sábado, 29 de março de 2008

A grande pesca

Por Leandro Louzada
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. (Mateus 4:18-21)
No começo de Seu ministério Jesus, logo depois da tentação, vai para Galiléia, cumprir o que Isaias tinha dito. Caminhando na beira do mar da Galiléia, Jesus começa a chamar os seus discípulos, e os mostra a sua vocação. Pedro e André trabalhavam como pescadores, isso quer dizer que eles eram pessoas humildes, não tinha muita importância pois a profissão que eles exerciam não era muito expressiva. Mas Jesus chama-os. Eles prontamente atendem o seu chamado, pois o chamado de Cristo é inegável.
O mais incrível é o que Cristo diz logo depois de os chamarem, Ele diz que eles se tornariam pescadores de homens.
Mas como eles pescariam homens? O que seria isso?
Para entendermos isso, precisamos entender a profundidade de uma pesca, e hoje quero compartilhar com vocês a profundidade de uma pescaria, e o que é ser um pescador de almas.
No feriado de carnaval, fui para Belo Horizonte, mas passei alguns dias também em uma cidade próxima a Belo Horizonte, que se chama Lagoa Santa, lá eu fui com meu pai e outros familiares em uma lagoa pescar, nesse dia comecei a pensar o que seria um pescador de homens, Deus através daquela pesca, falou profundamente o que é ser um pescador de homens.
Para pescarmos precisamos de algumas coisas para conseguirmos pescar algum peixe, e da mesma forma precisamos de algumas coisas para pescar homens.
Para nos tornarmos um pescador precisamos de...

1) Do pescador e da vara, dentro de uma pescaria se não houver um pescador ou uma vara, ou rede, não importa, alguma coisa para caçar o peixe, não tem como pescar. Podemos dizer que o pescador é Jesus e a vara somos nós, sendo a vara não deixamos de ser pescadores, mas nós tornamos apenas instrumentos na mão do grande pescador.
Porque Cristo é o grande pescador e nós a vara:

1.1 Porque ele que nos pescou: “Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as leva para fora. (João 10:2-3)
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes á imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou;aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” (Romanos 8:28-30)
1.2 Mas o pescador usa um instrumento que é a vara, Para fisgar os eleitos Cristo conta conosco, mas não precisa de nós. Se não pregarmos Ele levanta outros para pregar, se não tiver outros Ele levanta outra coisa, mas Ele não depende de nós. Mas se o pescador tem várias varas que pode contar ele logo as pega, e as usa para fisgar os peixes. Em Lucas capitulo 5:1-11, mostra porque de fato somos a vara. Pedro ficou toda noite pescando, e não pegou nada, mas ela manhã Cristo lhe ordena jogar a rede ao mar, logo Pedro faz como lhe ordenou, para seu espanto a rede estava rasgando de tanto peixe que havia ali, os barcos foram cheios e até começaram afundar, pela quantidade de peixes. Nós somos instrumentos nas mãos de Deus, não importa como somos e quem somos, Deus nos usa para pescar os peixes, para alcançar vidas. “Existem varas de várias formas,“O Segredo da pescaria não esta na vara e sim no pescador”. O mundo esta perdido, e Cristo quer nos usar para resgatar os seus eleitos.
2) Mas na pesca precisamos do anzol, pois ele que agarra o peixe e não o deixa escapar, o pescador usa a vara, Deus nos usa para pescar, mas Ele nos deu um anzol para poder firmar o peixe e não deixá-lo escapar.
O anzol é a palavra de Deus, a palavra de Deus que nos firma, nós podemos colocar a vara com a linha na água e esperar o peixe fisgar, certamente ele não fisgará, porque não tem se encontra nada para firmar o peixe. A palavra que nos firma e fortalece:

2.1 O mundo necessita da pregação do Evangelho, nós somos a vara, instrumentos na mãos de Deus, e a palavra ou o anzol é o instrumento da vara, a palavra é o nosso instrumento para alcançar vidas. “Sua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105), a palavra de Deus que guia o homem e o conduz a Deus, ela é a revelação de Deus para nós.
2.2 Desamarre os lixo da sua vara, existem Cristãos que sua vara, parece uma arvore de natal, cheia de coisas fúteis, a única coisa que não encontra é o anzol. Tire as novelas, o BBB, os sites pornográficos, a língua afiada e coloque a palavra de Deus.
2.3 Nossa vara precisa de anzol, existem Cristãos que não pregam a palavra de Deus, são omissos e preguiçosos, preocupam somente com seu bem estar e de sua família. “ Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina.” (1 Timóteo 4:2)

3) Sendo assim precisamos colocar no nosso anzol a ISCA, Deus é o pescador, nós a vara, o anzol é a palavra de Deus e a isca são as estratégias que Deus nós da para pescar o peixe, você pode pegar com minhoca, com isca artificial, com macinha, Jesus usava a isca das parábolas para fisgar os peixes, Paulo se adaptava ao ambiente que estava, usava os discursos, com grande sabedoria e conhecimento da lei.
3.1 Ministérios da nossa igreja, cada um tem um dom dado por Deus, essa é a isca para você ganhar ou pescar almas para Cristo. Não despreze o dom que há em ti.
3.2. Evangelismo no cotidiano, você pode aproveitar cada momento e oportunidade para pregar o evangelho, uma mulher em Goiás, era analfabeta, mas ela sabia que tinha uma isca que ela poderia usar, sem saber ao menos ler, a senhora chegava no ponto de ônibus e pedia alguém para ler o panfleto de evangelismo, e ao ponto que as pessoas liam ela explicava, ela ganhou 40 pessoas para Cristo.
3.3 Uma amiga da minha esposa: nós tínhamos um culto no nosso lar, minha esposa convidou sua amiga, ela se converteu e hoje lidera um culto no lar dela.
Existe milhares de estratégias ou iscas, basta você usar, minhoca, macinha, você usa dependendo do local que você esta, no mar é um tipo de isca na lagoa é outra.
Quando estávamos pescando, veio uma grande tempestade, eu sai correndo, mas meu pai e meus familiares ficaram, raios caiam e a chuva ficava cada vez mais forte, mas ele ficaram. Meu pai no meio da chuva pescou o maior peixe de toda pescaria. Os maiores peixes podem ser pescados nos momentos mais difíceis, pessoas morrem em todo mundo para poder fisgar almas para Cristo, a dois mês atrás morreram 7 Cristãos, pastores e padres, na Índia, por pregarem a Cristo. Seja uma vara nas mãos do grande pescador, cumprindo a grande comissão, pregando o evangelho a todos, e discipulando. Quando nós voltamos nós pegamos todos os peixes pescados e jogamos em um riacho artificial, para eles serem tratados. As pessoas alcançadas precisam serem instruídas na fé para que posteriormente elas sejam as varas nas mãos de Deus, nunca faça uma pescaria esportiva, que pesca e joga de volta na água, mas uma pesca com o objetivo de cuidar dos peixes, preparando-os para a pescaria.
Entre nessa pescaria pois Deus quer te usar. Deus abençoe vocês!

Um comentário: