidade.
A Teologia da prosperidade e o budismo buscam dar respostas para questionamentos e angústias da humanidade, por mais bem elaborado que sejam, suas ações nunca conseguirão chegar a estas respostas, pois só o Deus todo poderoso pode nós dar, quando relacionamos com Ele sem interesses, sabendo de fato quem Ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário