quinta-feira, 21 de julho de 2011

Parte 7: A pregação Bíblica de João Calvino - 10 marcas distintas da sua pregação.

Por Leandro Louzada

A sétima marca é:

7) Tom pastoral
Steven Lawson disse sobre a mensagem de Calvino: " Em suas pregações, repetidas vezes instou seus ouvintes a viverem a realidade do texto abordado... No púlpito Calvino era um mestre da arte da exortação pastoral que usava uma linguagem acessível a todos".
Confira um trecho da pregação de Calvino no livro de Miquéias:
" Este mal reina hoje com mais intensidade do que na época de Miquéias. De fato, muito mais! É verdade que muitos estão contentes em ver o evangelho ser pregado, desde que não os atinja, ou os deixe desconfortáveis. Mas no momento em que alguém coloca o dedo em suas feridas, ou revela suas injúrias, eles passam a menosprezar tal pessoa. No princípio, aplaudiam o evangelho, mas ao perceberam que Deus exigia que prestassem contas de seus pecados, abandonaram tudo. Assim, testemunhamos hoje uma incalculável murmuração contra Deus e sua Palavra".
A mensagem de Calvino era uma convocação a mudança de vida. Lembrando que sempre usava os pronomes na primeira pessoa do plural, "nós e nos". O pastor deve pregar a Palavra de Deus lembrando que ele deve ser o primeiro a ser atingido por esta Palavra. Muitos pensam que Calvino era apenas um professor, mas antes de tudo ele era um pastor. Incluía-se a si mesmo na pregação, convocava o povo a examinar-se e o exortava.

Amanhã a oitava marca: CONFRONTAÇÃO POLÊMICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário