quinta-feira, 1 de julho de 2010

Liderança Capacitadora

Por Leandro Louzada

Quando Jesus escolhe seus doze discípulos ele não tinha em mente escolher doze homens perfeitos, competentes e capacitados para dar continuidade em sua obra aqui na terra, pelo contrário, Jesus escolhe doze homens distintos, iletrados que não estavam prontos e capacitados para tamanha responsabilidade.
Jesus ao longo dos seus três anos de ministério, prepara e capacita seus discípulos para a grande comissão.
Em nosso tempo é preciso levantar pessoas dispostas a capacitar novas pessoas, a chamada “liderança capacitadora”.
Interessante que grande parte dos líderes não preparam novos líderes, pois entendem que são insubstituíveis e nada pode andar sem sua liderança, tolo são os tais, Jesus com sua infinita gloria se fez carne e viveu no meio de nós, com todo seu amor e graça, esvaziou de se mesmo, para mostrar entre tantas coisas que o líder deve capacitar novos lideres, somente assim a obra D’Ele poderia andar, Cristo chamou homens e capacitou-lhes para a sua obra, o apóstolo Paulo em sua jornada missionária, preparou vários homens e mulheres para continuar e dar continuidade na obra de Deus começada por ele, quem não se lembra dos jovens Timóteo e Tito ou do grupo de mulheres de Filipos ou do seu grande amigo Barnabé e até mesmo de João Marcos, Paulo entendia que a obra de Deus não poderia ser feita somente por ele e que existia outras pessoas capazes, o apóstolo não era o único capaz de combater o bom combate, encerrar a carreira e guardar a fé.
Os líderes devem lembrar que não são eternos, conheço um pastor que acha que a sua igreja não vive sem ele, somente ele dá as ordens, sabe o que é melhor para a igreja, a sua palavra e pensamentos que importa, ele esqueceu que não é eterno. A liderança capacitadora é aquela que reconhece a necessidade de capacitar pessoas para desenvolver o trabalho que a mesma efetua de igual forma ou até melhor. O grande problema é que os líderes não capacitam novos líderes por ter medo de perderem suas lideranças, um pensamento fútil, mesquinho, egoísta e contra as escrituras.
No meio da igreja está repleto de líderes com potencial e são estes que Deus quer usar. Algum tempo atrás percebi que os jovens e adolescentes da minha comunidade estavam muito dispersos, não estavam trabalhando para Deus, cheguei a conclusão que a culpa era minha e não deles, pois estava centralizando a minha liderança e achando que apenas eu era capaz de desempenhar as funções, quando separei um grupo de 10 jovens e adolescentes para um curso de capacitação, o curso basicamente era ensinar quem é Jesus, qual a obra D’Ele, qual a nossa responsabilidade, como se comportar sendo um líder, quais ferramentas precisariam usar para obter uma vida de santidade e conhecimento bíblico e como agir na igreja e sociedade, através do discipulado, visitas, evangelização, recepcionistas, preparação de estudos, dirigir um culto, preparar um sermão, orar em público, etc...
Hoje o grupo cresceu e existem mais de trinta jovens e adolescentes que foram capacitados para estas funções, agora tenho a certeza que se um dia Deus me levar para outra comunidade ou para a glória, tenho a consciência tranqüila, pois sei que existem 30 pessoas capacitadas para assumir meu lugar.
A liderança precisa voltar seu coração para o Deus da obra e para a obra de Deus, pois só assim poderemos continuar a obra de Deus com zelo e excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário