terça-feira, 22 de abril de 2008

Pensadores modernos I

Por Leandro Louzada

Hoje começa uma série de estudos, dos maiores pensadores modernos: Primeiro estudaremos com John Sott.John Robert Walmsley Stott, CBE (27 de abril de 1921) é um líder Anglicano britânico que é conhecido com uma das grandes lideranças mundiais evangélica. Serve como Presidente da igreja "All Souls" em londres desde 1950. Estudou na Trinity College Cambrigde, onde se formou em primeiro lugar da classe tanto em francês como em teologia, e é doutor honorário por varias universidades, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá. Uma de suas maiores contribuições internacionais foi pelos seus livros. John Stott começou sua carreira como escritor em 1954 e já escreveu mais de 40 títulos e centenas de artigos, além de outras contribuições à literatura cristã. Entre os seus títulos mais famosos estão:
Cristianismo Básico. A Cruz de Cristo. Eu Creio na Pregação. Firmados na Fé. Cristianismo Equilibrado. Entenda a Bíblia. Cristianismo Autêntico. O Perfil do Pregador.
A sua obra mais importante, Cristianismo Básico, vendeu mais de 2 bilhões de cópias e já foi traduzido para mais de 60 línguas. Billy Graham chamou John Stott de "o mais respeitável clérigo no mundo hoje".
Por John Stott

A mensagem e autoridade do pregador

A primeira questão importante que preocupa o pregador é: "Que irei dizer, e onde obterei minha mensagem". Algumas respostas erradas foram propostas para esta questão fundamental da origem e conteúdo da mensagem do pregador, e é necessário começar com estas, negativamente.

Em primeiro lugar, o pregador cristão não é um profeta. Ou seja, ele não recebe sua mensagem de Deus como revelação original e direta. É verdade que algumas pessoas usam a palavra "profeta" de maneira imprecisa hoje em dia. Não é raro ouvir um homem que prega com intensidade ser descrito como alguém que prega com "Fogo profético"; e do pregador que sabe discernir os sinais dos tempos, que vê a mão de Deus nos fatos do dia e procura interpretar o significado das tendências sociais e políticas, diz-se às vezes que é profeta ou tem intuição de profeta. Mas estou sugerindo que este tipo de uso do título "profeta" é impróprio. Mas o que é um profeta. Para o Antigo Testamento, era o instrumento pelo qual Deus falava diretamente. Quando Deus escolheu Arão para dizer as palavras de Moisés a Faraó, esta situação foi explicada da seguinte maneira: "Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão teu irmão, será teu profeta" (Ex 7:1-2). "Tu lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe séras por Deus" (Ex 4:10-17). Isto mostra claramente que o profeta era a "boca" de Deus, atrvés da qual Deus falava diretamente aos homens as suas palavras.A característica essencial do profeta não era prever o futuro nem interpretar a atividade presente de Deus, mas falar as palavras de Deus. Como Pedro explicou , "nunca jamais qualquer profecia ( ou seja, profecia verdadeira, em oposição às mentiras dos falsos profetas que ele descreva a seguir) foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (2Pe 1:21). Portanto, o pregador cristçao não é um profeta. Ele nçao recebe qualquer revelação original; sua tarefa é expor a revelação que já foi definitivamente dada. E muito embora pregue no poder do Espírito Santo, ele não é "inspirado" pelo Espírito no sentido em que os profetas foram. Certo, "se alguém fala", deve falar "de acordo com os oráculos de Deus" (1Pe 4:11). A última vez que a bíblia mostra a expressão "veio a Palavra de Deus", é com relação a João Batista. Ele foi um verdadeiro profeta. Também havia profetas na época do Novo Testamento, como Ágabo (At 21:10), e a profecia é mencionada como dom não é mais concedido a pessoas na igreja. Agora que a Palavra de Deus escrita está à disposição de todos nós, a Palavra de Deus no discurso profético não é mais necessária. A Palavra de Deus não vem mais aos homens hoje. Ela já veio para todos os homens; agora os homens é que precisam ir até ela.Não percam próximo estudo:"O pregador cristão não é um apóstolo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário