quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Duas grandes verdades para meu relacionamento com Deus - parte II

Por Leandro Louzada

Texto Base: Romanos 12:1-2

Introdução: No domingo vimos que a primeira grande verdade para o meu relacionamento com Deus é a consagração dos nossos corpos ao Senhor, que apresentá-los de uma vez por todas como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, uma entrega total do corpo e isso é prestar um culto racional a Deus.
Hoje nós veremos a segunda verdade para o meu relacionamento com Deus que é ter as nossas mentes transformadas.

Existem duas palavras que regem este versículo, conformação e transformação
1)O crente não se conforma com o padrão deste mundo
2)O crente é transformado de dentro para fora

Ou seja, Paulo mostra a importância de ter um corpo consagrado, mas ter um corpo consagrado sem uma mente transformada é apenas ser um bom religioso. Um sepulcro caiado,hipócrita...

I-Mentes transformadas não se conformam com o padrão deste mundo

A palavra que Paulo usa para conformação é “squema”, uma fôrma que muda todo dia, uma aparência exterior.
O mundo vive em transição, o que hoje é novidade amanhã é arcaico. Lembro que meu pai tinha um celular Motorola star tak, na época quase ninguém tinha celular e aquele aparelho era top de linha, hoje ele não serve nem para criança brincar. Lembro quando jogava vídeo game com meu pai, um atari com uma manete parecida com um cambio de carro. Hoje você acessa a net e pode jogar com pessoas do mundo todo.
Tudo neste mundo passa, há algum tempo para começar a namorar o rapaz tinha que ir na casa dos pais da moça e pedi-los para namorar com a moça. Hoje adolescentes de 13 anos estão saindo de casa para morar com seus namorados. O matrimônio era algo sagrado ano, passado mais de 300 mil pessoas se divorciaram no Brasil. A igreja era conhecida como um lugar santo, pessoas respeitavam os pastores como homens de Deus, hoje a igreja virou uma casa de show e milagres, o altar deixou de ter Cristo como e sua palavra como centro e quando você fala o termo pastor, logo um descrente pensa em uma pessoa desonesta.
As coisas mudam em todas as áreas das nossas vidas, o sistema corrompido é como um cameleão, ele vai se adaptando conforme o lugar e anseio do povo. Paulo então exorta os crentes de Roma a não se conformarem com esse padrão. Não sejamos avarentos, egoístas, ambiciosos, arrogantes, soberbos, mentirosos, caluniadores, julgadores, injustos.

II-Mentes transformadas é um processo de dentro para fora

Paulo agora vai usar a palavra “morphe” que é uma fôrma que não muda, ele faz um contraste entre uma aparência que muda e com uma essência que não muda.
Nossos corpos então só podem ser consagrados a Deus, se a nossa mente também estiver transformada por Deus. Posso agir com justiça, mas com motivação injusta. Meu corpo demonstrar que sou piedoso, mas meu coração mostra que sou sujo.
Paulo está dizendo aquilo que Jesus disse a Nicodemos, que para entrar no Reino de Deus precisaria nascer de novo.
Hoje os evangélicos estão muito preocupados com o cultivar da alma, ou somente com praticar normas.
Não adianta buscarmos uma alma santa, sem um corpo santo e vise e versa. Muitas vezes tentamos santificar o corpo e a alma, mas de forma errado, começamos a criar normas, como os gálatas fizeram. Não pode beber, não pode fumar, não pode ver TV, não pode ouvir música secular, não pode usar tal roupa, não pode ir ali ou aqui. São boas intenções, mas sem fundamento bíblico. A nossa santificação não está ligada a aquilo que fazemos, mas a quem está e opera em nós.

Conclusão: Warren Wiersbe diz: “Se o mundo controla nossa maneira de pensar, somos conformados, mas, se Deus controla nossa maneira de pensar, somos transformados”.
As duas grandes verdades para meu relacionamento com Deus são: Corpos consagrados e mentes transformadas. Quando minha mente for renovada, meu corpo será santificado e consagrado. A única forma de conseguir isso é sermos alcançados pela graça de Deus, mediante a leitura da Bíblia e a oração.
Quando nosso corpo é consagrado e nossa mente é transformada, nosso culto torna-se racional e experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário