quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Quem é Jesus?

Por Leandro Louzada
Texto: Filipenses 2:6-11
Paulo expõe aos filipenses, a importância da humildade cristã, como base ele toma a vida de Jesus Cristo, para mostrar quem era Cristo e como Ele foi, Paulo escreve um dos trechos mais lindos da bíblia.
Esse trecho é considerado como o hino Cristológico , através desse hino podemos entender quem é a pessoa de Jesus Cristo. Essa pessoa que é por muitos honrado e venerado e por outros desprezado e injuriado. Mas para nós quem é Jesus? Quem é essa pessoa que seguimos? Quem é este que todas as semanas deixamos nossas casas para irmos a Igreja para cultuá-lo e que todos os dias falamos com Ele através das nossas orações? Espero que esse estudo possa edificar sua vida, que você venha entender realmente quem é Jesus Cristo.
Tomamos como base o NT, para desenvolver o nosso estudo, lógico que para termos um estudo detalhado de tudo o que o NT nos mostra de Cristo, o nosso estudo daria folhas e folhas. Mas quero ressaltar algumas coisas essenciais desse homem chamado Jesus.
1) Jesus é Deus (v.6-7):O NT nos mostra que Cristo era muito mais que um ser humano qualquer, no Evangelho de João nós podemos ver que Cristo é o verbo de Deus que estava com Ele desde o principio de tudo, e esse verbo era o próprio Deus e Ele se fez carne, Ele veio a terra como homem. Os estóicos diziam que o “Logos” é a fonte de tudo, ele que liga o perfeito ao imperfeito, essa era uma idéia pagã, João pega essa idéia para mostrar que esse logos não era apenas uma força qualquer mas era Jesus, o Verbo de Deus, Emanuel Deus conosco.
· No NT nos mostra que Cristo nasceu de uma virgem, em muitas passagens Cristo mostra uma total comunhão com Deus, Ele fala que Ele e o Pai eram um, Cristo no sermão do monte acrescenta o que já tinha sido escrito por Deus, no AT. Paulo titula Jesus como SENHOR, pois ele usava a versão do AT em grego e não em hebraico, não só Paulo, mas a maioria das citações do AT no NT foram retiradas da versão grega. Ou seja Jesus era chamado por Paulo com o nome que era atribuído a Deus. O NT mostra que Jesus é o Criador de tudo, o Verbo de Deus que se fez carne. Jesus é Divino. Algumas crenças falam que Cristo foi um homem bom, que foi um deus, que Ele é o nosso irmão mais velho ou um mensageiro.
· Jesus não é mostrado no NT, como apenas um mensageiro estrangeiro, mas que Ele é Deus, em João 1:11, diz que Ele veio aos seus e sua vinda foi preparada por muito tempo.
· Mateus e Lucas mostram na genealogia de Cristo, que Deus estava preparando a vinda de Jesus, através de toda historia do povo de Israel. Lucas mostra de Cristo até Adão, ele constrói a genealogia de trás para frente. Já Mateus relata a mesma de Abraão a Cristo. Essa preparação data desde a criação. Os gnósticos e Marcião, diziam que o Deus que enviou Jesus não era o mesmo que criou o mundo, o Deus que criou o mundo era mal e o mundo estava debaixo da maldade, Cristo veio como um mensageiro nessa historia de maldade. Um grupo chamado antioquinos, que tinha como maior figura Nestório, que era o imperador de Constantinopla.l Diziam que Cristo tinha duas naturezas, que Ele era duas pessoas, mas o maior problema é que Eles negavam que Maria tivesse dado a luz a Deus, eles diziam que Cristo nasceu de Maria e não Deus. Se Deus não nasceu de Maria, Ele também não poderia ter curado ninguém, expulsado demônios das pessoas, perdoar pecados e morrer na cruz. Cristo é Deus.
2) Jesus é homem (v.8): Jesus também era homem, Ele nasceu pequeno e incapaz de valer-se por si mesmo, em Lucas 2:7 diz que Ele foi enrolado por panos e colocado em uma manjedoura. Aos poucos Jesus foi crescendo e adquirindo conhecimento e sabedoria. Lucas 2:40 diz: “O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.”
· Jesus cresceu como todos nós crescemos, Jesus aprendeu a falar, aprendeu a ler e escrever como todos nós um dia aprendemos. Ele sentia as mesmas coisas que nós sentimos, Ele chorou, foi tentado, sentiu fome e sede, ficou com sono, e morreu. Jesus era homem e Deus, não metade de um e metade de outro mas Cristo era totalmente homem, totalmente Deus, tinha uma natureza divina na sua totalidade e uma humana também na sua totalidade. Suas palavras e ações são humanas e divinas.
· No começo da formação da Igreja, ela sofreu fortes influencias de filosóficas, um das maiores influencias foram de Platão, que dizia que: “O mundo das idéias são os padrões universais e imutáveis existentes no mundo espiritual invisível” ou seja importa o que pensamos, por exemplo se eu falo a palavra flor, logo vem a memória a imagem de uma flor, ela não esta aqui, mas nós podemos avistá-la. O mundo é aquilo que pensamos tudo que existe é reproduzido pelas idéias. Platão desprezava totalmente o mundo material, ele fazia um contraste, conhecido como o dualismo platônico, para ele as coisas espirituais eram boas e perfeitas as matérias más e imperfeitas. Com essas idéias levantaram grupos que defendiam que Cristo era um ser totalmente espiritual, Ele tinha um corpo semelhante ao corpo humano mas era um corpo espiritual.
· Esse grupo era o grupo dos gnósticos, para eles o mundo era mal, e o criador desse mundo era um deus e o deus que estava no céu era outro. O corpo é mal e devemos castigá-lo. Paulo muitas vezes teve que enfrentar os gnósticos, em varias cartas escritas, ele refuta as idéias que esse grupo queria introduzir na igreja. João também passa pelos mesmos problemas que Paulo enfrentou.

3)Jesus é o Salvador (v.9-11) O povo Judeu passava por momentos terríveis, um homem chamado Antíoco – IV era rei dos Selêucidas, que era um povo grego, esse homem era muito mal e perverso ele substituiu os sacerdotes, através de propinas, saqueou o templo para financiar sua campanha contra o Egito, proibiu o culto a Jeová e todas as praticas do judaísmo, quem desobedecesse era morto. Ele institui o politeísmo, ou seja, a adoração de vários deuses, inclusive fazendo uma estátua sua e colocando no templo. Também os judeus enfrentava um grupo chamado de saduceus, esse grupo era de judeus não praticantes, eles não guardavam dias nem sacrificava animais, viviam sem compromisso religioso. Então os judeus esperavam um libertador, aquele que iria reinar e transformar o povo de Israel, o grande Messias esperado. Jesus veio mas eles o rejeitaram, mas nós podemos entender que esse Jesus era o Messias esperado:

· Que pagou os nossos pecados: Anselmo de Cantuária, viveu no século XII, ele formulou sua teoria da expiação, no seu livro porque Deus se fez humano, segundo ele o pecado constitui uma injuria contra Deus, portanto quem peca fica com débito com Deus por causa dessa injuria. Na sociedade feldal que Anselmo vivia, quando se cometia uma injuria ou insulto contra alguém, deveria dar honras com honras opostas a própria injuria. Se um monarca fosse levemente ofendido, isso seria uma falta muito grave, se um plebeu tiver que honrar esse monarca, será impossível, porque eles pertencem a classes sociais diferentes. Então segundo ele o pecado é assim, nós ofendemos a Deus, e não podemos honrá-lo porque Ele é perfeito e nós somos imperfeitos, mas requer um pagamento humano, então Deus envia Jesus que é homem e divino,perfeito como Deus é, Eles são da mesma classe. Ele pagou a nosso divida porque Ele era homem e divino.
· “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não morra mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O maior objetivo da vinda de Cristo foi esse, salvar os seus eleitos.
Jesus foi totalmente homem e totalmente Deus, a sua obra na terra não foi completa, Ele viveu, como nós vivemos, passou por momentos bons e ruins, riu, chorou, mas Ele também trouxe salvação para todos nós, perdoando nossos pecados, Ele trouxe cura física e espiritual, provando que a nossa salvação é completa tanto nosso corpo como nossa alma, são totalmente dEle, riscando totalmente a idéias contrarias. Para finalizar gostaria de reescrever Marcos 8:27-29 que diz: “Quem vocês dizem que sou, alguns dizem que és João Batista; outros Elias; e, ainda outros, um dos profetas” E vocês, perguntou Ele. Quem vocês dizem que Eu Sou. Pedro respondeu: Tu és o Cristo”. Jesus foi intitulado como: Profeta, Sumo-sacerdote, mediador, Servo de Deus, cordeiro de Deus, Messias, filho de Davi, Juiz, Santo de Deus, Kryrios, Salvador, Rei, Logos, Filho de Deus e Deus. De fato Jesus é o Cristo-Messias, o ungido de Deus.
Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário