quarta-feira, 9 de abril de 2008

O chamado da Igreja

Por Leandro Louzada
Todos os dias nos deparamos com tragédias, epidemias, desastres naturais, injustiças, morte brutais. Paro para pensar a missão da igreja de Cristo aqui neste mundo.
Me lembro do chamado de Deus para Abraão: “Sai da sua terra, da sua parentela e vai para cidade que eu te mostrarei”, e concluo que o nosso chamado é: Social, espiritual e Cultural.
Social porque Deus mandou Abraão sair da sua terra, da sociedade que ele vivia. Espiritual porque ele chamou-o para adorar somente um Deus, e Abraão era politeísta. Cultural porque Abraão foi chamado para ir para um lugar que a sociedade tinha uma cultura diferente da sua.
O chamado da igreja é espiritual porque ela tem que levar as boas novas de Cristo, evangelizar e discipular os indivíduos, mostrar que o verdadeiro caminho a ser seguido é Jesus Cristo.
Mas também o chamado da igreja é cultural, ela tem que sair das quatro paredes do “templo” que cantam louvores e aprendem a palavra, e ir aos povos, introduzir a cultura cristã, sem esquecer que introduzir a cultura cristã não está ligada a vandalismo, imposição, falta de respeito. Mas usar os artifícios que existem em cada cultura para explicar o evangelho. Como Jesus fazia com as parábolas.
E o chamado da igreja é social, devemos levar a palavra, e o pão. Isso me faz lembrar o discurso de Jesus, para milhares de famintos espirituais e físicos, Jesus sacia a fome espiritual deles, quando a noite estava chegando os seus discípulos mandaram Cristo despedir a multidão, para irem as aldeias vizinhas procurarem comida. Mas Jesus os surpreende ele os manda dar algo de comer para a multidão, mas só havia cinco pães e dois peixes, Jesus reune o povo da graças pelo alimento e sacia 5 mil homens. Jesus nos mostra através desse maravilhoso milagre, que o chamado da igreja é para levar a palavra saciando os famintos espirituais e levar o pão saciando os famintos físicos.
Devemos lutar contra a dengue, fazendo campanhas educativas, limpar as praias, economizar água, não jogar lixo na rua. Lutar contra as injustiças sociais, contra o proconceito e a falta de amor, batalhar pelos direitos dos outros. Devemos ir além. O mundo foi criado por Deus e é uma coisa boa, somos nós que destruímos tudo. Se preocuparmos somente com a parte espiritual seremos como os gnósticos, ou como Platão, com seu dualismo.
Pregue a palavra, respeite a cultura dos outros e cuide da sociedade que vive, pois assim cumprirá o chamado de Deus para sua vida. E viverá o verdadereiro cristianismo
Deus abençoe vocês

2 comentários:

  1. Com a mente descauterizada, coms os ouvidos desanestesiados e num lugar de total desacomodação é que podemos voltar nossos olhos e entender a grandeza e a profundidade do evangelho. Muito bem falado Leandro, o chamado da igreja, corpo de Cristo, os ditos cristãos, vai para além dos muros impostos pela religião.
    "A estrada vai além do que se vê"

    ResponderExcluir
  2. Fala, Leandro. Quanto tempo, cara. Tá em Vitória fazendo facul? Muito bacana. Espero que esteja correndo tudo bem por aí!

    Saudade da época de Kennedão que cê não faz idéia. O vídeo do Elvis tá arquivado aqui. Vou tentar postar no Youtube depois. Hehe

    Quando for aparecer aqui em BH dá o toque. Pelo menos a gente tenta marcar uma peladinha de boas vindas. Anota meu e-mail aí qualquer coisa: breiller@uol.com.br

    Abração e toda sorte pra você aí, cara!

    ResponderExcluir