quinta-feira, 14 de julho de 2011

A pregação Bíblica de João Calvino - 10 marcas distintas da sua pregação

Por Leandro Louzada

João Calvino foi um grande reformador do século XVI, um conhecido, ensinador, comentarista, um homem de liderança, o reformador mais influente.
Acima de tudo ele era um pastor. No seu ministério pastoral ele era um pregador. Em toda história ninguém deu-se tanto ao púlpito como calvino, no aniversário de 400 anos de Calvino, disseram que ele era o grande pregador de Genebra. O foco do seu ministério foi a proclamação do evangelho.
SE Deus chamou você para ser um pastor, Ele te chamou para ser um pregador, o pastor deve alimentar o seu rebanho. Spurgeon disse: "Se Deus me chamou para ser um servo, porque quero ser rei". O pastor é um servo que tem o dever de anunciar o evangelho com excelência.
Mas quais são as marcas da pregação de Calvino? Vejamos quais são as 10 marcas distintas da pregação de Calvino.

A primeira marca é:

1) Conteúdo Bíblico
João Calvino esteve firme no princípio da sola Scriptura, somante a Escritura. Calvino acreditava que o pastor não tem nada a dizer que não seja a Palavra de Deus. O ministro não pode andar fora da Palavra. O homem que não inclina-se para a Bíblia deve ser retirado do ministério, Calvino disse: "No momento que o homem afastasse por um momento da Bíblia, restava a ele pregar mentiras". Packer disse: "Para Calvino a mensagem é soberana sobre a congregação e ao pastor".
Devemos as Escrituras a reverência que devemos a DEus. O ofício do ensino foi dado ao pastor, com o propósito de Deus ser ouvido.

Amanhã a segunda marca: EXPOSIÇÃO SEQUENCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário