terça-feira, 6 de outubro de 2009

A mensagem da cruz

Por Leandro Louzada
Sermão pregado na Primeira Igreja Batista em Vale Encantado - Vila Velha-ES
Texto Base: 1 Coríntios 1:18-25
Introdução: Os gregos e judeus, tinham sua forma judicial como a dos bárbaros, era a forma mais cruel de execução, a pessoa ficava sujeita ao frio, calor, sede, dor e falta de ar, uma morte lenta e dolorido, destinada a assassinos, rebeldes e ladrões. Os romanos diziam que não havia palavras para descrever quão horrível a morte na cruz. Os Judeus aplicavam a lei de Deus, que dizia: Maldito aquele que for pendurado no madeiro” (Dt 21:23).
Como Jesus, um homem morto na cruz, sofrendo a maior condenação que uma pessoa poderia ter naquela época, tanto judicial como espiritual poderia salvar pessoas e dar uma nova vida para elas.
Um desenho usado para ensinar pajés imperiais na escola, foi descoberto por eruditos e está hoje no museu de Roma. O desenho representava um homem esticado na cruz, com uma cabeça de burro. Consideravam como o culto ao burro.
O que era loucura para os judeus e gregos, hoje também é para muitas pessoas:
• O islamismo rejeita a cruz, e não vê a necessidade de uma morte na cruz. No alcorão encontramos uma declaração que afirma isso que diz que os judeus pensaram ter matado o messias mas de fato não mataram. Jesus apenas desmaiou na cruz e acordou depois no sepulcro.
• Os hindus, reconhecem a existência de Jesus, mas negam a sua obra redentora na cruz. Ele apenas foi um mártir, que era imperfeito como nós somos.
• O Nietzche, rejeitou a cruz e o cristianismo, porque era uma religião de fracos, segundo ele.
Replicando todos estas oposições Forsyth, congregacionalista inglês escreveu em 1909“Cristo é para nós o que o é a cruz. Tudo o que Cristo foi no céu ou na terra foi colocado no que ele fez aí... Cristo repito, é para nós justamente o que a cruz o é. A pessoa não pode compreender a Cristo até que compreenda a sua Cruz”
Emill Brunner, completa dizendo: “A cruz é o símbolo da fé cristã, da igreja cristã, da revelação de Deus em Jesus Cristo... Toda a luta da reforma pela sola fide, o soli deo gloria, não passou de uma luta pela interpretação correta da cruz. Aquele que compreende corretamente a cruz – e esta é a opinião dos reformadores compreende a Bíblia, compreende a Jesus Cristo”.
Mas de fato qual é realmente a mensagem da cruz? Precisamos entender qual a concepção desta mensagem para Cristo, os discípulos e nós
FT: A mensagem da cruz:
1)Foi entendida por Cristo desde o principio.
1.1)Quando Jesus tinha 12 anos, foi levado pelos seus pais, para Jerusalem, para participar da festa da páscoa, ao retornar com um dia de viagem seus pais notaram que Jesus não estava ali, na comitiva que retornava, prontamente eles voltam para Jerusalem para buscar Jesus, quando deparam com uma cena inusitada, Jesus ouvindo e interrogando no templo os mestres da lei. Jesus então diz para seus pais: Porque me procuravam aflitos? Não sabeis que me cumpria estar na casa de meu pai? (Lucas 2:41-50).
Jesus desde o principio sabia o porque de ser enviado a terra.
1.2)Jesus ao longo do seu ministério sabia que era o Messias de Deus, e ensinou aos seus discípulos que era necessário que o filho do homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas fosse morto e que depois de três dias ressuscitasse. E isto ele expunha claramente (Mc 8:31-32)
1.3)Ele repreendeu Pedro, logo depois do mesmo reconhecer que Ele era o Cristo o filho de Deus vivo, pois Pedro disse que Ele não morreria nem passaria por tudo que já havia ensinado os seus discípulos. Em Mc 9:31 Jesus disse: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará.
FT: A mensagem da cruz
2)Também foi compreendida pelos discípulos
2.1)Nos discursos de seus discipulos eles enfatizavam a morte na cruz de Jesus: “Jesus foi um homem aprovado por Deus através de milagres e ungido pelo Espírito a fim de fazer o bem e para curar. Apesar disto, ele foi crucificado através da instrumentalidade de homens perversos, mas isso deveria acontecer o Messias tinha que sofrer” Paulo disse que Jesus morreu por nosso pecados, segundo as escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras.
2.2)Paulo intitulava o evangelho de Cristo como o evangelho da cruz. João diz que digno é o cordeiro que foi morto de receber o poder e glória. O autor de Hebreus diz que Cristo é o nosso Grande sumo sacerdote.
2.3)A mensagem da cruz foi falada por Cristo ao longo de todo o seu ministério, e por seus discípulos também.
FT: A mensagem da cruz
3)Deve ser compreendida por nós
3.1) Jesus foi entregue por um dos seus discípulos chamado Judas iscariotes, foi trocado por 30 moedas de pratas. Em 1Co 11:23, diz que quinta-feira santa foi a noite que ele foi traído.Por ambição ou por lutas políticas, o certo é que Ele traiu Jesus.
3.2) Pilatos com sua covardia e medo de perder a credibilidade com Cesar, lava as suas mãos e atende o pedido do povo, entrega um justo para morte.
3.3) O povo judaico e seus sacerdotes que entregaram Jesus a Pilatos e o acusaram de blasfêmia e desrespeito a Cesar. Em Atos 3:12-15 diz que eles mataram o autor da vida.
3.4) Os soldados romanos de forma terrível, consumaram a terrível morte de Jesus, repartindo suas vestis, deixando nu e humilhado, na mais terrível morte que uma pessoa poderia ter.
3.5) Nós somos culpados, se estivéssemos no lugar deles variamos as mesmas coisas: Com nossa inveja, ganância e ambição. Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores, a pecado que separava o homem de Deus, foi tomado sobre Jesus na Cruz, Sua morte na cruz trouxe vida para todos nós. E só através da morte Dele temos livre acesso a Deus. Cristo na hora de ser entregue para os soldados orou dizendo, Pai se possível afaste de mim este cálice, mas que seja a sua vontade, Cristo se angustiou ao ponto de suar sangue, porque sabia que o peso de suportar todos os pecados do mundo era muito grande, mas Ele sabia que a missão Dele era essa. Essa é a mensagem da cruz.
Resumo prático: Jesus entendeu a sua missão nesta terra, seus discípulos também aprenderam Dele, qual mensagem Eles deveriam seguir e ensinar e nós precisamos aprender e se curvar diante desta mensagem.
Conclusão:
As ultimas palavras de Cristo na Cruz, mostra a mais linda prova de amor que alguém poderia ter feito por nós: “Tetelestai” está consumado, no tempo certo, no período exato foi cumprida a minha missão nesta terra, foi cumprido o propósito anunciado desde o principio.
Jesus disse aquele que quer vir após mim negue a si mesmo tome a sua Cruz e siga-me. Cristo nos dá uma nova vida, quando confessamos os nossos pecados e reconhecemos que somo pecadores e precisamos de um salvador, que pagou a nossa divida na cruz.
Deus abençoe vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário