quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ser pastor é... Uma exegese de 1 Coríntios 4.1-2

Por Leandro Louzada

A Palavra de Deus em II Co 5:18-19 diz que Deus nos chamou para o ministério da reconciliação e que somos Embaixadores d’Ele aqui na terra.
Todos os salvos por Cristo têm o dever de anunciar as boas novas de Jesus, o próprio Cristo disse: “Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura, ensinando-os a guardar todos os meus mandamentos”. E disse mais a seus discípulos: “Esperem o Espírito Santo, quando vier sobre vocês, vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria até os confins da terra”.
Os irmãos em Cristo também têm o dever de cuidar uns dos outros, ao ponto de amar o próximo como a si mesmo. Os primeiros cristãos tinham tudo em comum, cuidavam uns dos outros conforme a necessidade de cada um.
O Filhos de Deus também tem o dever de cuidar do planeta terra, uma responsabilidade entregue no éden a Adão.
O dever dos salvos então é proclamar o evangelho, discipular, cuidar uns dos outros, tanto os dentro como os de fora e zelar pelo mundo que vivem.
Mas como as pessoas aprenderão a fazer todas estas coisas? Como serão conduzidas a prática das boas obras?
A Bíblia diz que Deus escolheu alguns homens para tal função e denominou estes homens de pastores. O Pastor nos tempos antigos eram aqueles que conduziam seu rebanho pelo caminho certo, que cuidava das feridas das ovelhas (animais típicos daquele tempo), alimentava o seu rebanho e fazia tudo que fosse necessário para a sobrevivência dele.
Deus então usa este mesmo adjetivo para definir aquele homem que recebe a responsabilidade de cuidar do rebanho de Deus.
A Bíblia faz algumas definições e requisitos para a função pastoral:
Ler textos:

•Qualificações dos pastores I Tm 3.1-7;
•Vida de oração I Tm 2.1-2;
•Firmado na sã doutrina I Tm 4.6; II Tm 2.15;
•Padrão para os fieis I Tm 4.12; Tt 2.7

Mas o texto que define melhor o que é ser pastor é I Co 4.1-2,
A igreja de Corinto estava passando por grandes problemas doutrinários, um deles era o chamado culto a personalidade, uns estavam seguindo Paulo, outros Apolo, outros Cefas. No capítulo 3 Paulo faz duas perguntas, quem é Paulo? E quem é Apolo? Ele mesmo responde dizendo Diáconos (Servos), apenas instrumentos nas mãos de Deus. Paulo plantou, foi o fundador da igreja, Apolo regou, ficou ensinado na igreja. Mas o crescimento veio de Deus. Ou seja, Paulo quer mostrar que a igreja não era de um ou de outro, mas a igreja é exclusivamente de Deus.
Paulo no v.9 vai dizer que nós somos cooperadores de Deus, aqueles que trabalham juntos de Deus. Ele tira o foco do homem no v.5, mas agora afirma que a obra de Deus precisa dos homens para caminhar.
A partir do v.10 Paulo vai mostrar a responsabilidade da igreja com relação ao ensino. Mostrando através da analogia com ouro, prata, pedras preciosas, feno, palha e madeira que a igreja é responsável pelo ensino adotado, o fundamento já está posto, Jesus Cristo e o fogo provará a doutrina ensinada.
Paulo então afirma que a igreja é o santuário de Deus e se alguém destruí-la, Deus destruirá tal.
Depois de mostrar que a igreja é exclusivamente de Deus, que os pastores são cooperadores de Deus, e que a igreja tem uma grande responsabilidade em ensinar as verdades do reino, Paulo vai mostrar com duas palavras o que é de fato ser Pastor.

1 Coríntios 4.1-2
"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel".

1)Ministro de Cristo – Servidor – upereta
Paulo diz que o pastor deve ser considerado como ministro de Cristo. Interessante é o significado desta palavra no grego, língua original do NT. No grego diz que os homens deveriam considere-los (pastores) como uperetas de Cristo. O upereta era aquele que levava o livro da lei na sinagoga, sua função era a mais insignificante na sinagoga, eles eram os servidores da sinagoga, era o mais humilde da sinagoga.
O pastor é um upereta de Cristo, sua função é de servo, deve ser o menor de todos. Importa que o Senhor cresça e eu diminua. O pastor não busca fama, riquezas, poder, não é um ditador, manipulador, curandeiro, pop star gospel, é simplesmente servo. O upereta tem a função de humildade e está função que todo pastor deve exercer, não uma falsa humildade, mas aquela genuína que vem de Deus, tomando como exemplo Cristo, que se fez carne, viveu entre nós e morreu por nós.

2) Administrador da Igreja – Despenseiro – Oikosnomos
Primeiro Paulo mostra que o pastor é um ministro de Cristo, upereta, servo, o menor da comunidade. Agora ele mostra que o pastor é um despenseiro, no grego, oikosnomos, que significa mordomo. O mordomo é aquele que administra a casa do seu senhor, ele é o representante do seu senhor, tem a confiança dele de tomar todas as decisões para o bom andamento da casa. Uma das principais funções do mordomo é a distribuição do alimento na casa, ele verifica a dispensa, a preparação do alimento e a forma que a refeição é servida. Paulo usa a figura do mordomo para mostrar que o pastor é o administrador da Igreja, ele não é o dono da Igreja, mas tem a função de colocar ordem na “casa”, distribuindo bem a Palavra de Deus (alimento) para os membros da “casa”.
Por isso o mordomo tem a função de fidelidade, honestidade e retidão. São homens que recebem total confiança de seus senhores para administrar a suas casas. Deus confiou a sua igreja aos pastores, mordomos de Cristo, para administrarem a Igreja de Deus com fidelidade, honestidade e retidão.

Que todos os pastores possam ser uperetas e oikosnomos de Cristo,aqueles que carregam o Livro da Lei e que administram bem a Igreja de Cristo,pois assim exercerão a função pastoral com excelência.

2 comentários:

  1. Excelente Artigo , Sou Professora de EBD e este estudo veio enriquecer a nossa aula ! Deus abençoe mais e mais .
    Pra. Heliana Gomes

    ResponderExcluir
  2. Excelente Artigo , Sou Professora de EBD e este estudo veio enriquecer a nossa aula ! Deus abençoe mais e mais .
    Pra. Heliana Gomes

    ResponderExcluir