quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Somos Uma Família

Por Leandro Louzada

"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular."(1 Corintios 12:27)
A carta escrita por Paulo aos Coríntios é uma carta eclesiológica, ou seja, direcionada para assuntos com respeito a instituição chamada IGREJA. Paulo exorta a igreja em vários pontos, como a ceia do Senhor, os dons espirituais, a liberdade dos cristãos, entre outros. Mas o que quero tratar especificamente é “A diversidade da família cristã”, Paulo escrevendo a carta, mostra que no mesmo local, ou melhor dentro da igreja, a diversos tipos de dons, ele mostra que ninguém possui o mesmo dom, nenhuma pessoa é igual a outra.
O problema da igreja de Corinto é que eles enfatizavam muito o dom e não reconhecia a diversidade de dons.
O grande problema da igreja hoje é que ela não reconhece a diversidade, de dons e também a diversidade cultural, dentro da nossa igreja encontramos pessoas de todas as classes sociais, cada uma educada de uma maneira, cada uma com sua opinião sobre determinadas coisas. Podemos ver isso na discussão entre seguidores de Paulo e de Apolo, uns gostavam da forma que Paulo pregava, outros gostavam de Apolo, com toda sua eloqüência.
Estava olhando as fotos da nossa Igreja, e Cristo falou algumas coisas ao meu coração sobre a família de Deus e a diversidade que encontramos dentro de uma família. Quero agora compartilhar tudo que Deus falou em meu coração, e espero que da mesma maneira que Deus tocou em meu coração, possa também tocar o seu.
Talvez por pensarmos de formas diferentes devido a diversidade, acabamos atingindo nosso irmão, isso me fez pensar na minha família, onde sempre vivi e também hoje, na nova família que comecei a constituir. Então fiz um paralelo entre a Igreja e a nossa família, veja:

1) Na família existe uma hierarquia, temos o avô, o pai, os tios, os primos, os filhos. Na nossa igreja, na nossa família espiritual também existe hierarquias que devem ser respeitadas por nós. Temos o nosso Pastor, os vice-presidentes, o tesoureiro e os diáconos.
Nós como família, devemos respeitar essas pessoas como autoridades em nossa vida, principalmente o nosso pastor. Como respeitamos, ou como deveríamos respeitar os nossos pais ou como respeitávamos quando eles eram vivos, devemos respeitar o nosso pastor, pois ele é o nosso pai espiritual, ele que nós ajuda e nos conduz pelo caminho certo, ele que nos educa espiritualmente.
Paulo escrevendo aos romanos no capitulo 13, verso 1 e 2 diz “ Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto aquele que rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmo.”
Ele diz mais escrevendo para Tito no capitulo 3 verso 1 diz: “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom”
Paulo escreve com autoridade essas coisas, exortando-os porque ele era o seu pai na fé, como um pai educa o filho, ele estava educando os seus filhos, para chegarem ao amadurecimento espiritual.
Devemos então honrar o nosso pai até quando? E se ele errar, ele ira perder sua autoridade sobre mim? Meditando Deus falou em meu coração : “Mesmo se o pai erra não deixa de ser pai, e o filho não deixa de ser filho porque o pai errou”
Saul rei de Israel, tinha muito inveja do jovem Davi, ele o tentou matar por diversas vezes, mas não conseguiu. Certo dia Saul muito cansado resolve dormir em uma caverna, e sei saber que Davi estava lá, Davi então tem a chance de matá-lo muitos mandavam ele matá-lo mas ele disse em 1 Samuel 24:10, “Hoje o rei pode ver com seus próprios olhos como o Senhor o entregou em minhas mãos na caverna. Alguns insistiram que eu matasse, mas eu o poupei, pois disse : não erguerei a mão contra meu senhor, pois ele é ungido do Senhor”
Devemos honrar e obedecer, estar sempre ao lado do nosso pastor. Quando uma família não tem um pai ou um cabeça para guiá-la, essa família fica dispersa e acaba rompendo os laços. Pense nisso!

2) Na nossa família várias vezes, existem brigas e desentendimentos, mas mesmo acontecendo diversas coisas, a família não deixa de ser família, o irmão sempre vai ser irmão, o tio sempre vai ser tio. É nós como família em Cristo, muitas vezes nos desentendemos, mas não deixamos de ser uma família. Quando um irmão não fala com o outro fica um clima tão pesado, perde totalmente o espírito da família de amor, de paz, companheirismo e união. Talvez hoje você precisa reatar os laços que foram rompidos!
a) A união entre os irmãos é bela aos olhos de Deus, a bíblia diz isso em salmo 133: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união”
b) Uma casa dividida não prevalece, Jesus disse em Mateus 12:25: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”
c) A desunião é um gesto de imaturidade e carnalidade a bíblia diz: 1 Corintios 3 1-3: “Irmãos, não lhes pude falar como espirituais, mas como carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento solido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
d) Quando os crentes são unidos, a igreja passa a contar com a simpatia dos de fora, veja em Atos 2:46-47: “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”
Temos que amar e perdoar os nossos irmãos, muitas famílias estão destruídas porque não existe o perdão, muitos parentes não olham na cara um do outro porque não existe o amor e o perdão na vida deles. Muitos da família de Deus precisam perdoar e pedir perdão. Estava meditando um dia e veio uma frase em meu coração que bem assim: “As piores pessoas não são as que erram, mas aquelas que não reconhecem seus erros”. Hoje é o dia do perdão! A bíblia diz em Lucas 17:3-4: “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: Estou arrependido perdoe-lhe”.

3) Na nossa família muitos já se foram, mas muitos nasceram ou estão para nascer. Na nossa igreja também, muitos irmãos partiram para glória, para ficarem com Cristo, mas muitos novos irmãos chegaram e muitos outros estão para chegar. Quando era criança todos me paparicavam, mas hoje cresci, ganho atenção mas não muita como era quando bebê, porque eu cresci, e hoje eu que preciso ajudar minha mãe ou meus tios e primos. Na igreja é a mesma coisa quando éramos meninos na fé, todos nos paparicavam, mas hoje crescemos e é hora de paparicar quem esta chegando e preparar o enxoval do novos bebês na fé que estão para chegar. Nós precisamos sermos sensíveis aos visitantes. Em Romanos 15:5-7 diz: “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e um só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Fizeram uma pesquisa nos Estados Unidos, com o propósito de saber o porque dos clientes dos restaurantes desapareciam, veja o resultado:
a) 1% dos clientes morrem;
b) 3% mudam para outro lugar;
c) 5% encontram um preço melhor;
d) 9% mudam em função de conveniência;
e) 14% descontentamento pessoal;
f) 68% em função de mau atendimento.
A maioria não voltou mais por ser mau atendida, na igreja é a mesma coisa, se a pessoas entrarem e não forem bem recepcionadas, ela não voltaram nunca mais. Temos que ficar atentos para os nossos visitantes, e os novos irmãos.
Veja os 10 mandamentos do relacionamento humano:
Fale com o visitante; esteja antenado no culto e depois dele para acolher o visitante.
Sorria para as pessoas; são necessários 72 músculos para franzir o rosto, e apenas 14 para sorrir.
Mencione o nome das pessoas.
Seja cortês e cooperador. Quer ter amigo? Seja amigo!
Tenha um interesse genuíno pelas pessoas.
Seja cordial. Tenha uma palavra e uma atitude encorajadora.
Seja generoso nos elogios e cauteloso nas criticas.
Tenha consideração com o sentimento das pessoas.
Considere a opinião das outras pessoas.
Esteja pronto para ouvir.
Se você cumprir esses mandamentos você terá grandes relacionamentos e abençoará varias vidas!
Para Jesus as pessoas sempre foram mais importantes que rituais, Jesus tocou no leproso e disse: Fica limpo! Jesus abraçou as crianças, comeu com pecadores, entrou na casa de Zaqueu. Precisamos quebrar os rituais e entender que: “ Ninguém e igual a ninguém”, dentro da família tem pessoas de todos os tipos que pensam de formas diferentes, o mesmo acontece na nossa igreja. Que venhamos nos amar de verdade, e buscar vivermos em paz, amor e alegria. Criando um nível mais alto de maturidade, e sair da meninice. Deus abençoe vocês ricamente!

Um comentário:

  1. ei leandro joia?
    ow muito bacana o texto q vc escreveu Somos uma família, nossa q issu no número 2 e 3 ficou xique d mais.. os mandamentos tb..bacana d mais..a gente tinha q lê todo dia para não esquecer nunca huhaahah
    é sério..
    nossa Deus falou d mais nesse texto seu..
    q bom q Deus ta te usanu cada dia mais e não vão ser as lutas q vão te afastar do senhro e sim te dar forças, te renovar..
    q Deus continue te usanu cada dia mais..para abençoar o máximo d pessoas..
    bom trabalho!
    Continue praticando!
    Deus está te transformando, prepare-se vc vai ser um pregador e tanto.Deus q te usar muito ainda pelo Brasil, Deus vai te mandar pra vários lugares ainda, vc vai viver viajando mas para pregar a palavra d Deus!
    Um abraço!
    Carine

    ResponderExcluir