quarta-feira, 26 de março de 2008

Smalville – Alguém salve-me

Por Leandro Louzada
Este teatro foi apresentado no refúgio, que é o nosso culto de jovens, na Primeira Igreja Batista em Vale Encantado. Assistindo o seriado Smalville, e pesquisando sobre a história do Super-Homem, escrevi esta peça teatral. Quando escrevia lembrei-me de Jesus, que ensinava as pessoas, através das coisas que haviam no seu cotidiano e principalmente no cotidiano dos seus ouvintes, apenas usei uma das coisas do meu cotidiano, para ensinar as verdades bíblicas. Foi uma grande benção, vidas foram transformadas, no dia da apresentação.

Introdução: (Filme)
Jor-el enviou o seu único filho a terra, dizendo nós nunca vamos deixá-lo, tudo que tenho pertence a você meu filho, estarei com você todos os dias da minha vida... ( Filme, logo depois abertura de smalville ).
Narrador: Clarck – Possui poderes que nenhum ser humano possui. Ele tem poder para salvar as pessoas, livrando-as da kriptonita. A kriptonita é o pecado, ela é o maior inimigo do homem.
Cena: Clarck conversa com sua mãe e seu pai,
Marta: Clarck você lembra quando era mais novo, nós fomos em uma festa e você ficou para atrás discutindo sobre a bíblia com alguns homens.
Clarck: Deixa eu lembrar! Ah lembrei nossa mas faz tempo isso, como você lembrou?
Cena: Cloe, Bate na porta da casa de Clarck.
Cloe: Clark esta acontecendo alguma coisa em Smalville.
Clark: O que Cloe? Calma! Me explica!
Cloe: Tem um monte de gente no café da Lana, dançando a mais de 10 horas, eles ficam rindo sem parar, e ficam colocando bala na boca toda hora!
Clark: Vamos lá ver.
Cena: Lex Luthor é o traficante, vários aviãozinhos vendendo “balinhas”. Clarck chega no café da Lana.
Clarck: Isso é obra do Lex, ele quer destruir as pessoas, mas deixa comigo! Afastasse Cloe é muito perigoso!
Cloe: Me deixe aqui, por favor!
Clarck: Não você pode se ferir!
Cena: Der repente surgi vários kriptonitas do vicio, Clack fica um pouco tentado, mas vence a tentação, luta com eles e salva todos que estavam escravizados. Capturam um aviãozinho.
Clarck: Onde é o seu esconderijo, onde esta o seu patrão!
Aviãozinho: Não sei de nada, me solta por favor!
Clarck: Cloe trás o saco!
Aviãozinho: Tá bom fica na Luthor's Cop!
Cena: Lex trama a morte de Clarck.
Lex: Temos que acabar com Clarck, ele esta fechando todas bocas de fumo, e eu “Fico como”. Ele está curando e libertando todos os drogados, se não acabar com ele, vai destruir todos os meus negócios, a começar pelas bocas de fumo.
Kripitonitas: Isso ai chefe vamos acabar com ele!
Cena: Clarck encontra com Lana, Cloe e Lois.
Clarck: Meninas cuidado com a kriptonita, ela pode destruir a vida de vocês, ela é atraente, mas leva a caminhos de morte.
Cena: Entra o Huck, as meninas ficam com medo achando que é a Kripitonita.
Clarck: Calma meninas é só meu amigo Huck, né Huck?
Huck: Balança a cabeça.
Clarck: Como você ta?
Huck: Balança a cabeça.
Clarck: Você não fala nada não?
Huck: É porque sou figurante, meu tempo já acabou! Até mais Clarck, no próximo teatro agente se fala!
Narrador: Mas Lana deixa a kriptonita dominar sua vida, ela esta atolada na lama!
Lana: Como assim atolada na lama, não tem nenhuma lama nesse cenário!
Narrador: Mas é lógico! Foi só uma denotação que usei para combinar com seu nome! Espertona!
Lana: Ah ta, entendi!
Cena: Amigas de Lana chegam da igreja, e a encontram.
Amigas: Oi Lana porque você sumiu da igreja?
Lana: A não, aquele pastor é muito chato, aquelas irmãs metidas da igreja são todas falsas, aquela EBD um professor pior do que o outro, e os cultos! Sempre a mesma coisa, o som não presta, ( é até que o som agora presta, ta novinho), aquelas meninas que dançam, aiaiaiaiai. Agora meu negocio é com a missionária Joelma.
Amigas: Joelma? Quem é essa? Nunca ouvi falar!
Lana: Joelma do calipso!
Cena: As amigas tentam convencer ela voltar mas ela é capturada pela kriptonita da fofoca. Ela é levada para Lex Luthor.
Narrador: Lana é capturada pela kriptonita da fofoca.
Lex Luthor: Olha quem esta aqui Lana, ( Passa a mão no cabelo dela e diz: minha preciosa, chuta ela para juntar-se aos outros escravos.
Cena: Lois esta arrumando casa, quando entra um meninos bonitinho, para vender óculos. Lois fica maravilhada com sua beleza, e logo fia com ele.
Menino: Oi sou representante das óticas do povo rarai! Posso entrar?
Lois : Claro!
Cena: Ela começa a olhar os óculos e logo se interessa pelo menino, sai abraçada com ele!
Narrador: Lois é vencida facilmente pela kriptonita do sexo!
Cena: Clarck e Cloe entram conversando!
Cloe: Estou cansada dessa vida, nada que eu faço da certo, não quero mais viver! Minha vida não tem mais sentido, meu namorado terminou comigo, perdi o emprego, não consegui passar no vestibular e ainda perdi o show ao vivo do Latino! E agora quem poderá me ajudar?
Chapolim: Eu o Chapolim colorado!
Cloe: Sai daqui você não faz parte desse seriado!
Chapolim: Desculpe! É porque o Silvio Santos só da oportunidade para o chaves! Meu seriado já era!
Clarck: Mas Cloe ainda há esperança!
Cloe: Não sai fora Clarck, você tem uma vida muito boa, por isso fica falando assim.
Cena: Kriptonita da Depressão e da morte, captura Cloe
Narrador: Cloe é vencida pela kriptonita, da depressão e da vontade de morrer!
Cena: Clarck ora a seu pai!
Clarck: Jor-el eu sei que minha hora é chegada se possível afasta de mim esse cálice. Mas seja feita a sua vontade.
Cena: Clarck olha para a cidade, varias pessoas roubando, matando, tudo por dinheiro.
Renan Calheiros: Eu só quero uma ajudinha vocês me ajudam
Laranjas: Sim! (saco de laranja)
Renan Calheiros: Obrigado!
Mulher: Ai preciso ficar linda, tenho que emagrecer, não vou comer mais, vou vomitar tudo que comer.
Um homem: O cara, essa mulher é minha
Outro homem: não é minha!
Cena: Briga entre os dois!
Narrador: Todos são capturados e escravizados pela kriptonita
Clarck: O Lex veio para roubar matar e destruir, mas eu vim para dar vida e vida com abundância.
Cena: Clarck é preso!
Narrador:Lex manda seus capangas pegarem Clark, porque jor-el permitiu!
Cena: Clarck é espancado e pregado na cruz!
Clarck: Jor-el os perdoe eles não sabem o que fazem!
Capangas : Desce daí, você não é o super homem!
Cena: Os capturados cantam, Clarck morre na cruz! Todos choram, mas logo são libertos, as kriptonitas são aniquiladas e Lex foge!
Narrador: João 3:16
Narrador: Depois de três dias Lois foi visitar o túmulo de Clarck mas para sua surpresa...
Lois: Vou visitar o tumulo de Clarck, vamos meninas?
Cloe e Lana: Não queremos, não gostamos de cemitério!
Lois: Tá bom vou sozinha!
Cena: Lois entra no cemitério e encontra o tumulo de Clarck vazio! Ela sai correndo
Lois: Tenho que contar para as meninas.
Dois homens de branco: Porque você esta buscando Clarck aqui, entre os mortos, ele esta vivo, Clarck ressuscitou!
Cena: Lois corre para falar com as meninas e com Marta! Quando ela começa a falar Clarck aparece!
Lois: Vocês não acreditam o que aconteceu, quando cheguei no tumulo de Clarck...
Clarck: Oi eu estou vivo, e sempre estarei com vocês, todos os dias da minha vida!


Obs: Caso você queira o vídeo de abertura do teatro e a trilha sonora, entre em contato comigo, deixando um recado na área de comentários. Outra coisa é que acima consta o roteiro e as falas, mas você pode pegar a idéia de cada personagem e o contexto do teatro e criar suas próprias falas, isso vai deixar sua peça mais real, e não vai ficar cada ator como um robô recitando as falas decoradas. Use sua imaginação tudo que faz parte da sua vida, tudo é importante, até a coisa mais cômica que você faz. Use todas as coisas do seu cotidiano para levar a mensagem de Cristo. Deus abençoe você!!

Um comentário:

  1. Prezado Leando, a Paz.

    Li este seu texto narrado uma apresentação teatral que vc escreveu, porém há de convir que esta sua idéia não é original.Na verdade esta é e sempre foi a idéia "chave" do Superman.
    A semelhança do homem de aço com o Filho do Homem não é mera coincidência.Senão vejamos:
    "
    Não há como negar que desde o início em 1930 a história foi imaginada a partir desta concepção:

    - Inicialmente os nomes dos pais adotivos na Terra do Super-homem eram Mary e Joseph. Mais tarde foram mudados para Martha e Jonathan;

    - Em 1942 George Lowther escreveu o primeiro livro com a história do herói: “As Aventuras do Super-Homem” e deu o sobrenome de “El” para o protagonista, que é o nome hebreu para Deus. Assim a história começa com o o “El” pai enviando o “El” filho para salvar a Terra.

    - Em 1952 George Reeves dirigiu a série para a televisão. Cada episódio apresentava a história do “visitante que veio do céu com poderes e habilidades muito além de qualquer homem mortal”.

    - Em 1978, na primeira versão cinematográfica,o roteirista Tom Mankiewicz afirma que “a metáfora é clara quando Jor-El envia Superman a Terra, como Deus enviando Cristo, para salvar a humanidade.” Outro elemento é a jornada pelo deserto, como Cristo fez. Clark vai para o Ártico e constrói uma fortaleza que se parece com uma catedral para se comunicar com o espírito do pai. Ele iniciará sua missão na idade de 30 anos – mesma idade em que Cristo começou seu ministério público.

    - Em 1992 na “Morte do Super-Homem”, um dos comic-books mais vendidos até hoje, o vilão responsável pela morte do herói se chamava Doomsday – Juízo Final, a criatura do Armagedon. Logo depois seu túmulo é achado vazio por Lois Lane, e ele ressuscita.

    - No seriado “Samllville” o diretor comentou que “achava que havia muitas metáforas de Jesus no mito de Superman que tentou inserir dentro da história” ;

    Na versão atual o Super-Homem “desce à Terra” pela segunda vez, clara alusão à segunda vinda de Jesus. Um exemplo, retomado da primeira versão é a fala do pai, Jor-El: “Eles podem ser um grande povo. Eles querem ser. Eles precisam de alguém que lhes mostre o caminho. Por essa razão, sua capacidade para o bem, é que enviei você – meu único filho.”(Retirado do site:http://www.frihost.com/forums/vt-44814.html)

    Vc pode encontrar vária outras páginas na net que analisam tais semelhanças.

    Porém não escreveo isso para criticá-lo, para só para que seja levantada uma questão bem simples comum a muitos intecutuais e críticos cristãos: "Até onde esta semelhança do Superman com Jesus Cristo é benéfica?"

    Não entramos em uma "zona de risco" ao comparar o nosso Deus Salvador a um super herói?

    Que repercursão isso pode causar nas crianças, mesmo inconscientemente?

    São apenas questão para refletir e dialogar. Um abraço em Cristo.
    Albert.

    ResponderExcluir