quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Filipe: um homem que prega para aqueles que ninguém quer pregar

Por Leandro Louzada

Texto Base: Atos 8.1-8

Logo após Lucas narrar a história da vida e morte do diácono Estevão, passa narrar a história de Filipe. Lucas faz um tríplice relato, o primeiro é sobre Estevão, o segundo sobre Filipe e o terceiro sobre Paulo.
Estevão, contribuiu para a proclamação do Evangelho aos gentios (não Judeus), ensinou sobre o templo, a lei e Cristo, mostrando que o Evangelho era para todos que cressem em Cristo Jesus ressurreto.
Lucas agora passa a mostrar o ministério de Filipe com os samaritanos e com um Etíope.

Os resultados do martírio de Estevão foram:

      1)   Grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém
      2)   Grande dispersão da Igreja
      3)   Grande evangelização pela Igreja

O feitiço virou contra o feiticeiro, o diabo tentou destruir a Igreja, matando Estevão e dispersando a Igreja, John Stott disse que, “a perseguição apenas espalhou os cristãos” e Bengel comentou este texto de Atos dizendo, “o vento aumenta a chama”. Quanto mais vento o diabo soprava contra a Igreja, mais  a chama do Evangelho se espalhava. Vale lembrar que os pregadores, evangelizadores não eram de tempo integral, a medida que eles seguiam seus caminhos e tentavam recomeçar suas vidas em outro lugar, proclamavam as Boas novas em cada região que passavam, eram “missionários amadores anônimos”.
Tendo mostrado os resultados da morte de Estevão, Lucas passa a relatar dois grandes exemplos da evangelização primitiva, onde Filipe é o protagonista. Não sabemos como Lucas obteve o relato da obra de anúncio de Jesus Cristo por Filipe de forma tão minuciosa, mas podemos supor que o próprio Filipe relatou os fatos para Lucas, lembrando que o autor de Atos ficou vinte anos mais tarde hospedado na casa de Filipe em Cesaréia (Atos 21.8).

Vejamos agora a audácia de Filipe em sua evangelização:

      1)  Filipe é um homem que prega para aqueles que ninguém quer pregar

A grande hostilidade entre Judeus e Samaritanos existia há 1000 anos, teve início no fim da monarquia no século X a.C, quando as dez tribos desertaram e fizeram Samaria sua capital, e apenas duas tribos permaneceram leias a Jerusalém, dividiram-se em reino do sul e reino do norte. No ano de 722 a.C o império Assírio, invadiu o reino do norte, este tinha como capital Samaria, o reino do norte e conseqüentemente Samaria foram destruídos e levados cativos, seu país foi repovoado por estrangeiros.
No século VI a.C, os Judeus voltaram para sua terra, mas recusaram a ajuda dos samaritanos para reconstrução do templo. Mas o maior cisma entre Judeus e Samaritanos aconteceu no ano IV a.C, quando os samaritanos construíram um outro templo, localizado no monte Gerizim, mas além disso os mesmos rejeitavam o Antigo Testamento, os únicos livros que liam e ensinavam eram Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Templo era a casa de Deus e a lei a voz de Deus, imagina o que isso causou entre Judeus e samaritanos.
Filipe vai até estas pessoas para pregar a Palavra de Deus, ninguém tolerava os samaritanos, eram odiados, considerados hereges e blasfemos, porém Filipe não importava com isso, ele não fazia distinção de pessoas, na sua visão todos precisavam de forma igual receber as Boas Novas, o anúncio que o Messias era Jesus, o Cristo ressuscitado.
Quantas vezes nós pregamos apenas para aquelas pessoas que nos convém, escolhemos quem o Evangelho deve alcançar. Por exemplo, muitas vezes pregamos apenas para aquelas pessoas que são mais receptíveis ao Evangelho, ou para aquelas que são “bondosas", levam uma vida integra diante da sociedade e temos a certeza que ao ouvirem a mensagem do Caminho, mesmo não aceitando serão simpáticos conosco e assim não sentiremos medo e rejeição.

Filipe é um homem que prega para aqueles que ninguém quer pregar. Mas você me pergunta, quais são aqueles que ninguém quer pregar no século XXI? E porque não querem pregar?

Essa resposta é muito fácil de responder, primeiro quem são os samaritanos do nosso tempo? Traficantes, usuários de drogas e bebidas alcoólicas, prostitutas, travestis, gays, lésbicas, presidiários...
Segundo, porque as pessoas não querem pregar para estes? Medo, ódio, raiva, preconceito, intolerância, falta de tempo e falta de um encontro verdadeiro com Jesus Cristo.

Mas Filipe é um homem que prega para aqueles que ninguém quer pregar.

      2)  Quais foram os resultados da pregação de Filipe?

Na medida em que Filipe anunciava Cristo, as pessoas começaram a ser curadas das suas enfermidades, os espíritos imundos estava sendo expulsos, toda multidão de forma unânime, atendia as coisas que Filipe dizia e com esta combinação de salvação e cura, Filipe levou para os samaritanos a alegria, resignificou a vida daquelas pessoas.
Quando pregamos o Evangelho às pessoas são curadas, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. O poder não era de Filipe, mas da pessoa que ele anunciava, as curas não foram para trazer prestígio para Filipe, porém para glorificar o nome de Jesus e trazer salvação para aquelas pessoas.
Precisamos mostrar para as pessoas quão grave é o pecado que elas estão, quão enfermas elas estão, não devemos ficar presos em formulas miraculosas de evangelização, quatro pontos disso, leis espirituais daquilo outro, mas anunciar o Reino de Deus na sua integra.
Nossa pregação deve ir para além das fronteiras da comunidade que estamos inseridos, temos o dever de ir até os samaritanos, o que Jesus disse aos seus discípulos em Atos 1.7, “...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, em toda Judéia, SAMARIA e até os confins da terra”.

Quando formos até aqueles que ninguém quer ir, seremos usados como fonte de restauração, libertação, resignificação e salvação das pessoas.
Se envolva em missões transculturais e urbanas, vá até aqueles que ninguém quer ir, certamente Deus estará com você e conduzirá sua vida da melhor maneira possível. Peça a Deus para tirar o medo, ódio, raiva, preconceito, intolerância e falta de tempo.
Filipe foi um homem que pregava para aqueles que ninguém queria pregar.
Será que existe um Filipe dentro de você? Se não, peça a Deus para balançar sua vida e fazer de você um Filipe do século XXI.
Deus abençoe sua vida sempre!

Próximo estudo: Atos 8.9-25 – Convertido ou simpatizante?

26 comentários:

  1. Este texto me leva a refletir o por que de alguns não se sentirem chamados a pregarem em lugares inóspitos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. filipe ganhou toda a samaria pra jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está escrito: ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. joao 1.11

      Excluir
  3. Samaria foi impactada pela pregação de felipe naquela cidade não avia alegria mas quando um servo do senhor e enviado lá começa a haver alegria curas e etc...

    ResponderExcluir
  4. DEUS CONTINUE CADA VEZ MAIS CAPACITANDO ESSE SERVO DE DEUS. APRENDEMOS BASTANTE COM ESSE ESTUDO.

    ResponderExcluir
  5. estudo pleno e convicto na pessoa de Felipe,bom estarei colocando no meu rascunhos de estudos.Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus, ótimo estudo,muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. GLORIA A DEUS . Que estudo abençoado.

    ResponderExcluir
  8. Pastor que estudo maravilhoso e abençoado ele trará muitos frutos na busca dos Samaritanos deste século.

    ResponderExcluir
  9. texto inspirado por Deus, e com uma leitura bem explicada. Que te abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo estudo bem detalhado

    ResponderExcluir
  11. Deusabençoe o seu ministério ,ótimo estudo.

    ResponderExcluir
  12. Deusabençoe o seu ministério ,ótimo estudo.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom este comentário.

    ResponderExcluir
  14. Olá, graça e paz. Tenho uma pergunta :
    Filipe era batizado com o Espírito Santo? Se alguém me responder ficarei grato. Que Deus abençoe a todos.

    Att.
    Anderson

    Recife /PE

    ResponderExcluir
  15. Glória a Deus muito bom esse estudo

    ResponderExcluir
  16. Achei essa história de Filipe muito rica em detalhes tá aí um apóstolo que não é muito falado mais que nesse dia de hoje Deus falou muito comigo através desse grande homem de Deus

    ResponderExcluir
  17. Posso copiar este estudo, e passar na igreja que eu congregou? Não sou Pastora, sou Diaconisa e amei este estudo e gostaria de passar pra outros.Aguardo resposta ,obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Deus continue te abençoando.Estudo maravilhoso esclarecedor e impulsionador.

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto! Que o Poder de DEUS se manifeste sobre a vida de todos aqueles que entendem, que pregar o Evangelho é anunciar Cristo, e da forma correta, como está nas Escrituras. Que a militância obtusa de qualquer ideologia política não prejudique mais a propagação do Reino.

    ResponderExcluir
  20. Glória Deus, que benção!!!!!!

    ResponderExcluir