sábado, 1 de dezembro de 2007

Programas Evangélicos: "Até quando"

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sobrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério" (II Timóteo 4:2-5).
A televisão no Brasil surgiu na década de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. O "Apóstolo" Estevam Hernandes, fundador da igreja apóstolica Renascer em Cristo, foi o primeiro a implantar no país uma rede de rádio e televisão com programação totalmente dirigida com conteúdo cristão, a Rede Gospel de Televisão e a Rede Gospel de Rádio, depois surgiram milhares de programas, que circulam por todo Brasil.
O que vemos hoje diante de vários programas evangélicos é o profundo despreparo, deturpação do Evangelho e um gigantesco amadorismo. Pastores querendo de qualquer forma, trazerem pessoas para suas igrejas, nossa que concorrência!, outros ensinando porcarias e dizendo que é Bíblia, outros pregam 10 minutos e os 30 minutos restantes do programa, ficam vendendo seus materiais e pedindo patrocinadores, só uma pergunta para que patrocinadores? Para ficarem 30 minutos vendendo materiais?.
Estou cansado de tanta porcaria que os evangélicos produzem na televisão brasileira, estão longe do que Cristo ensinou, a pureza do evangelho passa longe desse monte de falastrões, o dinheiro que é investido nesses programas, poderiam sustentar milhares de missionários espalhados pelos lugares mais remotos do mundo, poderiam sustentar milhares de órfãos e viúvas, poderiam ajudar várias comunidades carentes, poderiam sustentar seminaristas que lutam para concluir o curso, poderiam... mas não podem o egoísmo o amor pelo dinheiro e pela fama, o desejo de ter suas igrejas abarrotadas não deixam ver o que passa a volta, eles podem dizer que investem em tudo que falei, mas o dinheiro que continua sendo investido em programas fúteis e cômicos, não é investido onde deveria. Se querem fazer um programa, porque todas as igrejas não se unem, e criem um único programa com conteúdo que não fique falando só de igreja e campanha, porque sinceramante as pessoas já estão fartas disso. Mas mostrem as belezas que Deus criou, os pontos turísticos da cidade, feira de livros, músicas populares, entrevistas nas ruas sobre assuntos da atualidade, sempre colocando a posição do Evangelho. Nesse ponto tiro o chapéu, para o programa Balaio de Belo Horizonte.Uma coisa que não vejo também é a ajuda física, os líderes só querem dar ajuda "espiritual", o pão que é bom nada, um dos programas mais lindos da televisão brasileira ao meu ver é o caldeirão do huck, porque eles criam vários quadros, para ajudar as pessoas que necessitam, isso é uma vergonha para os cristãos, que em vez de dar só querem receber cifras e mais cifras.
Enquanto viver não me calarei, sempre lutarei para que o evangelho de Cristo seja levado com pureza para as pessoas, pois para isso que fui chamado, para levar as boas novas, enquanto tiver lixo sendo pregado e dizendo que é bíblia, lutarei, lutarei e lutarei. Paulo instruindo Timóteo, como agir em Éfeso, ele disse: "Ora o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações". Esse é meu intuito, mostrar sem hipocrisia o erro de líderes totalmente despreparados." Errai pois não conheceis as Escrituras e nem o poder de Deus".