quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Quaresma um Engano

Por Leandro Louzada
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte." (Origem: Wikipédia, a enciclopédia na web.)
Na última semana milhares de pessoas foram às ruas para festejar o carnaval, aproveitaram ao máximo, pularam e dançaram durante 4 dias, alguns até por mais dias. Até que chegasse na quarta-feira, a tradicional quarta-feira de cinzas. Como podemos ver na descrição do feriado, retirado de uma enciclopédia virtual, nesse dia toda festa acaba e durante 47 dias começam as penitências, jejuns e orações. O discurso é realmente convincente, aos leigos. Afinal são pessoas boas, que dedicam quarenta dias de devoção a Deus, fazem muitas promessas, não comem carne, não bebem bebidas alcoólicas, não assistem Faustão e nem Big Brother, sinais de santidade, aparente.
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Salmo 51:17)
O período da Quaresma e a quarta-feira de cinzas é uma farsa, essas mesmas pessoas que ficaram, fazendo todos os tipos de pecados contra Deus, no carnaval, adulterando, se drogando, adorando outros deuses, se embriagando e outros mais. Essas mesmas pessoas hoje, fazem promessas e buscam em um período de 47 dias santificar suas vidas, para depois voltarem a fazer tudo de novo, com o sentimento de dever cumprido.Mas não é isso que a Bíblia nos ensina. Bom é ter uma vida piedosa todos os dias, não uma vida de penitências, porque pelas suas pisaduras fomos sarados, bom é buscar fazer o bem todos os dias, orar todos os dias, deixar de pecar todos os dias. Viver em abundância, é gozar da plenitude em cada dia do ano e não apenas num mísero período de 47 dias.
Muitas vezes essas mesmas pessoas fazem isso porque foram ensinadas pelos seus pais, tios e avós a fazerem isso. Desconhecem a origem dessa tradição e nem sequer recusam a fazê-la. Pense nisso. Liberdade é também pensar e não somente aceitar. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. (Salmo 51:10)É isso que Deus quer de nós, um coração puro que luta contra o pecado e não penitências e sacrifícios. Desate os grilhões da religiosidade.
Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário