sábado, 16 de julho de 2011

Parte 3: A pregação Bíblica de João Calvino - 10 marcas distintas da sua pregação.

Por Leandro Louzada

A terceira marca é:

3) Um início direto
Calvino não subia ao púlpito e contava coisas engraçadas, não fazia alguma citação atraente de outro autor, não fazia referência expressiva a nenhum teólogo, não começava com ilustrações da igreja ou do dia a dia, não que tudo isso seja errado mas não era o estilo de Calvino. Ele tinha uma breve introdução, não ficava jogando palavras ao vento, na sua introdução estabelecia o contexto do texto que pregaria. Ele não era um orador eloquente, mas sim um expositor dos ensinamentos Bíblicos. Calvino começava o seu sermão com uma declaração penetrante dirigindo a congregação à passagem que tinham diante de si.
Calvino frequentemente ao começar seu sermão fazia um resumo de tudo aquilo que havia pregado anteriormente, sendo assim localizava seus ouvintes no próximo bloco do texto a ser exposto.
Lawsom disse: "Estas introduções curtas determinavam o andamento do restante das mensagens de Calvino. Uma introdução direta inevitavelmente daria início a um sermão poderoso"
Calvino não perdia tempo com nada, seu sermão era retirado totalmente das Escrituras. Que Deus levante nos nossos dias pregadores assim, com conteúdo Bíblico e amor a Palavra de Deus.

Amanhã quarta marca: A ENTREGA ESPONTÂNEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário