terça-feira, 5 de maio de 2009

O protestantismo Brasileiro com rosto de gringo

Por Leandro Louzada
O Protestantismo e o seu inicio no século XVI, na conhecida reforma protestante, não pode ser reconhecido apenas como protestantismo, mas como, protestantismos, pelo fato de ter gerado logo no principio, várias ramificações, demonstrando sua desunião,ao contrário da igreja católica, que se manteve unida com suas crenças e dogmas.
O protestantismo chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro entre 1555 e 1560, através dos franceses, e pelos holandeses, entre 1630 e 1654, situando-se no Nordeste. Mas a população brasileira foi diretamente afetada em 1850, com a chegada dos missionários protestantes com a idéia unânime de proclamar a fé.
O rosto do protestantismo brasileiro, é norte-americano, sendo assim, foi inserida uma cultura diferente, fora dos padrões vividos no Brasil agravando a sua relação com a sociedade:
“De certo modo, o protestantismo histórico brasileiro de origem missionária tende a reproduzir, no interior de suas comunidades, os traços da religião civil norte-americana, o que contribui para aprofundar o vazio existente entre ele e a sociedade”. ( Antonio Gouvêa)
Analisando o protestantismo, podemos notar que o pentecostalismo tem mais evidências de religião em comparação aos protestantes tradicionais.
O interessante foi a palavra “crente” e “evangélico”, ambas foram criadas, para distinguir protestantes de não protestantes, os crentes eram aqueles que abandonavam suas antigas crenças, e passava a crêr somente em Jesus Cristo, os evangélicos foram designados, aqueles que seguiam os princípios doutrinários da reforma. Hoje podemos notar que os pentecostais e igrejas rurais, seus fiéis são chamados de crentes e os protestantes urbanos, são chamados de evangélicos.
Para um dos primeiros historiadores do protestantismo brasileiro, Emile-G Leonard, o protestantismo encontrado no Brasil,está bastante distante do protestantismo da reforma. O protestantismo brasileiro, segundo ele, tem sua origem dos EUA e não da Europa,e por isso se encontra distorcido do sentido primeiro. Vários grupos migraram no Brasil,são eles: Anglicano, Luterano, Metodista, Presbiteriana,Pentecostais clássicos e Pentecostais Recentes. Dentro de cada uma destas ramificações do protestantismo surgiram várias outras ramificações.
Devemos enfatizar que, o protestantismo do Brasil, mesmo influenciado pelos Estados Unidos, com sua cultura civil e seu pragmatismo, foi e é uma grande influência positiva para o país, abrindo faculdades teológicas, como a EST, Isabela Hendrix, Universidade Mackenzie, Escolas de Ensino, como o Colégio Batista, Missões indígenas, com a IECLB e entre outras coisas maravilhosas que foram feitas.
Mas sabemos que podemos mudar muitas coisas ainda, largando de lado uma ortodoxia barata aprendendo dialogar com os diferentes, não só dialogar mas unir as forças para lutar por um mundo melhor.

2 comentários:

  1. Parabêns por seu blog!
    Estamos no caminho, de virmos a alguns anos estarmos reconhecidos e valorizados na Teologia a nivel mundial, já esta surgindo uma nova roupagen eclesiológica r teológica.
    Acesse meu blog.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Vi seu link no blog do meu amigo Teóphilo Noturno e vim conhecer. Gostei muito. Vou segui-lo. Aproveito para apresentar o meu blog, o Genizah, e recomendar uma visita.

    Graça e Paz

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com

    ResponderExcluir