quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parte 9 e 10: A pregação Bíblica de João Calvino - 10 marcas distintas da sua pregação.

Por Leandro Louzada

A nona marca é:

9)Paixão evangelística
Calvino não era um líder calvinista, mas pregava o evangelho. Levantava sua voz e clamava pela conversão dos ouvintes.

A décima marca é:

10)Conclusão centrada em Deus
Quando lemos o sermão de Calvino ele sempre termina lavando a congregação a presença de Deus. Convoca o povo ao arrependimento e a volta para Deus. Calvino concluiu um dos seus sermões em Gálatas dizendo:
"Prostremo-nos diante da majestade de nosso grande Deus, admitindo nossos pecados, e orando para que o Senhor nos torne cada vez mais cientes deles. Que sejamos compungidos em nossa consciência, a fim de odiarmos nosso pecado e abraçar a misericórdia do Senhor. Que sua graça seja derramada sobre nós de forma transbordante. Que sua mão nos ajude e sustente em nossas fraquezas, até que sejamos levados à santa perfeição no reino dos céus, a qual foi comprada para nós pelo nosso Senhor Jesus Cristo".

As dez marcas da pregação de Calvino são: Conteúdo Bíblico, Exposição sequencial, Início direto, Entrega espontânea, profundidade exegética, Linguagem simples, Tom pastoral, Confrontação polêmica, Paixão evangelística e Conclusão centrada em Deus. Pense o que isso significaria para o Brasil? Um pregação voltada para a Palavra de Deus.

Fonte do estudo: A arte expositiva de João Calvino - Steven Lawson

Nenhum comentário:

Postar um comentário