quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Por que pregar aos gentios?

Por Augustus Nicodemus, sermão pregado na conferência Fiel 2011, editado por Leandro Louzada.

Texto base: Romanos 1.16-32

Introdução: Romanos é uma carta doutrinaria e teológica. Nós devemos ver a carta aos romanos como a carta mais missionária do NT. Na própria carta Paulo diz que é apóstolo dos gentios, que incluía a cidade de Roma, Paulo dizia que era devedor aquele povo. A igreja de Roma não foi fundada por um apóstolo e ela precisava segundo Paulo de uma base apostólica, que seria uma confirmação do apostolado. Paulo escreve esta carta também porque ele tinha os olhos mais além de Roma, olhava para Espanha. Paulo queria ir para Espanha. É uma carta escrita para pedir apoio a uma igreja para continuar pregando em lugares que o evangelho não foi anunciado.
Paulo dá os motivos que ele queria pregar o evangelho na Espanha.

1)Paulo fala como Deus se revelou aos gentios pela natureza
2)Como os gentios rejeitaram a pregação
3)A retribuição de Deus entregando-os as paixões mundanas.

Nesta porção inicial da carta, Paulo lança a base do seu pedido.

1) Revelação
V.18 Diz que a ira de Deus se revela no céu. A natureza fala, que existe um Deus e Ele está irado com a impiedade dos homens, vivendo sem Deus como referêncial. Eles mantinham em baixo, matavam em afogamento, sufocaram a verdade e no lugar dela colocaram a injustiça. Que verdade é está? Ele mostra no v.19, essa verdade então que é sufocada é a revelação que Deus fez de si mesmo na natureza, Deus não si pode ver, mas Ele se manifesta pela natureza.
No verso 20, Paulo diz que os seus atributos, suas qualidades não podem ser percebidas visívelmente, Paulo mostra dois pontos eterno poder e divindade, estes dois se reconhecem pelas coisas criadas, Deus invisível se tornou visível pela sua criação. Olhando a natureza os homens deveria ser capazes de perceberem que Deus criou estas coisas com seu poder. Deus é um ser poderoso, muito mais que nós. A divindade de Deus está em contraste com a nossa humanidade, isso no mínimo deveria levar o homem a não praticar a idolatria. Paulo termina o verso 20 dizendo que os homens são indesculpáveis, alguém que não tem apologia, Paulo tira esta idéia dos tribunais, onde a pessoa dizia porque não podia ser condenada. Os humanos não podem se defenderem, a criação, a natureza mostra Deus, ninguém no dia do juízo poderá alegar inocência no tribunal. Temos que parar de crer no mito dos indígenas.

2) Rejeição

Nos versos 21 a 23, Paulo expõe o processo que levou as pessoas a trocarem o conhecimento de Deus, ninguém nasce ateu, ateísmo é uma atitude que as pessoas tomam em determinado momento de suas vidas. A semente do conhecimento de Deus está em todos nós. Paulo diz que os gentios tinham o conhecimento de Deus. Eles não glorificaram a Deus como Deus. Eles sabiam que Deus merecia toda a glória.
Também não lhe deram graça, deveriam reconhecer que tudo que eles tinham vinham de Deus. Glorificação e gratidão deveria ser a ação deles.
Paulo explica um processo de decadência que os gentios entraram. Começaram a tentar entender o mundo, não é errado raciocinar, o problema é que não raciocinaram com Deus em seus raciocínios. Eram raciocínios nulos. Não tem como raciocinar sem Deus.
Obscureceram os corações, uma mente errada o coração segue. A consciência foi afetada, no ponto de vista eles eram loucos, queriam viver sem Deus neste mundo raciocinando sem Ele.
V.23, Paulo mostra que mudaram a religião, estes sábios estavam diante do altar adorando uma criatura ao invés de Deus.
V.24-32, Paulo descreve a perversão dos costumes.

3) Retribuição

Deus entrega os gentios a si mesmos. A ira de Deus consiste em fazer a vontade “seja feita a sua vontade”, Deus entregou as pessoas às imundícies, Paulo mostra isso no verso 24.
Paulo descreve a ira de Deus. Deus entregou o povo em suas próprias paixões. Esta entrega judicial é proporcional ao pecado deles, Deus entregou a imundícia para desonrarem os seus corpos. A justiça retributiva de Deus e proporcional aos seus pecados.
Eles mudaram a verdade de Deus em mentiras. Deus entregou os homens para mudarem as relações sexuais, homem com homem e mulher com mulher. Essa mudança é resultado de uma rejeição a Deus que começa lá em cima. As pessoas perguntam se a humanidade está se afastando de Deus onde está a ira de Deus?
Deus diz: vocês me reprovaram então vou entregar vocês às atitudes reprovadas.
Essa era a situação da humanidade carente de Deus. O veredito final está no verso 32,eles conheciam a sentença que viriam sobre eles que era a morte. Os que moram em lugares longes que nunca escutaram a mensagem de Deus são indesculpáveis, eles sabem que Deus existe e que provocaram a ira de alguém.
Paulo que ir pregar a Espanha e fala as razões por que queria. Nós também precisamos fazer missões. Todos nós somos pecadores, não existe inocente, o desconhecimento do evangelho não nos salvará. A idolatria é resultado da rejeição da revelação de Deus na natureza. Todos estão condenados ao inferno. Por causa disso Paulo queria pregar o Evangelho na Espanha. Paulo acreditava que somente o evangelho poderia mudar a vida daquele povo. A justiça de Deus se revela a justificação do pecador só se revela no evangelho.
Porque as pessoas não se interessam por missões? Porque não conseguem ver o que está acontecendo com as pessoas, qual estado real que elas se encontram, não tem escape.
O que incomoda Paulo é que Deus não estava recebendo a glória, eles deveriam glorificar a gloria de Deus, ao invés disso eles mudaram, deram a gloria a criação.

Termino aqui esperando que dois pontos fiquem claros:

1)Não existe inocência – mito do índio
2)O que move Paulo acima de tudo é a glória de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário