domingo, 23 de março de 2008

O que é a Páscoa?

Por Luciana Louzada
Artigo escrito por minha querida irmã, formada em Comunicação social, pela Puc/Belo Horizonte.
Todos os anos, toneladas de chocolate são produzidas, é a Páscoa chegando. Mas será que sabemos o verdadeiro motivo de comemorar essa data? Não há nenhum mal em gostar de chocolate, o problema está em passar alheio ao significado autêntico dessa data que está por detrás de coelhinhos, ovos e enfeites pascais.O termo “páscoa” deriva da palavra hebraica “pesah”, que significa passar por cima – no sentido de relevar, pular além da marca ou passar sobre.Em Êxodo temos o pano de fundo para compreender a celebração da Páscoa. Deus lançou 10 pragas sobre o Egito, na última delas (Êxodo 12), todos os primogênitos egípcios seriam exterminados, mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveriam imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão de Faraó em libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida. Culminando na festa judaica, de passagem, ou libertação.No Novo Testamento vemos que Cristo é o Cordeiro de Deus imolado para salvação e libertação do pecado. Para isso Deus designou a morte de Jesus exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado."Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo." (João 1.29)A Páscoa, na verdade, celebra a restauração, a vida e a ressurreição de Cristo. E a salvação que temos nEle e por causa dEle.Que a Páscoa seja uma comemoração diária em nossas vidas. Deus o abençoe.

6 comentários:

  1. Tanto pascoa como natal, ngm liga para o signifcado...
    querem é se dar bem.
    até os crentes, aliás quem é o crente q deixou de comer seu ovo de páscoa?

    ResponderExcluir
  2. Eu!...Na minha casa nem ovo a gnt troca...
    Generalizações levam ao caos, cuidado com isso sr. Lucas.
    Leandro, boa foto, gostei demais.

    ResponderExcluir
  3. tbm concordo com o lucas!
    so q acho o sequinte eu nao sabia o significado da pascoa nao!
    agora natal sempre eu seii o q è!
    pois nao deixamos de rezar ou ate orar aqui em casa por nosso pai!!!

    mais concerteza ninguem deixa de comer ovo de pascoaa!

    ResponderExcluir
  4. eu não to nem ai pro ovo de pascoa...
    que vcs oh pobres incrédulos...que a luz de Cristo ressueja em seus corações...

    ResponderExcluir
  5. tá bão de todos vcs cairem a ficha ...
    A biblia não ensina comer chocolate ,muito pelo contrario ..."ervas amargas"... e sem vcs perceberem dão lugar ao diabo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o ovo de pascoa é o fruto de algum esperto, que pensou em ganhar um dinheirinho, como chocolate é bom e aceito por grande maioria das pessoas, logo criou-se uma tradição,e esta é só mais uma das varias outras tradições que
    nasceram no seio do sistema capitalista. Alguém teve a ideia
    ela gerou lucros e logo espalhou-se pelo mundo,aos poucos foi se fortalecendo e hoje acaba substituindo o verdadeiro sentido da páscoa.

    ResponderExcluir